Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Evitando a morte em doses suaves!

Clorofila

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/01/2007
844
76
Um salve pra toda a galera do CM !!​


Tô criando este tópico aqui pra quem curte a palavra, o escrito, o pensar, o relato de vida de quem realmente vive e tem consciência que o viver implica muito mais do que lubrificar as engrenagens do sistema.​


Em outras palavras: arrisque, peça o impossível !​



Segue umas palavras do Pablo Neruda:​


"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,​

quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo,​

quem destrói o seu amor-próprio,​

quem se transforma em escravo do hábito,​

repetindo todos os dias os mesmo trajetos,​

quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor​

ou não conversa com quem não conhece, quem evita uma paixão.​

Morre lentamente quem não viar a mesa​

quando está infeliz com o seu trabalho,​

quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,​

quem não se permite pelo menos uma vez na vida​

fugir dos conselhos sensatos,​

quem abandona um projeto antes de iniciá-lo.​

Evitemos a morte em doses suaves,​

recordando sempre que estar vivo exige um esforço​

muito maior que o simples fato de respirar.​

Somente a perseverança fará com que conquistemos​

um estágio esplêndido de felicidade".​



__________________________________________________________________​


Acho que é um bom começo... vâmo contribuir aí com mais palavras ?? :pos:​


Inté...​


Becheleni
 
Excelente reflexão!

Sempre acreditei na mudança como fonte de inspiração e de vida...

O filósofo Hieráclito já dizia: "Tudo muda exceto a própria mudança."

... mudar sempre de hábitos, costumes, lugares e principalmente rotinas é a maneira mais intensa de viver... o risco vale a pena quando a alma não é pequena...

... isso significa que cada vez que mudamos de uma paixão, de um emprego, de uma moradia e até de um país estamos renovando nossa vida...

... parece loucura total esta falta de instabilidade para alguns... mas deixo as seguintes reflexões:

- Estabilidade não seria uma utopia? Quem acredita que está "estabilizado" em sua vida esquece que a vida pode virar de ponta cabeça a qualquer momento... basta perder o emprego ou descobrir uma doença... vai esperar isso acontecer para sair da rotina???

- Quanto tempo você tem? Está fazendo faculdade ou planejando ter filhos? ótimo, faça isso para garantir seu futuro... mas não se esqueça de aproveitar os momentos como se fossem únicos... eles podem não voltar nunca mais... infelizmente a vida é cruel... você pode perdê-la quando menos esperar... já parou para pensar que alguém tomou seu último banho sem saber ou que transou pela últimas vez sem saber que era a última? é a triste realidade mas é assim que é!... por isso meus irmãos, vamos aproveitar bem cada dia... ninguém sabe, por mais espiritualizado que seja, quanto tempo tem sobrando...

- Faça de conta que foi ao médico e descobriu que tem apenas 1 mês de vida! O que você faria? Pois é... pessoalmente é assim que deveriamos viver! mas com responsabilidade porque sendo otimista talvez você tenha bem mais do que 1 mês de vida:) !

Fato pessoal: Estou pensando seriamente em jogar meu emprego e carreira pro alto e virar um hippye ou morar na beira da praia vendendo água de coco... estou descobrindo como o mundo é hipócrita... e não estou mais tolerando isso! Quero só ver o que a minha primeira trip fará comigo!
 
... isso significa que cada vez que mudamos de uma paixão, de um emprego, de uma moradia e até de um país estamos renovando nossa vida...

Algumas pessoas possuem projetos, projetos que são verdadeiras paixões, elas dedicam tudo ao seu projeto, isso é viver intensamente para alguns, pois para outros a qualquer momento uma acidente de carro ou uma doença pode tirar a vida, e por isso não vale a pena se dedicar a coisas mundanas, mas para têm aqueles que essa é uma maneira de encontrar a imortalidade, é a chance de fazer a grande diferença, é dedicar a vida para um projeto e ter esse grande projeto concluído.

É claro que esse projeto pode ser muitas coisas, pode ser toda a teoria física desenvolvida por Newton, o grande complexo de textos de Guimarães Rosa, ou até os ensinamentos de Zoroastro, todos foram imortalizados, todos deixaram grandes marcas, todos foram grandes homens e viveram intensamente a vida que queriam.

O atual grande gênio da física, o Stephen Hawking, quando tinha 21 anos de idade descobriu que tinha esclerose lateral amiotrófica, uma doença que em poucos anos deveria matá-lo, mas isso não o impediu de se dedicar ao estúdo da física e ter se tornado um dos mais consagrados físicos da história, além de, é claro, ter de uma forma bizarra, sobrevivido a doença.

