Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esporos em Suspensão Líquida + Meio Cultura Líquida

Telmix

Cogumelo maduro
Cadastrado
23/02/2010
1
46
43
Olá!

Sou novo por estes lados. Isto está muito interessante, parabéns!
Já não sou propriamente um iniciante nesta matéria, há uns 4 anos comprei uma box com micélio, daquelas que só necessita de juntar água.
Obtive 4 colheitas e de alguns cogumelos fiz prints para utilizar nos meus próprios bolos. Apesar de não ter tido alguns cuidados de esterilização e de não tomar os procedimentos mais correctos acabei por conseguir ter dois bolos com frutos :)

Entretanto decidi recomeçar e arranjei esporos em suspensão liquida, acham que vale a pena comprar um frasco de cultura liquida (MODERADO - sem menção a fornecedores, por favor)?
Os esporos comerciais em suspensão liquida não têm meio de cultura até serem injectados no bolo?
Se os injectar no meio de cultura antes do bolo ajudará muito na rapidez e eficácia do processo?
Vi alguns tópicos a falar de meios de cultura com mel para clonagem, esse meio também funciona com esporos em liquido?
Conhecem mais meios de cultura caseiros? :?::?::?::?::?:


Desculpem a ignorância e tantas perguntas mas como referi antes os meus estudos de Micologia já foram há 4 anos, e estive mais atento ás aulas de colheita, secagem e ingestão :D
Agradeço a colaboração, qualquer coisa ajuda!

Big Up! :pos:
 
galera ... atualizando ...

...fiz uns investimentos comprando uns tubos de ensaio de PP5, ai passei o micélio das culturas liquidas dos vidros para os tubos ... deram 12 tubos de micelio alguns com mais micélio outros com menos ...
as fotos ...

ai inoculei em no milho de pipoca e no papelão esse micelio....

tbm tem fotos ...uhsahu ....

:seta: Um dos frascos coloquei pouco micélio com uma mistura de maltodextrose e água, ta rolando mega blaster...

Ae Mauricio provei na prática o lance do pino da panela de pressao ... fui ajeita-lo e estourei todos os lacres ...hsusaush .... fui ler depois só sobre ...:D

valeu ! ...

OBS: A Grove Edredon Box ... fez com que tivesse 100% de aproveitamento e até agora sem nada de contaminação.....
Foto_A0738.jpgFoto_A0739.jpgFoto_A0740.jpgFoto_A0742.jpgFoto_A0743.jpgFoto_A0744.jpgFoto_A0745.jpgFoto_A0746.jpgFoto_A0747.jpgFoto_A0748.jpgFoto_A0749.jpgFoto_A0750.jpgFoto_A0751.jpg
 
o mel KARO eh dextrose de milho pura.
custa 4,50 aqui na minha regiao.

A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glucose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glucose.

É encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente é obtida a partir do amido.

No metabolismo, a glucose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glucose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3,4 calorias por grama. Sua degradação química durante o processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP - aproximadamente 30 moléculas de ATP por moléculas de glucose), gás carbônico e água.

Apresenta fórmula mínima: CH2O

Fórmula estrutural:

* Alfa Alpha-D-Glucopyranose.svg
* Beta Beta-D-Glucopyranose.svg
* Cadeia aberta D-glucose-chain-2D-skeletal-numbers.png

[editar] Estrutura
 
Gelera eu to numa semana inspiradora.
Essa inspiração deve-se ao fato de dois amigos do CM me presentearem com prints ... coisa que alegrou meus dias pois me alegra muito passar horas estudando sobre micologia.

então ... rescebi de um amigo canino...rs.. uns esporos de PC selvagem que foram colocados em 5 potes com vermiculita e milho de pipoca devidamente feitos na GEB (Glove Edredon Box.rs) e com a seringa devidamente feita no dia anterior e hidratada as 12hrs ...

