Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Excesso de umidade na incubação

Ankh

Cogumelo maduro
Cadastrado
14/11/2007
53
69
Bom dia a todos do cogumelos mágicos.
Realizei ontem a minha segunda inoculação. A primeira ocorreu semana passada (17/02) mas, pelo fato de a água de dentro da panela de pressão ter secado completamente (1h e 15 min de pressão, sendo que alguns grãos ficaram até meio tostados), fiquei com receio de ter fracassado e decidi inocular em outros potes; acabou que após uma semana os potes da primeira inoculação já mostram desenvolvimento de micélio.
Mas a minha duvida é em relação à segunda inoculação. Utilizei potes de 600 ml semelhantes aos utilizados no tutorial desenvolvido pelo Tripman ("Como esterilizar potes e inoicular grãos"). Coloquei grãos até a metade da altura dos potes e água dentro da panela no mesmo nivel dos grãos. Pressão por 1 hora. Dessa vez a água da PP quase secou. Ao contrário da primeira inoculação, formaram-se muitas gotículas no interior do pote.
Injetei 5 ml de solução de esporos (calculei essa quantidade pq o volume de milho era quase o dobro do que utilizei anteriormente).
Creio que ficou muito úmido pq a água se acumulou no fundo do copo.
A minha pergunta é qual o impacto do excesso de umidade na incubação. Atrasa, ou pode correr o risco de nem desenvolver micelio?
Grato a todos!
 
Geralmente, o milho absorve o excesso de água formado logo após a esterilização.

O que não pode ocorrer é você perceber EXCESSO de água no fundo do copo, mais alto do que um grão de milho.

Se perceber isso, o erro está na secagem do milho, após ficar de molho antes de esterilizar, ele deve ser seco com pano limpo ou papel toalha, e ir para o pote de esterilização visivelmente seco.

Ah, em resposta à sua pergunta, o excesso de água pode facilitar a ocorrência de algum contaminante, se a esterilização não ocorreu com 100% de sucesso, e mesmo atrasar a colonização, ou deixar parte do milho sem colonizar dentro do pote.
 
Upvote 0
O micelio nao vai colonizar as regioes encharcadas.. Provavelmente vai colonizar a parte superior apenas..
Concordo com o MuiLok, o problema deve ter sido na secagem..
Se perceber excesso de agua depositado no fundo do pote, aconselho a refazer o processo.

Paz
 
Upvote 0
para secar eu o fervi, passei para um escorredor e deixei esfriar. o calor faz evaporar a água tanto do exterior quanto do interior do milho. acho que é melhor que secar com papel toalha, que só seca a parte externa.
com relação a reiniciar o processo, não dá para colocar micropore ou outro filtro pelo buraco da inoculação, para que a umidade evapore?
 
Upvote 0
para secar eu o fervi, passei para um escorredor e deixei esfriar. o calor faz evaporar a água tanto do exterior quanto do interior do milho. acho que é melhor que secar com papel toalha, que só seca a parte externa.
com relação a reiniciar o processo, não dá para colocar micropore ou outro filtro pelo buraco da inoculação, para que a umidade evapore?
Eu sempre uso micropore no furo da inoculação! Pode ser que ajude no seu caso. Mas a melhor garantia, com relação ao excesso de umidade, que se pode ter ao inocular milho é fazer um selo inferior de vermiculita no pote.

Paz e Luz!
 
Upvote 0
boa tiwanaku..
mas uma duvida.. a vermiculita tem uma boa capacidade de reter a água, mas se o micélio estiver precisando de água, eles conseguem puxar a água da vermiculita com facilidade? a vermiculita não pode acabar deixando o ambiente muito seco?
 
Upvote 0
boa tiwanaku..
mas uma duvida.. a vermiculita tem uma boa capacidade de reter a água, mas se o micélio estiver precisando de água, eles conseguem puxar a água da vermiculita com facilidade? a vermiculita não pode acabar deixando o ambiente muito seco?

Acredito que puxaria sim, mas a principal função da vermiculita nos copos seria evitar a umidade em excesso e proteger de contaminações(selo superior).....
 
Upvote 0
Acredito que puxaria sim, mas a principal função da vermiculita nos copos seria evitar a umidade em excesso e proteger de contaminações(selo superior).....
Mas.... o micélio quando coloniza o substrato, no caso o milho, ele acaba avançando na vermiculita úmida, que por si só já forneceria água ao micélio. Creio que além da vermiculita não deixar o substrato encharcar ela mantém uma reserva de água/umidade.
Paz e Luz!
 
Upvote 0
Mas.... o micélio quando coloniza o substrato, no caso o milho, ele acaba avançando na vermiculita úmida, que por si só já forneceria água ao micélio. Creio que além da vermiculita não deixar o substrato encharcar ela mantém uma reserva de água/umidade.
Paz e Luz!

por isso falei que acredito !!!! não é uma afirmação....é uma crença apenas
 
Upvote 0
Back
Top