Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterelização zero graus.

Caminhante

Cogumelo maduro
Membro Ativo
01/12/2006
209
73
Pessoal... como não achei nada relacionado ao que vou escrever aqui agora, resolvi levantar uma questão que seria interessante ser discutida creio eu. Vendo um tópico sobre o uso do isopor como substituto da vermiculita proposto por nosso grande PROFETA, e do problema quanto a isto não funcionar pois o isopor "encolheria" no calor durante a esterelização me veio em mente:

Para um substrato estéril, é preciso uma boa esterelização sob alta temperatura e pressão.

A questão principal é: Endoesporos sobrevivem também a temperaturas baixas? (zero graus por exemplo que é a temperatura de congelamento)

Se alguém souber algo sobre esta questão em negrito acima por favor, escreva um post aqui, pois creio que se isso realmente tiver fundamento, poderiam facilmente serem desenvolvidas tecnicas de esterelização por baixas temperaturas.

Por favor lembrem-se: A questão é:

Endoesporos sobrevivem também a temperaturas baixas? (zero graus por exemplo que é a temperatura de congelamento)

Estou pesquisando sobre isso ainda, mas não achei algo concreto, é apenas uma idéia... :D mas pelo que andei vendo.... parece que não mata, mas estagnaria seu metabolismo. Será?
 
Endoesporos sobrevivem também a temperaturas baixas? (zero graus por exemplo que é a temperatura de congelamento)

Sim, sobrevivem, eles praticamente não tem água no seu interior então os cristais de gelo praticamente não tem efeito na célula.
 
Mas ouvi dizer que não mata, mas que supostamente estagnaria seu metabolismo.. não entendi bem isso.. estagnando o metabolismo, ele não morreria? ou não se desenvolveria.. algo assim?
 
Mas ouvi dizer que não mata, mas que supostamente estagnaria seu metabolismo.. não entendi bem isso.. estagnando o metabolismo, ele não morreria? ou não se desenvolveria.. algo assim?

Ele já é estagnado por natureza, essa é uma das coisas que faz com que ele sobreviva por longos períodos em situações extremas. Manter o endoesporo congelado faz com que ele não se desenvolva, assim como a maioria dos outros microorganismos. Assim que a temperatura voltar ao normal e ele tiver condições de se desenvolver, ele continua se desenvolvendo. Como eu disse, ele praticamente não tem água em seu interior, depois de descongelar a célula vai estar praticamente intacta.
 
Já que este tópico chegou a uma conclusão não benéfica ao fórum e por tanto não tem ultilidade, gostaria de pedir para alguém da moderação que excluísse. :eek:k:
 
Back
Top