Bom ... ai sobrou uma parte da seringa ... inoculei-os em 7 tubos de ensaio e 5 potes de papinha devidamente esterilizados com alcool e colocados uma solução ainda fervente de caldo de batata-doce cozido em panela de prassão por 15 min e duas colheres de sopa de dextrose para 1 litro.

ai inoculei em temperatura normal (me lembra o post do menino que matou os esporos e ainda postaram uma foto de choro ...comico)

enfim ... uq eu gostaria mesmo de saber ... é o seguinte...
ta perfeito ... nada de contaminação e em 2 tubos micelio lindo no fundo... acredito que meu amigo canino... já isolou a raça não? pois o print ta show ....

o que acham ??? precisa de mais uq ?

na minha opnião ele poderia dar nome ...kkkk
Foto_A1139.jpgFoto_A1172.jpgFoto_A1174.jpgFoto_A1175.jpg
 
Essa geb é um suuuucessssoooo!!!!

Vou construir uma também!!!haha

sorte ai no cultivo!

grande abraço
 
Tópico recheado de contribuições! Muito massa!
 
Tópico recheado de contribuições! Muito massa!

Vamu continuar as contribuições ... e as perguntas para os nossos mestres e alquimistas de plantão ...

olha que estranhu ... eu fiz a famosa resceita de BDA mais sem agar-agar... então batata-doce + Dextrose inoculei os Selvagens ... ai quando eles nasceram os micélios mudou de cor a cultura líquida ... pq? alguém sabe?
e dos outros não apresentou mudanças nem crescimento do micélio ...


contamição bacteriana ? ... oxidação do caldo de batata? .... mudança por causa do crescimento?
DSC02855.JPGDSC02854.JPGDSC02847.JPGDSC02850.JPG
 
Vamu continuar as contribuições ... e as perguntas para os nossos mestres e alquimistas de plantão ...

olha que estranhu ... eu fiz a famosa resceita de BDA mais sem agar-agar... então batata-doce + Dextrose inoculei os Selvagens ... ai quando eles nasceram os micélios mudou de cor a cultura líquida ... pq? alguém sabe?
e dos outros não apresentou mudanças nem crescimento do micélio ...

que seja contamina
contamição bacteriana ? ... oxidação do caldo de batata? .... mudança por causa do crescimento?

Se o micélio continua crescendo não creio que seja contaminacão.
 
voce tem acesso a SAL LIQUIDO CISNE?
se tiver, dilui duas gotas de sal em 100 ml de agua destilada e pinga com uma seringa 2 gotas a cada 24 horas na cultura.
se retroceder a contaminacao bacteriana, pare de adicionar a solucao salina.
pode ser trocado por propolis concentrada em solucao alcoolica, mesma proporcao - duas gotas de propolis pra 100 ml de agua, x 2 gotas a cada 24 h.
deu certo ja pra mim pra limpar papeloes desidratados que contaminaram por bacterias na re-hidratacao.
se for apenas oxidacao nao vai mudar nada, so garante que o seu meio continue somente criando cubensis.
(nao esquece de suspender se em 72 h nao houver mudanca.)
 
eu encontrei dextrose sem açucar, mas eu li que pode fazer CL apenas com açucar. ai fiquei na duvida: a dextrose sem açúcar pode ser usada?
 
eu encontrei dextrose sem açucar, mas eu li que pode fazer CL apenas com açucar. ai fiquei na duvida: a dextrose sem açúcar pode ser usada?

o que o micélio procura é carboidratos, mesmo a dextrose "sem açúcar" tem carboidratos, então pode usar sim.
 
fiz CLs utilizando a medida de duas gramas para 250 mls de agua mineral, os resultados foram muito bons...
101_1083.jpg
CL de pan cambodienensis sandose,
101_1084.jpg
CL de pan cyan goliath,
101_1084.jpg
CL de goliath que nao cresceu miscelio,
101_1085.jpg
CL de shimeji contaminada...
101_1087.jpg
 
pois foi, o vendedor da loja mostrou lá na embalagem, "sem adição de açúcar"
eu achei estranho mas se é o que tinha ali.. provavelmente ele deve um teor bem menor de açucar será? então não serve né.
 
