Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Existe algum substituto viável para a panela de pressão?

azulzinho

Cogumelo maduro
Cadastrado
09/12/2006
8
67
Infelizmente minha panela de pressão já deu as contas, está capengando, borracha rachada válvula pula pula... não quero arriscar, então estou em busca de outro processo que possa me garantir uma esterilização similar, alguém teria alguma sugestão?

Estou usando arroz integral + vermiculita + cremogema + café + calcario.

Eu li no forum sobre o poder de esterilização do microondas, mas não vejo ninguem o usando, o por que disso?

https://teonanacatl.org/threads/posso-esterilizar-frascos-pf-no-meu-microondas.101/
gostaria de mais informações =/
 
Tira a cremogena, café e calcário e usa uma panela normal com tampa, faz tudo igual, com tampas de copo de alumínio iguais as do Maurício. Aí você deixa fervendo lá por uns 60 ou 90m.

Já consegui uns 80% de sucesso fazendo isso com bolo PF straight -- farinha de arroz integral + vermiculita + água destilada. Nesse caso usa a farinha BEM fina pra compensar o calor que vai ser menor.

E claro, vai dando um jeito de comprar uma panela de pressão nova :)
 
Fala azulzinho!

Bom, eu diria pra você que nesse caso, o melhor a fazer é ir numa lojinha dessas e comprar uma borrachinha e uma válvula nova!

Além de ser super baratinho $$ você vai utilizar um método bem seguro que é o da velha e boa panela de pressão!

Aquela música clássica "panela véia é que faz comida boa" hahaha pode se aplicar a isso também!

Microondas eu não faço idéia porque não é tããão utilizado... mas eu não utilizo aqui pq
1) gasta energia geral;
2) está quebrado;
3) sinto mais confiança na panela mesmo, o vapor garante geral!

:)

Abraço colega!
 
https://teonanacatl.org/threads/esterilização-técnicas.1080/

Consulta esse topico , que ele acaba com as suas duvidas.

:teo_seta_direita:
Bom, eu diria pra você que nesse caso, o melhor a fazer é ir numa lojinha dessas e comprar uma borrachinha e uma válvula nova!

OU

se vc tiver um, 15 minutos de microondas nos bolos, só não vai colocar papel aluminio, senão gera estática e solta umas "faisquinhas"

Quanto a não usar o microondas eu não vou arriscar muita coisa, nunca o utilizei para cultivos de cogumelos, apenas para exterelizar terra , talvez seja porque o microondas pode ressecar excessivamnte o bolo e ou prejudicar alguns nutrientes que serviriam para os cogumelos no decorrer do cultivo
 
Gostei da ideia de utilizar uma panela normal, essa eu não imaginava mesmo, apesar de parecer ser beeeem arriscado, é uma opção já que minha panela de pressão não está utilizável e comprar outra agora doerá muito o bolso...

Consertar esse pau velho aqui acho que nem compensa, além do mais nela só cabem 3 potes de 600 ml com tampa vedada lindos que eu consegui.

Então segundo o Maurício é possível utilizar o microondas para PF, mas não gostei muito dessa eficiencia não comprovada... apesar de ter os possivel fator do microondas destruir nutrientes... não chega destruir tanto assim... a panela de pressão destroi também, nutriente ainda tem lá para o micélio papar... pela lógica deveria ser um método comum.

Será que ninguém aqui do forum nunca teve a vontade de testar e obteve resultados satisfatorios?
 
A eficiência da panela de pressão é indiscutível.

Porém existem cultivos que tiveram sucesso na falta desta.

Procura por:
Fórum>diário de cultivo>cultivos finalizados> 1º cultivo cogumelístico do Sir. Muilok

Esse cara, além de bonitão, conseguiu ter sucesso. Tem fotos explicando a forma rudimentar de esterilizar.

Mesmo assim, ele comprou uma panela de pressão.

sucesso!:pos:
 
Back
Top