Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterilização fracionada e uso de hipoclorito

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,072
5
98
Como sugeriu o Psilobec em https://teonanacatl.org/threads/novo-cultivo-dúvidas-casing.4087/#post-63169 abri este novo tópico para discutir esterilização fracionada e uso de hipoclorito.


Eu creio que realmente a esterilização fracionada é mais eficaz.

Mas nunca usei, nem o hipoclorito. Porquê nunca fiz cultivos com substratos que parecem ter endosporos particularmente resistentes, tipo milho.

Sempre faço bolos, e para estes uma boa panela de pressão funciona muito bem.
 
Eu uso muito o milho para cultivo, e já esbarrei várias vezes com o trichoderma já na fase de frutificação, vindo de dentro do casing.
Qd aparece na colonização ou sobre a superfície fica mais evidente que pode ser o carimbo ou ar o veículo do fungo verde.
Então propus uma esterilização personalizada para o milho, essa que usa água sanitária, depois de amolecer o grão, justamente para ir até o miolo do grão e liquidar com o esporos do trichoderma.
Daí em diantre obtive mais sucesso no cultivo com grão de milho.
 
Back
Top