Repetindo:
A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glucose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glucose.

É encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente é obtida a partir do amido.

No metabolismo, a glucose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glucose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3,4 calorias por grama. Sua degradação química durante o processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP - aproximadamente 30 moléculas de ATP por moléculas de glucose), gás carbônico e água.

Apresenta fórmula mínima: CH2O

Fórmula estrutural:

* Alfa Alpha-D-Glucopyranose.svg
* Beta Beta-D-Glucopyranose.svg
* Cadeia aberta D-glucose-chain-2D-skeletal-numbers.png

PS.: Sacarose= Vulgarmente chamada de açúcar. No seu caso o fato da dextrose não ter açúcar quer dizer que ela é pura, ou seja não tem outro tipo de carboidrato "doce", tais como: sacarose, maltose, frutose e tal.

Não querendo ser chato, tenho visto que várias pessoas tem feito perguntas que já estão respondidas no tópico. Pessoal, antes de começarem a perguntar, leiam o tópico todo. Pô, não tenham preguiça. Se vocês não tiverem o interesse de ler, a curiosidade, o tesão extremamente prazeroso do conhecimento, creio que será muito difícil o Universo conspirar a seu favor permitindo que você tenha acesso a seus "mistérios", meios, caminhos, etc. (Mágicos, LSD, Daime, Mescal, Meditação, Yoga, etc.) Existem vários caminhos, mas eles são conquistados, com vontade verdadeira, buscando conhecimento, auto aprimoramento, sempre com alma, levando a coisa a sério, prazerosamente.
 
Última edição por um moderador:
Não querendo ser chato, tenho visto que várias pessoas tem feito perguntas que já estão respondidas no tópico. Pessoal, antes de começarem a perguntar, leiam o tópico todo. Pô, não tenham preguiça. Se vocês não tiverem o interesse de ler, a curiosidade, o tesão extremamente prazeroso do conhecimento, creio que será muito difícil o Universo conspirar a seu favor permitindo que você tenha acesso a seus "mistérios", meios, caminhos, etc. (Mágicos, LSD, Daime, Mescal, Meditação, Yoga, etc.) Existem vários caminhos, mas eles são conquistados, com vontade verdadeira, buscando conhecimento, auto aprimoramento, sempre com alma, levando a coisa a sério, prazerosamente.

É velho, vc falou tudo o que eu sempre falei,continuo falando e gostaria que todos falassem tambem

Quando eu começei aqui meu interesse de ler e aprender era(é) tao gostoso,virava noites olhando cada tópico e postajem diferente,eu sinto prazer em ler o forum,minha primeira pergunta foi depois de 2 meses lendo o forum e depois que montei meu casing.Tenho pra mim que quem pergunta tao rápido assim ou é preguiçoso ou nao tem tanto amor assim.PRONTO, FALEI:cuidado:
 
Hipocritas! quem sao voces para "pesar" a cabeca, a intencao e o merito alheio?
(tirando a roupa de nietzche bigodudo tatuado)
todo mundo pode, todo mundo deve.
quem vai cobrar ja faz isso a bilhoes de aeons.
entao, deixa rolar.
quem quiser que va, quem quiser que fique.
 
Hipocritas! quem sao voces para "pesar" a cabeca, a intencao e o merito alheio?
(tirando a roupa de nietzche bigodudo tatuado)
todo mundo pode, todo mundo deve.
quem vai cobrar ja faz isso a bilhoes de aeons.
entao, deixa rolar.
quem quiser que va, quem quiser que fique.

Mortandello. Hipócrita não, pretensioso talvez. Na verdade o que me irrita é a preguiça de muitos em ler o tópico inteiro. Não lêem nada e ai rola o que rola. Quanto ao resto do meu post, não foi uma tentativa de dar lição de moral, ensinar o caminho, julgar, etc. Foi uma coisa quase autobiográfica. Uma trip pessoal.
 
Back
Top