alguem conhece algum tipo de
contaminante de estrume
Primeiro, de certo ponto de vista, é inadequado chamar outros fungos de 'contaminantes'. Os chamados assim fazem parte deste ecossistema tanto quanto os outros. Onde eu quero chegar é que cada fungo, ou qualquer tipo de vida, prefere se desenvolver em um determinado meio, aquele mais favorável a seu desenvolvimento pleno. Um cubensis nunca iria trocar merda fresquinha por nenhum outro meio neste mundo, assim como fungos como Penicillium não vão trocar milho por bosta fresca. É sabido que os contaminantes tomam nossos cultivos quando a colonização foi incompleta, o
micélio está enfraquecido ou a
troca de ar está insuficiente, etc., ou seja, momentos em que o ambiente se torna mais favorável a eles que aos cogumelos. Além disso, você disse que as fezes estavam colonizadas e estes fungos normalmente não se apoderam de substrato já colonizado e saudável.
Daí a pergunta: se de fato o estrume eh menos vulneravel a estes contaminantes mais comuns, porque usar milho?
E o estrume é usado em cultivos, uma vez que o cogumelo o adora. Se tivesse usado a busca por 'esterco' teria reparado. Só que o esterco precisa ser inoculado com micélio de alguma forma e aí que entra o spawn que não precisa ser de milho. Só que neste caso o cultivo se chama
bulk e... surpresa, ele não é a prova de contaminação! Não tem como comparar de forma tão simplista um cultivo indoors com o crescimento em ambiente natural.
E se eu comprar estrume, e deixar uns 4 cogus recém colhidos em cima dele, as chances são grandes não?
Nessa parte você abusou um pouco

, mas vamos lá. Se comprar estrume ele vem granulado, como a terra que compra na floricultura. Ele normalmente já vem curtido, ou seja, em nada é similar ao esterco fresquinho e aerado da sua observação. Nada disso faz sentido e recomendo que leia um pouquinho o conteúdo que temos por aí. Inclusive eu andei traduzindo um texto sobre a história do cultivo e fala-se muito do cultivo em esterco e do surgimento do cultivo em grãos por lá, tudo tem um motivo!
https://teonanacatl.org/threads/cronologia-dos-métodos-de-cultivo.11816/#post-168802