Ele não ficou mudando de rotina nem de emprego, mas obviamente a vida dele foi inúmeras vezes renovada, e é um exemplo de perseverança que deixaria o Josef Climer no chinelo. :D
 
Algumas pessoas possuem projetos, projetos que são verdadeiras paixões, elas dedicam tudo ao seu projeto, isso é viver intensamente para alguns, pois para outros a qualquer momento uma acidente de carro ou uma doença pode tirar a vida, e por isso não vale a pena se dedicar a coisas mundanas, mas para têm aqueles que essa é uma maneira de encontrar a imortalidade, é a chance de fazer a grande diferença, é dedicar a vida para um projeto e ter esse grande projeto concluído.

É claro que esse projeto pode ser muitas coisas, pode ser toda a teoria física desenvolvida por Newton, o grande complexo de textos de Guimarães Rosa, ou até os ensinamentos de Zoroastro, todos foram imortalizados, todos deixaram grandes marcas, todos foram grandes homens e viveram intensamente a vida que queriam.

O atual grande gênio da física, o Stephen Hawking, quando tinha 21 anos de idade descobriu que tinha esclerose lateral amiotrófica, uma doença que em poucos anos deveria matá-lo, mas isso não o impediu de se dedicar ao estúdo da física e ter se tornado um dos mais consagrados físicos da história, além de, é claro, ter de uma forma bizarra, sobrevivido a doença.

Ele não ficou mudando de rotina nem de emprego, mas obviamente a vida dele foi inúmeras vezes renovada, e é um exemplo de perseverança que deixaria o Josef Climer no chinelo. :D
tenho a teoria em mente qeu a capacidade de concentraçao racional de stephen é tamanha, que ele tomou plena consciencia do seu ser e se mantem vivo pela pura força do pensamento.
os textos dele sao incrivelmente simples, deixando pouco espaço pra desentendimento.
teorias SOLIDAS como o carbono, e simples como o ar...
adoro o trabalho dele.
TROFEU JOINHA PELA CITAÇAO VAI INFECTED :neg::!::pos: :D:D:D
 
tenho a teoria em mente qeu a capacidade de concentraçao racional de stephen é tamanha, que ele tomou plena consciencia do seu ser e se mantem vivo pela pura força do pensamento.

Mas nem tudo são rosas na vida de Stephen Hawking! :D
 
Graças a essas grandes mentes que o Infected citou e outras mentes também é que a humanidade evoluiu em vários sentidos...

... porém não podemos deixar de citar que a devoção da própria vida a projetos científicos, artísticos e afins pode se tornar uma obessão sem limites que amputa a vida de cada ser...

... pergunto: será que os grandes pensadores que viveram unicamente em prol de seus projetos curtiram a vida? Podem até ter sido felizes (na visão deles), mas será que aproveitaram todos os prazeres e emoções que a vida neste planeta permite?
 
Graças a essas grandes mentes que o Infected citou e outras mentes também é que a humanidade evoluiu em vários sentidos...

... porém não podemos deixar de citar que a devoção da própria vida a projetos científicos, artísticos e afins pode se tornar uma obessão sem limites que amputa a vida de cada ser...

... pergunto: será que os grandes pensadores que viveram unicamente em prol de seus projetos curtiram a vida? Podem até ter sido felizes (na visão deles), mas será que aproveitaram todos os prazeres e emoções que a vida neste planeta permite?

Mais ai cara se tá tentando colocar seu ponto de vista na vida dos outros, cada um vê o mundo com seus próprios olhos!!!
Para um cara que dedica a vida toda a seus estudos, ficar em casa numa noite de sabado tentando resolver suas equações é bem mais prazeroso do que sair pra beber, fumar e meter!!!!
Eu acredito que não há certo ou errado, cada um faz o que acha certo, cada um tem prazer do jeito que goza melhor.......não dá pra dizer o albert estein não curtiu a vida porque não tomou chá de cogumelo!!!! E nem ele dizer que vc não aproveitou a vida por não desenvolver uma teoria sobre o espaço/tempo!!!!
Eu acho que cada um faz o que pode, eu queria fazer milhares de coisas, sair andando sem ter que pensar pra onde ou porque ou que horas eu tenho que voltar, queria poder fazer o que gosto e não o que dá dinheiro!!! mas eu tenho familia, tenho que trabalhar em algo que eu acho mediocre mas que me sustenta no momento.....Então viva e faça o que dá pra fazer sem achar o que é certo e errado, e sem se arrepender das coisas feitas e não feitas, apenas viva bem com o que vc pode e tem!!!! Não sou tão conformista assim, mas é que tem tantas estrelas por ai e eu não posso ficar aqui parado!!!!
Abraço
 
newton era um infeliz, a vida pessoal dele era uma bosta. o hawking não deve ser nada feliz também.

mais importante do que realizar grandes projetos e inscrever o nome na historia, é tentar ser feliz no pequeno espaço que lhe cabe neste mundo.

e não é nada facil conseguir isso. atingir harmonia e felicidade na vida pessoal é uma tarefa dificilima, poucos conseguem.

como se manter são em um mundo doente? como ser feliz em meio à infelicidade geral?

