Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Existem cogus na serra gaúcha?

Tomasujo

Cogumelo maduro
Cadastrado
22/01/2008
19
70
Rio Grande do Sul
Olá amigos, eu frequento o fórum a bastante tempo, e já saí para pelo menos umas 10 caçadas mas nunca tive sucesso..

Eu moro na Serra Gaúcha, e começando a achar que não tem cogumelos aqui..Pelo menos não Cubensis, porque já perdi a conta do número de cogus de outras espécies que eu já achei, grande parte até mesmo em bosta de vaca...

Algum de vocês sabe alguma coisa sobre isso, se tem possibilidade de realmente não ter cogus nessa região, ou alguem aí já conseguiu achar os mágicos por aqui?

Existe sim a presença do fungo Psilocibe Cubensis na serra gaúcha, porém em lugares isolados.

Realmente, a maior incidência é de cogumelos comuns de pasto, também adoradores de esterco, porém estes cogumelos em sua maioria não são comestíveis.

Para encontrar os cogumelos mágicos, além de condições necessárias para a frutificação (umidade, queda brusca de temperatura, etc...), é necessário que o local de busca (pasto) esteja colonizado com esta espécie de fungo.

Na região dos campos de cima da serra é maior a incidência do P. Cubensis, pois a presença de gado de corte "selvagizado" facilita a ação do fungo, na serra o gado é leiteiro, e tem sua dieta diferenciada do gado de corte.

Uma boa opção para obter frutos 100% livres de contaminantes, é estudar bastante e iniciar um cultivo.

sucesso!:pos:

Valeu pela ajuda MuiLok.. resposta completa e esclarecedora...

eu to começando a le a respeito dos cultivos... vendo se consigo formar um jeito bem definido de fazer tudo, não quero fazer as coisas sem ter certeza, "chutando" o que eu não sei...

valeu denovo, té mais...

Olá,Tomasujo!
Eu também sou da serra gaúcha.
Bom, eu estou apenas iniciando nos conhecimentos de cogu por aqui, e única que saia para catar, para levar à panela era Auriculárias(orelha de pau), há +ou- por 40 anos.
Nestas duas últimas semanas(Julho) choveu muito (após um período de estiagem e frentes frias com geadas, intercalada com veranicos)e agora aflorou tudo que é tipo de cogumelos. Saí para catar por 3 dias( com uma média de 2 horas de caminhada por dia)nas matas e já encontrei pelo menos 30 variedades diferentes. Dentre estes, 23 (bonitas ou aquelas roídas por insetos ou animais, por ter possibilidade de serem comestíveis) trouxe amostras para casa e estou cultivando,tentando tirar esporos puros.

Eis algumas fotos:
kikrugue--8ºdia--.jpgDSCF2405-.jpgamarelinha.jpgDSCF2490-.jpgDSCF2526-.jpgDSCF2540-.jpgAuricularia auriculata-gigante.jpgDSCF2514-.jpgDSCF2515-.jpgDSCF2438-.jpgDSCF2531-.jpgDSCF2532-.jpg01-08-08-.JPGTremella sp(comestível).jpgDSCF2527-.jpgDSCF2511-.jpg

Back