Espécies psicoativas de Panaeolus que se confundem a nível macroscópico

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
Parecem mas não são - Espécies psicoativas de Panaeolus que se confundem a nível macroscópico


Está bem documentada no Brasil a ocorrência de Panaeolus cyanescens (ver o post em Espécies de fungos neurotrópicos no Brasil). Além do Brasil essa espécie já foi relatada na África (incluindo Madagascar e Zaire), Austrália, Bali, Belize, Bornéu, Caribe (Bermuda, Grenada, Jamaica, Trinidad), Porto Rico, Costa Rica, Índia, Indonésia (incluindo Sumatra), Sri Lanka, Tailândia, Europa (incluindo Áustria, França, Grã Bretanha, Espanha, Suíça), Japão, Nova Zelândia, México, Oceania (incluindo Fiji e Samoa), Filipinas, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Tasmânia e Estados Unidos (Califórnia, Hawaii, Louisiana, Mississippi, Alabama, Flórida, Texas e sul da Louisiana)

Vez por outra entretanto aparece alguém perguntando pela ocorrência aqui de Panaeolus tropicalis. Esta espécie, que é indistinguível a olho nu de Panaeolus cyanescens, nunca foi relatada no Brasil por um taxonomista que poderia identificá-la corretamente. Então, se não foi identificada, não se pode dizer que ocorre aqui. A ocorrência ou não é pura especulação. A distribuição conhecida é Hawaii, Africa Central, Cambodja, México, Tanzânia, Filipinas, Flórida e Japão.

E temos outras espécies que se confundem com Panaeolus cyanescens e Panaeolus tropicalis.

Panaeolus cambodginensis deve ser a mais conhecida delas. A distribuição conhecida é Cambodja, Hawaii, Peru, México e Ásia subtropical.

Panaeolus bisporus é outra espécie do gênero que se confunde com as outras acima. A distribuição conhecida é Hawaii, sul da Califórnia, norte da África, Espanha e Suíça.

Não revisei completamente a literatura, então podem ter sido descritas outras espécies que se confundem com as acima. Para todas essas espécies vale a observação do parágrafo de Panaeolus tropicalis: "Então, se não foi identificada, não se pode dizer que ocorre aqui. A ocorrência ou não é pura especulação".

As características desse grupo macroscopicamente similar são:
  • nascem no esterco ou em áreas adubadas com
  • chapéu convexo
  • estipe (haste) sem pelo ou cobertura
  • carimbo preto


- http://www.mushroomjohn.org/copelandiacambodgeniensis1.htm
- https://en.wikipedia.org/wiki/Panaeolus_bisporus
- https://en.wikipedia.org/wiki/Panaeolus_cyanescens
- https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Panaeolus_species
- https://en.wikipedia.org/wiki/Panaeolus_cambodginiensis
- https://en.wikipedia.org/wiki/Panaeolus_tropicalis
- http://mushroomobserver.org/8220?_js=on&_new=true
- Uma distribuição geográfica mundial dos fungos neurotrópicos
 
Editado por um moderador:
Superior