???

??

?
 
Concordo plenamente com você Pegaso!

Victor, não estou 'impondo' o meu ponto de vista... não é isso... basta você lembrar daquele ditado: "contra fatos não há argumentos"... e se você pesquisar a vida dos grandes cientistas e pensadores a fundo verá um mundo de desequilibrios e sofrimento...

Einstein por exemplo tinha pavor de ser superado por sua mulher... vivia um relacionamento de competição com ela e desconfia-se que existiam até agressões físicas...

... mas a verdade é que felicidade é um estado muito relativo... o que é felicidade para uns pode não ser para outros... nisso concordo com você.

... porém "felicidade" e "aproveitar a vida" são coisas diferentes... foi isso que eu quis dizer.
 
newton era um infeliz, a vida pessoal dele era uma bosta. o hawking não deve ser nada feliz também.
Era mesmo? Ele era infeliz e estudava para afogar as mágoas! Hahaha!

mais importante do que realizar grandes projetos e inscrever o nome na historia, é tentar ser feliz no pequeno espaço que lhe cabe neste mundo.
Algumas pessoas são felizes se esforçando para deixar a marca no mundo.

e não é nada facil conseguir isso. atingir harmonia e felicidade na vida pessoal é uma tarefa dificilima, poucos conseguem.
Uns são felizes nos conflitos e falta de harmonia.

como se manter são em um mundo doente? como ser feliz em meio à infelicidade geral?
O mundo só adoece por pessoas doentes que o consideram um mundo doente e nada fazem para melhorá-lo, vivem alegando que esse mundo é uma ilusão e que a vida de verdade só vem depois, aí se fornam pessoas feias e sujas e deixam o mundo repugnante.
 
"Não se julga um homem pelos trapos que o vestem, e sim pelo seu caráter."​


Charles Chaplin




aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_0_00_Charlie_Chaplin.jpg
aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_0_00_Charlie_Chaplin.jpg
 
newton era um infeliz, a vida pessoal dele era uma bosta. o hawking não deve ser nada feliz também.

mais importante do que realizar grandes projetos e inscrever o nome na historia, é tentar ser feliz no pequeno espaço que lhe cabe neste mundo.

e não é nada facil conseguir isso. atingir harmonia e felicidade na vida pessoal é uma tarefa dificilima, poucos conseguem.

como se manter são em um mundo doente? como ser feliz em meio à infelicidade geral?

???

??

?

o simples fato de um ser humano tomar consciencia de sua propria condiçao como "ser" pensante, e a partir disso chegar a conclusões sobre OUTRS seres pensantes já é por demais triste.
é duro acordar todos os dias e ver alguem da sua familia alienado quase 24h no canal do big brother brasil, ver outra pessoa da sua familia desfazer laços que um dia eram de amor e agora se transformam em odio.
é duro ver alguem escovando os dentes com a torneira aberta por mais de 5 minutos.
é duro ver um IDIOTA jogando bitucas de cigarro bem no seu vaso de Salvia D.
é duro ver um amigo que tem 5 pés de maconha pra uso proprio ser preso e espancado ccomo o pior dos traficantes.
é duro ver tantas gente CEGA e lutando por um rei que nao existe e nunca vai existir - da maneira que ele é pintado aqui.
é duro ver TANTA gente seguindo os mandamentos d eum jesus que nao existiu, qu efoi só uma jogada de marketing(a primeira e a maior) de alguns poucos ESPERTOS que perceberam que o que um SIMPLES homem dizia era muito grande e muito REAL pra poder ser espalhado da maneira correta.
é duro ver um padre opuvir os seus pecados, e mesmo assim nao entendê-los.
transcrevendo a minha ultima confissao:

EU - Padre eu opequei
Padre - VocÊ se arrepende meu filho?
EU- eu nao sou seu filho, eu sou um pecador padre.
Padre - podes nao ser meu filho porém somos irmao.
EU- COm isso eu concordo padre, por favor vamos nos reter aos meus pecados.
Padre - Você se arrepende meu filho?
eu - Padre , porra nao sou seu filho merda nenhum, que coisa imoral me chamar dde filho!
Padre- Ok, me diga quais sao seus pecados?
EU- EU vi o rosto de deus. e nao me ajoelhei. eu vi ele e dei um beijo na boca dele, puxei-o pelas barbas e ....
padre - HEREGE - HERESIA - SUMA DA IGEREJA SEU MALDITO. (padre sai correndo com orelhas tampadas me amaldiçoando)
eu - eh eu disse que eu nao era seu filho.. talvez nem seu irmao mesmo...
(isso aconteceu em 1994 ou 95 na minayh formatura do 3o colegial....)
 

