Epidemia de Verticullum spp
Então realmente o Verticillium(dry bubbe) ta pegando grande parte do pessoal, eles são muito comuns, tive problemão com ele em um dos meus cultivos, mas provavel descuido(
terrário grotesco) meu(como sempre)
...
Os verticillium são "discretos", quem não conhece não percebe, acha que o cogu é mutante...
O Verticillium esporula sim, isso acontesse quando o corpo dos cogus parece ficar meio acinzentado(foi o que li em agum lugar), mas as vezes não da pra perceber! :!:
INFORMAÇÃO NÂO CONFIRMADA!:!:
Eu ACHO que não deve-se colher
esporos dos cogus aparentemente contaminados e/ou com aparencia dúvidosa...
Medidas de prevenção que eu usaria seria:
Apenas recolher esporos de cultivos 100% livres do
contaminante, se for recolher esporos de um cogumelo contaminado com verticillium, é provavel que ele carregará os esporos da contaminação...
Quando se mexe com substratos em micro ambientes, é importântíssimo manter a higiêne local, no manuzeio, etc...
OBS: tudo que estou dizendo é coisas que li, muito pode-se estar errado!
.
Como nosso amigo tripman falou, os verticillium são causadores de muitas aberrações, como um cogumelo "seco", por isso o contaminante tem o apelido de "Dry-bubble"(bolha-seca) pois o cogu fica Completamente defeituoso, esbranquiçado e morto... nestes caso é porque o contaminante está MUITO forte, este é mais cruel sintoma do contaminante!
.
Uma vez li que o verticillium é comumente encontrado em selvagens, porém não dúvido também que ele seje pouco menos "cruel" com os cogus, afinal, na natureza tem predador pra tudo até pro nosso amiguinho aeh...
EU nunca encontrei um cogu todo estranho na natureza, pelo menos não tortos, com riscos e manchas... Todos são lindões!! Mas acontece sim!
Espero por mais informações do pessoal!
Paz, luz para vocês e Higiêne nos Cultivos por favor!