Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Err... Casing?

Laranjeira

Hifa
Cadastrado
23/01/2020
38
6
27
Santos
Bom, então pessoal, vou iniciar o meu primeiro cultivo e sei que não recomendam muito o casing para essa primeira experiência, porém tenho muito interesse nessa forma de cultivo, uma bandeja parece pra mim mais interessante que somente os bolos. Mas eu quero fazer um ~casing diferenciado e queria saber se vocês acham que vai dar certo. Segue lá:

Inicialmente, vou inocular 5 bolos PF TEK (2:1:1 V:AI:A). Na melhor das hipóteses, não tendo problema com nenhum, minha ideia é utilizar dois ou três destes bolos para fazer um tipo de casing diferenciado no pote de sorvete. A ideia consiste no seguinte: Despedaçar dois ou três bolos, e juntar com fibra de coco, humus e vermiculita tudo esterilizado. Fazer uma camada de vermiculita hidratada e esterilizada, adicionar o substrato descrito e cobrir com vermiculita. Tampar o pote com alguns poucos furos e ver se coloniza.

Acham que dá certo ou é essencial usar os grãos? Caso seja indispensável a utilização de grãos, e não funcione com bolos PFTEK, alguém pode me descrever como coloniza grãos? Qual o jeito mais fácil e efetivo? Valeu pessoal.
 
Complementando o que o texugo falou, a maior fonte de problemas em cultivos de iniciantes é resolver inventar sem conhecer nem os passos básicos.
Existem alguns motivos para o PF Tek ser recomendado para iniciantes, e recomendamos que siga a receita dele sem nenhum tipo de invenção.

Não adianta entrar na aula de matemática avançada se não entrou nas aulas de matemática básica. O conhecimento é construído degrau a degrau, e conhecer o básico é fundamental para dar um passo a mais com segurança.

Não estou dizendo que é impossível fazer um casing logo de cara, mas tem mais passos, mais riscos, mais detalhes a se prestar atenção....
Existem detalhes que não se aprende estudando, só fazendo. Peculiaridades que você vai ter que ajeitar e vai ter que fazer isso sozinho, pra fazer isso é essencial saber o que está acontecendo lá dentro, entender o cultivo.

Seguir à risca um passo a passo de uma técnica básica sem inventar nada (para inventar precisa conhecer) vai te ajudar a identificar e solucionar inúmeros problemas que podem surgir no percurso.

Querer inventar moda é pedir para ter problemas no cultivo e desistir de tudo logo em seguida. Espalhado pelo fórum temos diversos casos de pessoas que resolvem inventar moda em vez de seguir um passo a passo, o resultado é quase sempre o mesmo...

Não pense em produtividade neste momento, pense em aprendizagem.
 
Boa noite.
Concordo com o que disseram a respeito de começar devagar, um passo de cada vez. Você vai ver que muitas dúvidas surgirão, a maioria já respondida no fórum. Verá também que mesmo lendo bastante, só pondo a mão na massa pra sanar algumas dúvidas.

No meu primeiro cultivo (e único até o momento), inoculei 5 bolos em copos americanos, 3 deixei no terrário de caixa de isopor, 1 deixei num terrário de garrafa PET e o quinto fiz um casing utilizando pó de fibra de coco e vermiculita (também na caixa de isopor). Apenas um bolo bastou pro casing, também utilizei um pote de sorvete e até acho que exagerei na quantidade de vermiculita e pó de fibra de coco, pois ocupei cerca de 75% dele. O casing foi o que mais rendeu.

Eu fiz os 3 métodos visando não investir todas as fichas em um só caminho, mas aumenta a complexidade do cultivo.
De todos os 3, o da garrafa pet foi o mais fácil, o que menos dediquei e deu frutos primeiro, porém com menor rendimento.


Boa sorte nos seus estudo e cultivos :)
 
Peço desculpas se acharam meu post desnecessário, só pensei que como cada um tem suas peculiaridades fica um pouco difícil encontrar alguém exatamente na mesma situação que você (De estudos e do próprio cultivo) e pior, buscar no forum pelas palavras certas pra encontrar o que vai esclarecer a dúvida... Mas tudo bem, só pensei que como muitas threads tem meses, as vezes anos de distância uma da outra, trazer um pouco de atividade seria bom. Vejo agora que não.

@Fellipe753 Mano, valeu, tô pensando em ir por esse mesmo caminho. Claro que pra aprender vai ser só pondo a mão na massa e que vou construir o conhecimento aos poucos, mas pretendo fazer como você, mais de uma frente pra explorar, assim ganho mais experiência chafurdando uma coisa e a outra.
 
Salve @Laranjeira

Não entenda mal, a gente preza pela qualidade do material do fórum. Novas idéias são sempre bem vindas, mas como eu disse, não adianta tentar inovar sem conhecer o básico.
A sua ideia de casing, por exemplo, vai dar errada e os motivos são básicos.
Se você for pra algo simplesmente mais simples e não tentar inovar, pode dar certo. Quebrar o bolo e cobrir com vermiculita funciona, por exemplo, mas pra isso você vai precisar estudar como fazer um casing e entender os passos necessários para isso (o que eu faço e porque eu faço).
Sobre os grãos que você perguntou, dê uma busca pelo fórum (uma dica para buscar coisas no fórum, digite no google "Teonanacatl o que eu quero saber"), olhe os diários de cultivo, eles são fontes quase infinitas de informações das mais diversas sobre os mais variados temas.

Com excesso de informação sem qualidade já existem todos os grupos do facebook, uma rápida visita a qualquer um deles deixa claro a diferença de qualidade de informações entre aquela plataforma e o Teo.
Este fórum é um oásis de informação de qualidade sobre cultivo, sem tantos "achismos". Pra manter assim a gente precisa da contribuição de todo mundo, usar a ferramenta de busca é o primeiro passo.

E novamente, nesse inicio você precisa aprender, não inovar.
Vai pelo básico que a sua chance de sucesso é simplesmente maior e você vai ficar mais feliz em menos tempo.
 
Tranquilo, tô chegando agora no bondinho e tentando sentar na janela huahuahua, realmente entrei em alguns grupos no facebook pensando que consumiria mais informação mas tem gente pedindo pra identificar orelha-de-pau. Valeu de qualquer forma pelas dicas e vou me atentar mais a esses detalhes :)
 
velho, o pior não é nem quem vai pedir pra identificar, todo mundo tem o direito de ignorar completamente um assunto.
O pior é quem aparece pra falar que pode comer e que vai dar bom, pra dar dica torta, pra falar do que não sabe....

Pessoalmente eu sai de quase todos, fiquei em um último grupo desses só pra não perder esse universo do meu radar e saber mais ou menos o que tá rolando, nem interajo mais, é deprimente, é perigoso...
Sociedade facebookiana, neh... Tu não precisa saber sobre nada, mas precisa dar palpite sobre tudo.
 
Back
Top