Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterilização do ambiente para inoculação

Supernaut

Cogumelo maduro
Cadastrado
23/03/2006
21
67
43
Será que poderia ser uma boa idéia para esterilizar o ambiente, usar uma barraca iglu montada dentro de uma sala e borrifar desinfetante em suas paredes e por dentro, dai fazer a inoculação dentro dela?
 
uauhauhauhahuauahu

isso é que é criatividade:pos:

interessante a idéia, não há corrente de ar, lugar pequeno e controlado...

há de se avaliar a praticidade do projeto

mas inicialmente tem potencial

abraço
 
Só tome cuidado pra vc num ficar muito tempo dentro da barraca fechada pra num ficar sem ar!!! :p: :p:
 
Acredito que seja uma ÓTIMA camara de inoculação e prodecimentos, se voce for meio inventor maluco( tbem tiver tempo pra isso) tente adaptar um sistema de ar filtrado para dentro dela hehehe

Uma glove box segue o mesmo principio, um recipiente isolado para voce colocar suas mãos, que são seus instrumentos de trabalho, e poder trabalhar livre de contaminantes.

Essa camara seguiria o mesmo principio mas no caso seu instrumento de trabalho seria você mesmo hehe, então lembre-se de estar corretamente paramentado e LIMPO antes de entrar na camara, de outro modo ela nao serviria de nada.

Evite entrar de sapatos e roupas normais, use um avental, luvas para procedimentos, touca, mascara, um bom antiseptico em aerosol e em gel e etc, você tera um material equivalente ao material usado em cultivos profissionais, e acredite, não gastará muito dinehiro com paramentação, e ela vale a pena :pos:

Sorte e prudencia no caminho :D:D
 
psilocibec disse:
Acredito que seja uma ÓTIMA camara de inoculação e prodecimentos, se voce for meio inventor maluco( tbem tiver tempo pra isso) tente adaptar um sistema de ar filtrado para dentro dela hehehe

Uma glove box segue o mesmo principio, um recipiente isolado para voce colocar suas mãos, que são seus instrumentos de trabalho, e poder trabalhar livre de contaminantes.

Essa camara seguiria o mesmo principio mas no caso seu instrumento de trabalho seria você mesmo hehe, então lembre-se de estar corretamente paramentado e LIMPO antes de entrar na camara, de outro modo ela nao serviria de nada.

Evite entrar de sapatos e roupas normais, use um avental, luvas para procedimentos, touca, mascara, um bom antiseptico em aerosol e em gel e etc, você tera um material equivalente ao material usado em cultivos profissionais, e acredite, não gastará muito dinehiro com paramentação, e ela vale a pena :pos:

Sorte e prudencia no caminho :D:D
E talvez com mais algum investimento, possa ser uma excelente câmara/tenda de frutificação tamanho gigante para vários bolos e/ou casings!! hehehe :D :D

Se bem me lembro, uma barraca iglu tem por teto uma superfície convexa na parte interna, evitando que gotículas caiam em cima dos casings e tal, escorrendo pelas laterais.

Vi um sistema assim vendendo em algum lugar pela internet... Seria interessante testar para quem tem tempo e grana disponíveis (e espaço), mas eu acho que nem precisa de tanta grana assim já que tem a barraca na mão. :p:

Eu adoraria fazer esse experimento, mas me falta tempo ($).. :eek:

Bem.. É isso!

Abraços pra todos! :pos:

P.s.: Sorte aê na empreitada, Supernaut!
 
A barraca é nova? acho que não adianta vc ter acabado de chegar de um safari com ela e tentar usar na esterilização.. eheheh :p:
 
Hehe a gente parte do principio lógico que a barraca vai estar limpa né malufão!!

E já que vc apareceu por aqui, cade o Rrrota na Rrrua hein??
 
Todo procedimento dentro da barraca deveria ser executado com rapidez.

A respiração, num ambiente tão restrito depositaria grande quantidade de umidade.

O calor faria o executante suar bastante.

A suor na testa, braços, mãos, por todo corpo, acumula gotas que podem cair sobre o material que se manuseia.
 
Fiz uma inoculação dentro da barraca fazem 8 dias pelo menos até agora não apareceu contaminação e o micélio tá crescendo.Depois de armada borrifei lysol em toda ela tanto por dentro como por fora e esperei uns 20 minutos para entrar nela,com uma camiseta enrolada no rosto só com os olhos de fora e um óculos normal e roupas bem limpas.Tava foda de respirar(cheirão de lysol) mesmo com a camiseta bem enrolada na cara e os olhos ficaram ardendo um pouco.Acho que talvez devia ter esperado mais tempo para secar melhor).Parecia que a umidade relativa ali dentro estava muito alta tipo 99% isso num dia de sol.Sorte que estava frio (18°C dentro da sala) senti pouco calor.Não tive contato direto com as mãos em quase nada pois usei potes para exame de fezes pré-esterelizados e soro fisiologico para veia nas seringas(duas strains).E fiz com os braços bastante esticados para evitar proximidade.
 
O ponto apontado pelo Mauricio é importantissimo mesmo, hahaha passou debaixo do nariz de todos!

Teria que investir mais um pouco para acabar com esse problema de superaquecimenmto e falta de corrente de ar. E fora que voce arrisca sua saude inalando todo esse lysol.

Mas axo legal a ideia da cabana, é uma "body box" :pos:
 
Supernaut,
porque você não faz uma glovebox caseira como esta ?
como se chama isto em português ?, esqueci.

este lance da barraca é meio complicado. :neg: :)

abrs.
homemade.glovebox.jpg
 
boa essa kuarup

ja tinha pensado nesse tipo de camara, mas nunca tinha levado adiante pois eu sequer pretendo cultivar cogus

glovebox seria caixa de luvas ou com luvas

mas seria melhor darmos outro nome pra ela, algo que a relaciona-se com sua função, tipo caixa de inoculação, ou câmara de inoculação
 
Câmara esteril? Câmara para procedimentos?

Vamos abrasileirar os termos de cultivo :pos: !!

(ex: carimbo-print/ strains-raças / cold shocking - choque termico / etc ...)
 
fiz uma pequena pesquisa no google e achei 'câmara de luva' para revelação de raio X pelos dentistas.

talvez, câmara de luvas estéril :?:
 
Boa mesmo Kuarup, eu juro que eu tinha pensado numa Câmara igualzinha essa, até com esse Tápouér gigante, minha mãe tem um igualzinho, só que é verde... :D , não deve ser muito caro esse treco, e as luvas alí elas tem que ser aquelas luvas de limpeza, não luvas de procedimentos né... óbvio que todo mundo já tinha percebido isso, em todo caso, a idéia é boa... abraços...
 
Se vc fizer com luvas muito grossas vai ficar dificil manusear algo lá dentro.

O sabbath tá fazendo uma, de madeira e panz, mas vou deichar ele falar mais quando ficar pronta hehe :D
 
Acho que não quer dizer, as luvas de procedimento rasgam muito fácil, na minha opinião mesmo o mais importante é que o "punho" da luva seja não muito pequena, mas também não muito grande...
 
fryklaus disse:
Acho que não quer dizer, as luvas de procedimento rasgam muito fácil, na minha opinião mesmo o mais importante é que o "punho" da luva seja não muito pequena, mas também não muito grande...

bem a foto é do shroomery,

mas sim, de fato eu ví uma outra foto com luvas de borracha para jardinagem/limpeza, daquelas um pouco mais grossas e com o cano do punho mais longo (o que é melhor) e também mais resistente. :pos:
 
Back
Top