INVICTUS


Da noite que sobre mim se fecha

negra como seu insondável abismo,

agradeço aos deuses, se existem,

por minha alma invicta.

Caído nas garras da circunstância

ninguém me viu chorar nem pestanejar.

Sob os golpes do destino

minha cabeça ensanguentada continua erguida.

Além deste vale de lágrimas e ira

jazem os horrores da sombra,

mas a ameça dos anos me encontra,

e me encontrará, sem medo.

Não importa quão estreito seja o caminho,

quão carregada de castigo a sentença.

Sou o senhor do meu destino;

Sou o comandante da minha alma.


William Ernest (1849-1903)
 
Procura-se um Amigo

Não precisa ser homem, basta ser humano,

basta ter sentimentos, basta ter coração.

Precisa saber falar e calar, e sobretudo saber ouvir.

Não precisa que seja puro, nem tudo impuro,

mas não deve ser vulgar.

Deve ter um ideal e medo de perdê-lo.

Deve gostar de crianças

e lastimar as que não puderam nascer.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver.

Não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo.

Precisa-se de um amigo que nos bata nos ombros,

sorrindo ou chorando mas que nos chame de amigo,

para se ter a consciência de que ainda se vive.


(Starley Ávila - 1992)
 
Nascer é vender-se.
Somos vendidos ao modo de vida.
Vendidos ao tempo.
Vendidos à inexperiência.

Só o nosso coração é nosso.
Só temos ele e nada mais.
Pois ele jamais pode ou poderá ser comprado.

Aos poucos, vc consegue, com muito esforço, se comprar de volta.
Isso leva muito tempo, requer coragem e muita ousadia.
Você deve ser honesto com você mesmo.

Seu coração é o seu carro velho na longa estrada vazia.
E vc dirige nu ao som da vida, acompanhada dos estralos da palha queimando em seu cigarro sujo.

Comprar-se de volta.
Readquirir-se a si próprio, apesar de nunca o ter tido (propriamente dito).
Alforriar-se meu jovem cavalheiro andante.

Apesar da dor em seu peito, causada pelas baixas faturas do seu trabalho inverso,
vc não desiste de compra-se de volta, mas o tempo que nunca comprará, saldará sua dívida.

Adquirir-se (de uma vez por todas!).

Comprar-se.

Conhecer-se finalmente...



Becheleni

08/12/2006 13:11hs.
 

Meu Mangue

Entrelaçado em minhas raízes,
caminho nu, pelo mangue dentro de mim.
Sonhos afogados,
pensamentos hostilizados.
O tempo da procura quase se iguala,
ao tempo de perdição da carne.
Sentimento orgânico. Respiração fértil.
Transpiração dosada, como se fosse contada. Gota a gota.
Conspiração inútil atrelada entre lembranças-crianças.
O rio que corre no meu peito,
canta a tristeza do homem que plantou o seu fim.


Becheleni

07/05/2007 14:23hs.
 
Elevai as mulheres de vossa raça
Até as verdes convertidas em rainhas
E que todo homem seja um rei para cada rainha
Honrando-se mutuamente
e um no outro vendo a realeza

Cada lar, por menor que seja,
Torne-se uma corte
Cada filho um cavaleiro
Cada criança um pagem

Que cada qual trate a todos com cavalheirismo
Honrando em cada um sua ascendência real
Pois existe sangue real em todos os humanos
Todos são filhos do Rei.

Geoftrey Hodson
"A fraternidade entre anjos e homens"
 
Elevai as mulheres de vossa raça
Até as verdes convertidas em rainhas
E que todo homem seja um rei para cada rainha
Honrando-se mutuamente
e um no outro vendo a realeza

Cada lar, por menor que seja,
Torne-se uma corte
Cada filho um cavaleiro
Cada criança um pagem

Que cada qual trate a todos com cavalheirismo
Honrando em cada um sua ascendência real
Pois existe sangue real em todos os humanos
Todos são filhos do Rei.

Geoftrey Hodson
"A fraternidade entre anjos e homens"

Muito bom Hana... muito bom...
 
Back
Top