Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esporos não germinam

andreh182

Cogumelo maduro
Cadastrado
11/08/2007
16
68
Preparei 3 seringas utilizando um carimbo de TKSSS recebidos da ProFungos utilizando a água da esterilização na panela de pressão dos grãos.

Inoculei 4 potes de trigo, depois de uma semana nenhum sinal de micélio, então esterilizei 2 bolos de de FAI+vermiculita, o mais básico possível, dessa vez adicionei 2 gotas de detergente na panela da esterilização (~1,5l de água) para depois poder usar a água na confecção de novas seringas. Fiz as seringas, dessa vez os esporos ficaram bem mais separados, preparei uma seringa bem forte, dava para ver os blocos de esporos em suspensão. Refiz inoculação nos potes de trigo e nos bolos de FAI/vermiculita, hoje deu uma semana e nada de micélio em nenhum dos copos.

Para testar os esporos fiz uma CL com 8g de mel e 192g de água filtrada esterilizados por 1h na PP, inoculei com uma dessas segundas seringas que fiz e até agora não surgiu nenhuma nuvem micelial, só pequenos pontos de germinação(?).

O que pode estar errado? A temperatura está variando de 18 a 25ºC. Só utilizei água filtrada, sempre deixei a PP esfriando a madrugada inteira, todas as inoculações foram feitas com os substratos em temperatura ambiente.
 
É difício saber. Eu estou tendo exatamente o mesmo problema com dois carimbos de TKSSS e um de Thai Lipa Yai. Para mim, a maior chance é de o carimbo estar inviável, por um motivo que não sei dizer. A solução é ir em busca de outros carimbos.
 
Upvote 0
A temperatura está variando de 18 a 25ºC.

CL's são mais sensíveis às variações de temperatura, tente manter a temperatura estável entre 27 a 30 ºC em ambiente escuro, agite a CL 1x ao dia e se possível coloque filtros na tampa para ajudar no processo de troca gasosa.

Boa sorte!
 
Upvote 0
Eu recebi um TKSS, que não germinou tambem, o carimbo pode estar velho ou fraco.
Deixa essa Cultura liquida, mais um tempo, 1 ou 2 semanas, depois inocula denovo.
Eu deixei uns carimbos de 2007, 2008 e 2009, em cultura liquida por um mes, no primeiro teste eles nõ germinaram, mas depois de um mês crescendo em temperatura de 18 a29 graus ( que so deixo o aquecedor ligado anoite qd estou em casa ) 50% das strains cresceram
Boa Sorte!!!
 
Upvote 0
um copo de água mineral, que contêm bastante de seus sais mineirais ainda, leve ao fogão, quando começar a ferver desligue. Deixe esfriar totalmente, faça a seringa de esporos com essa água. Esse teu procedimento de utilizar água da panela de pressão, não sei não. Uma época eu vinha comprando aquela água de farmácia, também não conseguia germinar nada com ela. O que se entende por água filtrada? Cloro, fluor, muita química na água + 1 hora em PP pode sim deixar essa água em más condições.
8g de mel para uma cultura líquida de 192ml de água é muito açúcar, 1h em PP é muito tempo!
É bem difícil o carimbo estar inviável. Eu aposto na água e nos teus métodos.
 
Upvote 0
É difício saber. Eu estou tendo exatamente o mesmo problema com dois carimbos de TKSSS e um de Thai Lipa Yai. Para mim, a maior chance é de o carimbo estar inviável, por um motivo que não sei dizer. A solução é ir em busca de outros carimbos.

Se o problema for esse mesmo do Raio X eu estou lascado, todos meus carimbos aqui vieram pelos correios.

CL's são mais sensíveis às variações de temperatura, tente manter a temperatura estável entre 27 a 30 ºC em ambiente escuro, agite a CL 1x ao dia e se possível coloque filtros na tampa para ajudar no processo de troca gasosa.

Boa sorte!

