Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Estrume não tem contaminantes?

psilocinado

Hifa
Cadastrado
26/06/2015
8
8
35
Tarde!

Quais são os contras do estrume? Esses dias deixei, sem querer, uns milhos perto de onde tinha uns p. cubensis pinando. Dias depois, o estrume estava intacto, enquanto que o milho tinha pelo menos 3 tipos de 'mofo'.
Por que o estrume não é a primeira opção de todos, já que pelo que vi, a unica coisa que coloniza ele são cogus? E se eu comprar estrume, e deixar uns 4 cogus recém colhidos em cima dele, as chances são grandes não?
 
Cara eu não sei não, mas acho que algo de errado não está certo nessa sua pergunta.

Esses milhos que você pôs no esterco estavam colonizados?

E se eu comprar estrume, e deixar uns 4 cogus recém colhidos em cima dele, as chances são grandes não?

Não cara... Leia o fórum antes de fazer perguntas nonsense como essa.

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/biblioteca
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/guia-de-racas
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/manual
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/termos
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/regras
 
rs ... tentando melhorar a pergunta: alguem conhece algum tipo de contaminante de estrume?
Nunca vi mofo(por exemplo) colonizar estrume, digo isso porque joguei uns restos de milho cozido próximo aos cogus, e dias depois o milho tinha varios tipos de 'mofo', e sequer afetou o estrume que tiha os cogus.
Daí a pergunta: se de fato o estrume eh menos vulneravel a estes contaminantes mais comuns, porque usar milho?
 
Coincidência... Estrume normalmente já foi um tanto digerido por bactérias antes de ser vendido ou coletado, enquanto milho cozido é um meio estéril e 'virgem', bastante nutritivo e atrativo para a vida microbiológica.

Milho, arroz etc. tem no supermercado, é mais homogêneo, favorável a esterilização e você pode colocar na panela sem espalhar cheiro de merda de vaca pela casa (e sem precisar justificar isso para a patroa).

Esterco pode ser usado, mas é melhor aproveitado sendo pasteurizado e utilizado para fazer substrato bulk a partir do spawn previamente cultivado nos grãos.

A menos que você tenha uma vaca e assim um suprimento constante de estrume fresco, a melhor opção continua sendo usar os grãos.
 
alguem conhece algum tipo de contaminante de estrume
Primeiro, de certo ponto de vista, é inadequado chamar outros fungos de 'contaminantes'. Os chamados assim fazem parte deste ecossistema tanto quanto os outros. Onde eu quero chegar é que cada fungo, ou qualquer tipo de vida, prefere se desenvolver em um determinado meio, aquele mais favorável a seu desenvolvimento pleno. Um cubensis nunca iria trocar merda fresquinha por nenhum outro meio neste mundo, assim como fungos como Penicillium não vão trocar milho por bosta fresca. É sabido que os contaminantes tomam nossos cultivos quando a colonização foi incompleta, o micélio está enfraquecido ou a troca de ar está insuficiente, etc., ou seja, momentos em que o ambiente se torna mais favorável a eles que aos cogumelos. Além disso, você disse que as fezes estavam colonizadas e estes fungos normalmente não se apoderam de substrato já colonizado e saudável.
Daí a pergunta: se de fato o estrume eh menos vulneravel a estes contaminantes mais comuns, porque usar milho?
E o estrume é usado em cultivos, uma vez que o cogumelo o adora. Se tivesse usado a busca por 'esterco' teria reparado. Só que o esterco precisa ser inoculado com micélio de alguma forma e aí que entra o spawn que não precisa ser de milho. Só que neste caso o cultivo se chama bulk e... surpresa, ele não é a prova de contaminação! Não tem como comparar de forma tão simplista um cultivo indoors com o crescimento em ambiente natural.
E se eu comprar estrume, e deixar uns 4 cogus recém colhidos em cima dele, as chances são grandes não?
Nessa parte você abusou um pouco :LOL:, mas vamos lá. Se comprar estrume ele vem granulado, como a terra que compra na floricultura. Ele normalmente já vem curtido, ou seja, em nada é similar ao esterco fresquinho e aerado da sua observação. Nada disso faz sentido e recomendo que leia um pouquinho o conteúdo que temos por aí. Inclusive eu andei traduzindo um texto sobre a história do cultivo e fala-se muito do cultivo em esterco e do surgimento do cultivo em grãos por lá, tudo tem um motivo!
https://teonanacatl.org/threads/cronologia-dos-métodos-de-cultivo.11816/#post-168802
 
Daí a pergunta: se de fato o estrume eh menos vulneravel a estes contaminantes mais comuns, porque usar milho?

O milho é usado como semente (spawn) para se inocular o fungo. Mas acho que você pulou a leitura desse processo, e até onde eu entendi parece que você acha que se jogar milho no esterco iria brotar cogumelo magicamente sem nem ao menos inocular o milho.
 
Valeu Salaam`aleik Kal-hifa e Malahov,

na real a pergunta veio da observação mesmo, não estou sugerindo nenhum tipo de cultivo maluco.
Só que me pareceu melhor inocular os esporos em esterco pasteurizado do que em milho, ja que os riscos de contaminação me pareceram menores no estrume... ao lado dos restos de milho tinha tanto estrume colonizado como não colonizado (nao da pra saber...), mas os 3 ou 4 'tipos' de fungos, atacaram completamente o milho, ou seja ele me pareceu menos vulneravel aos contaminantes mais comuns.
Mas pelas respostas do Salaam e do Malahov vi que seria inviavel.


A menos que você tenha uma vaca e assim um suprimento constante de estrume fresco, a melhor opção continua sendo usar os grãos.
e
Se comprar estrume ele vem granulado, como a terra que compra na floricultura. Ele normalmente já vem curtido, ou seja, em nada é similar ao esterco fresquinho e aerado da sua observação.

Alias, não tenho uma vaca, mas onde eu compro vermiculita eu compro esterco, e no saco do esterco diz : promove a aeração, só não é fresco.
 
tbm achei a resposta meio subjetiva ....

A unica 'resposta' que achei plausivel, foi lendo em um tópico que, oque facilita a colonização in natura, é quando a vaca come um estrume com esporos, e a digestão ajuda a quebrar a dormencia dos esporos.

Mas falar que a unica solução é ter uma vaca(quando eu posso comprar kilos em lojas), ou que o estrume/esterco comprado, é um granulado (??) não ajudou muito ...
 
Hpje vi que esqueci de te responder, Exporo.
Que isso quer dizer, ser estrutura e ser granulado? :coffee:
O que eu quis dizer é apenas que a bosta tem forma e volume próprios que você nunca vai reconstituir com um granulado de estrume curtido.

quando a vaca come um estrume com esporos
Vaca come estrume? :eek:h: ELa come capim com esporos, não estrume, pelo que eu saiba.

Mas falar que a unica solução é ter uma vaca(quando eu posso comprar kilos em lojas), ou que o estrume/esterco comprado, é um granulado (??) não ajudou muito ...
Se tudo o que perdemos tempo escrevendo, o conteúdo todo do fórum e o link que forneci não te ajudaram a entender nada... eu desisto. :contente:
 
Back
Top