Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esporos não germinam

andreh182

Cogumelo maduro
Cadastrado
11/08/2007
16
68
Preparei 3 seringas utilizando um carimbo de TKSSS recebidos da ProFungos utilizando a água da esterilização na panela de pressão dos grãos.

Inoculei 4 potes de trigo, depois de uma semana nenhum sinal de micélio, então esterilizei 2 bolos de de FAI+vermiculita, o mais básico possível, dessa vez adicionei 2 gotas de detergente na panela da esterilização (~1,5l de água) para depois poder usar a água na confecção de novas seringas. Fiz as seringas, dessa vez os esporos ficaram bem mais separados, preparei uma seringa bem forte, dava para ver os blocos de esporos em suspensão. Refiz inoculação nos potes de trigo e nos bolos de FAI/vermiculita, hoje deu uma semana e nada de micélio em nenhum dos copos.

Para testar os esporos fiz uma CL com 8g de mel e 192g de água filtrada esterilizados por 1h na PP, inoculei com uma dessas segundas seringas que fiz e até agora não surgiu nenhuma nuvem micelial, só pequenos pontos de germinação(?).

O que pode estar errado? A temperatura está variando de 18 a 25ºC. Só utilizei água filtrada, sempre deixei a PP esfriando a madrugada inteira, todas as inoculações foram feitas com os substratos em temperatura ambiente.
 
Nhá, eu conheço os cogus há dois anos e qualquer coisa, mas só comecei a cultivar há um. E só conheci o fórum há dias, ainda não me habituei aos nomes técnicos que se usa por aqui, hahaha. Desculpe se me expressei mal.
a parte mais dificil pro iniciante eh esta mesmo, se habituar aos termos tecnicos, mas BOA SORTE e BEST VIBES pros seus cultivos, e nao precisa se desculpar, eu que sou um velho amargo e chato.
 
Upvote 0
Como se chega à medida do peso da Glucose? A única saída são as balanças? Ou tem como medir ~visualmente~, algo como "meia colher de chá" pra 95g de água...?

Coloque uma colher de chá de glucose em um pedaço de saco plástico e peça a "moça da padaria" para pesar pra você. Daí, use essa medida como padrão.
 
Upvote 0
Pequenas balanças digitais são bem em conta.
Você pode saber o peso aproximado de qualquer objeto assim:
Amarre um objeto com peso conhecido num barbante e amarre o barbante numa régua.
Amarre o objeto de pesso desconhecido na extremidade oposta.
Equilibre a régua, meça os centimetros para cada lado, ou seja do ponto de equilibrio até o ponto onde o barbante está amarrado.
x= distancia do ponto de equilibrio ao objeto com peso desconhecido
y= distancia do ponto de equilibrio ao objeto com peso conhecido
P= peso conhecido
p= peso desconhecido
Então:
P.y=p.x
p=(P.y)/x
O peso procurado vem gramas se voce utilizar o sistema CGS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_CGS_de_unidades
CGS = centímetro/grama/segundo
MKS = metro/kilo/segundo


Achei essa imagem


balança de régua.jpg
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Pequenas balanças digitais são bem em conta.
Você pode saber o peso aproximado de qualquer objeto assim:
Amarre um objeto com peso conhecido num barbante e amarre o barbante numa régua.
Amarre o objeto de pesso desconhecido na extremidade oposta.
Equilibre a régua, meça os centimetros para cada lado, ou seja do ponto de equilibrio até o ponto onde o barbante está amarrado.
x= distancia do ponto de equilibrio ao objeto com peso desconhecido
y= distancia do ponto de equilibrio ao objeto com peso conhecido
P= peso conhecido
p= peso desconhecido
Então:
P.y=p.x

posso ser indiscreto e perguntar aonde aprendeu isso?

acho que fumei erva demais no colegial pois nao lembro desta formula!
 
Upvote 0
Acho que essa teoria é mais ou menos parecida com aquelas balanças que eu via nas escolas, que a operadora ia movendo uns pesinhos até chegar ao peso da criança, não? (Eu disse teoria, e disse mais ou menos, não vão dizer que eu falei que penduram crianças em uma régua, por favor, rsrsrrs)

Pergunta: Mauricio o peso será em que unidade, gramas?
 
Upvote 0
Back
Top