Estou sem termoestato, ai fica complicado. Eu estou agitando levemente a CL e já tem 2 furos com filtro, acabei de dar uma olhada e parece que começou a formar duas nuvens mais densas de micélio. Espero que quando inocular todos esses potes esterilizados com a CL daqui a um tempo as coisas andem.

carimbo velho pra mim eh carimbo com 30 anos.

Pois é, e esse carimbo não parece ser velho, ele foi muito, muito bem feito e parece até ser bem recente pois os esporos estavam meio úmidos dificultando um pouco a raspagem.

um copo de água mineral, que contêm bastante de seus sais mineirais ainda, leve ao fogão, quando começar a ferver desligue. Deixe esfriar totalmente, faça a seringa de esporos com essa água. Esse teu procedimento de utilizar água da panela de pressão, não sei não. Uma época eu vinha comprando aquela água de farmácia, também não conseguia germinar nada com ela. O que se entende por água filtrada? Cloro, fluor, muita química na água + 1 hora em PP pode sim deixar essa água em más condições.
8g de mel para uma cultura líquida de 192ml de água é muito açúcar, 1h em PP é muito tempo!
É bem difícil o carimbo estar inviável. Eu aposto na água e nos teus métodos.

É um filtro de água de carvão mineral ativado, desses residenciais, ele elimina o cloro e tal. Qual o problema com 1 hora de PP? Eu achei que era um tempo bom.

Se essa CL deixar de progredir vou partir pra água mineral fervida mesmo e fazer uma seringa multi-strain como garantia.

Obrigado pelos comentários.
 
Upvote 0
Se o problema for esse mesmo do Raio X eu estou lascado, todos meus carimbos aqui vieram pelos correios.

Pelo que entendi, uma pequena amostra de envios passa pelos Raios X. Sendo assim, pode ter sido uma "falta de sorte".
 
Upvote 0
agua na pp absorve aluminio, fora outras merdas que podem ocorrer. o correto seria esterelizar ja dentro de um pote para coleta, de vidro ou algo do tipo.
 
Upvote 0
O que pode estar errado?

Está tudo errado.
Cada vez que alguém inicia um cultivo faz o que acha certo por conta própria e depois fica desolado.

Usar a água da panela de pressão para a seringa, é a água mais impropria.
Uma CL com 8% de mel é muito açúcar.
O açúcar para CL é GLUCOSE, esse é o açúcar mais simples, o que o fungo utiliza.
Outros açúcares (frutose, maltose), podem funcionar mais o melhor é glucose.
Sacarose, açúcar da cana, não.
No máximo solução 5% (5 g de glucose 95 g de água)
1 hora de pressão é muito, no máximo 15 minutos, mais que isso pode transformar a glucose noutro açúcar ( polimerizar)
Inocular em trigo é pra quem sabe o ponto certo de amolecimento do grão.
Adicionar detergente na água da panela de pressão e prepara a seringa com essa água, pra que isso ?
 
Upvote 0
Está tudo errado.
Cada vez que alguém inicia um cultivo faz o que acha certo por conta própria e depois fica desolado.

Usar a água da panela de pressão para a seringa, é a água mais impropria.
Uma CL com 8% de mel é muito açúcar.
O açúcar para CL é GLUCOSE, esse é o açúcar mais simples, o que o fungo utiliza.
Outros açúcares (frutose, maltose), podem funcionar mais o melhor é glucose.
Sacarose, açúcar da cana, não.
No máximo solução 5% (5 g de glucose 95 g de água)
1 hora de pressão é muito, no máximo 15 minutos, mais que isso pode transformar a glucose noutro açúcar ( polimerizar)
Inocular em trigo é pra quem sabe o ponto certo de amolecimento do grão.
Adicionar detergente na água da panela de pressão e prepara a seringa com essa água, pra que isso ?
eu procuro nao complicar tanto pros iniciantes mas nao adianta chefe... o problema maior eh sempre o primeiro que o senhor recitou.
 
Upvote 0
Está tudo errado.
Cada vez que alguém inicia um cultivo faz o que acha certo por conta própria e depois fica desolado.

Usar a água da panela de pressão para a seringa, é a água mais impropria.
Uma CL com 8% de mel é muito açúcar.
O açúcar para CL é GLUCOSE, esse é o açúcar mais simples, o que o fungo utiliza.
Outros açúcares (frutose, maltose), podem funcionar mais o melhor é glucose.
Sacarose, açúcar da cana, não.
No máximo solução 5% (5 g de glucose 95 g de água)
1 hora de pressão é muito, no máximo 15 minutos, mais que isso pode transformar a glucose noutro açúcar ( polimerizar)
Inocular em trigo é pra quem sabe o ponto certo de amolecimento do grão.
Adicionar detergente na água da panela de pressão e prepara a seringa com essa água, pra que isso ?

Eu acredito que a água da PP para a seringa seja apropriada, pois ela é estéril.
Não usei 8% de mel, usei 4%. Foram 8g para 192g de água.
O surfactante/tensoativo do detergente ajuda a quebrar os blocos de esporos, as seringas que fiz nessa segunda batelada ficaram melhores.
Duvido muito do que você disse sobre a polimerização do açúcar em um tempo excessivo na PP, acho que o máximo que pode acontecer é a quebra dos dissacarídeos em monossacarídeos e isso seria até benéfico. Tenho que ler a respeito, mas acredito que nenhuma alteração química significativa aconteça.
Acho que é necessário experimentar para pegar o "ponto certo de amolecimento do grão", né?

De qualquer forma agora eu já consegui pegar meu saco de glicose e fazer uma nova CL mesmo com a CL do mel se desenvolvendo bem e acabei de verificar os vidros e percebi que o micélio começou a se desenvolver em dois deles, depois de mais de duas semanas de inoculação. Se os outros potes não apresentarem nada até dia 20~21 vou re-inocular com usando a CL.
 
Upvote 0
Ao meu ver o maior problema foi a água 1h em PP, uma vez que a quantidade de glucose ao meu ver foi correta em vista a quantidade de água.
E uma pequena pergunta:
Como se chega à medida do peso da Glucose? A única saída são as balanças? Ou tem como medir ~visualmente~, algo como "meia colher de chá" pra 95g de água...?
 
Upvote 0
carimbo velho pra mim eh carimbo com 30 anos.

Faixa preta terceiro dan é outra história né... rs

Usar a água da panela de pressão para a seringa, é a água mais impropria.

É né... Água da panela de pressão não rola mesmo... É como escovar os dentes com a água da bacia do gato... É limpa até... Mas não do jeito certo... Nem nas condições certas...

É difício saber. Eu estou tendo exatamente o mesmo problema com dois carimbos de TKSSS e um de Thai Lipa Yai. Para mim, a maior chance é de o carimbo estar inviável, por um motivo que não sei dizer. A solução é ir em busca de outros carimbos.

Então... Enquanto eu não pegar a faixa preta... Ou aprendo fazer cultura líquida sem água da penela de pressão... rs (mas essa técnica ainda não pretendo explorar tão cedo) ou continuo no PF Tek basicão com o que tenho por aqui ou carimbos arrumados de conhecidos...

Porque por aqui, nas minhas primeiras tentativas de cultivo... Eu peguei no banco GT e TKSSS... Não rolou também... Ok que eu cometi um monte de erros de principiante... Mas pelo que entendi de cultivo e agora está dando certo, acredito que se os esporos estivessem mais "faceizinhos" a colonização tinha acontecido de acordo com o esperado...

Confesso que fiquei cabreiro de pedir esporos novamente no banco... Talvez eu só peça de novo se tiver culhão para fazer uma CL...
 
Upvote 0
Me chamem de louco, mas eu acho CL a técnica mais fácil de todas, até mais que PF. Mas é aquilo: Qual a melhor técnica?
R.: A que você entender melhor.
 
Upvote 0
Nhá, eu conheço os cogus há dois anos e qualquer coisa, mas só comecei a cultivar há um. E só conheci o fórum há dias, ainda não me habituei aos nomes técnicos que se usa por aqui, hahaha. Desculpe se me expressei mal.
 
Upvote 0
Back
Top