Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Enteogenia: a espiritualidade libertária

NeuroFX

Viajante
Membro da Staff
Cultivador confiável
23/01/2005
904
83
As religiões primitivas surgem quando o ser humano passa a filosofar sobre o meio externo no qual vive - tempestades, a rota do sol, as estações, a maré etc., passam a ser questionados, venerados ou temidos. Desde então no mundo foram criados os alicerces das inúmeras explicações do sobrenatural, em outras palavras religiões.

Teorias religiosas surgem, umas permanecem, outras se vão, outras se transformam, e a humanidade ao longo do tempo vai acumulando um conhecimento que passa por gerações que ora são distorcidos, ora conservam a essência da fonte criadora.

As religiões têm em comum a linearidade. Tendem a defender um caminho evolutivo no qual o ser humano parte de um estado bruto para um estado lapidado, o que seria a perfeição espiritual, a iluminação pelo reino de Deus.

E o que a enteogenia tem a ver com isso? Nada e tudo.

A espiritualidade da humanidade tem estado atada aos conhecimentos religiosos, mesmo nas religiões que incitam o desenvolvimento do eu interior. Pessoas se interessam pelo desenvolvimento espiritual e vão buscar bases para a construção do seu caminho nas religiões. Portanto a espiritualidade humana está diretamente ligada ao conhecimento acumulado da própria humanidade.

O que seria a enteogenia além do uso de substâncias naturais que alteram a consciência?

O caminho inverso, livre dos condicionamentos humanos. Puro em essência, direto.

A enteogenia dá acesso direto à planos superiores e à estados supra-humanos, desperta faculdades ora adormecidas e conecta o ser com toda a Energia que o cerca.

Por que defende-se a linearidade na qual inicia-se pela teoria religiosa (leitura) e vai para a prática religiosa (oração, rituais, meditação etc.)?

No fundo os defensores do não uso de substâncias alteradoras de consciência para a evolução espiritual nada mais defendem do que uma moral religiosa, um dogma. Mesmo aqueles que defendem a liberdade do espírito, mas são contra o salto quântico que os enteógenos causam na evolução espiritual, estão condicionados às referências religiosas, mesmo sem se dar conta disso. O que determina que num universo não linear, relativo e múltiplo tenha de haver um início e um fim da espiritualidade? Isso é apenas mais uma convenção religiosa.

Acessar planos elevados de consciência via enteógenos abre diversas possibilidades ao espírito. Sentir o Todo e saber que ele existe. Sentir a energia universal fluindo por si mesmo, por tudo e por todos e saber que ela existe. Sentir o silêncio e saber que ele é um estado onde não há tempo, espaço, sujeito ou objeto, pois tudo é um. Isso tudo sem precisar ler uma linha sequer das teorias religiosas. Como descartar essa infinidade de possibilidades de acesso às mais elevadas condições do espírito em uma só vida, em uma única existência? Isso é enteogenia.

Por que não se conhecer o fim para traçar um caminho, um meio? Isso elimina muitas das dúvidas que fazem as pessoas perderem tempo e até vidas se questionando da validade de suas práticas espirituais. Por que não conhecer o fim para o qual essas práticas estão levando, ou seja, por que não ter a enteogenia como um norte para o desenvolvimento espiritual em vez de relegá-la ao simples conceito - limitado, falso e moralista - de alucinação ou alteração química do funcionamento cerebral? Só pode falar dos estados enteogênicos quem já passou por uma experiência do tipo, e creio que todos por aqui hão de concordar com isso.

A enteogenia é muito mais do que a sociedade civil e religiosa define, mas não deve se propor a um embate entre os acessos empíricos que provoca contra o discurso religioso e sim unir-se a esse para complementar o conhecimento da humanidade sobre o universo, elevando o patamar espiritual da sociedade a planos superiores de consciência, inteligência e espiritualidade. Associar algumas práticas religiosas, como a circulação energética, por exemplo, ao uso de enteógenos tem resultados incríveis.

Feliz é quem tem a oportunidade de sentir o silêncio e buscá-lo através dos atos de sua vida.
 
Neuro, concordo em genero numero e grau.

Costumo expassar no minimo de 4 a 6 meses minhas experiencias enteogenicas, para nesse perdiodo, digirir as experiencias e acumular conhecimento para a proxima.

Não tenho religião, desde criança nenhuma nunca saciou minha sede, porem atualmente leio muita coisa religiosa em busca dos "fragmentos de sabedoria".

Acredito que devemos partir das seguintes premissas:
1. Somente sabedoria liberta o homem.
2. Há tanto conhecimento hoje no mundo que ainda não foi "integrado", e essa tarefa cabe a nós.
3. Humildade.
4. Tentar ao máximo deixar o ego de lado, para não se influenciar por preconceitos e barreiras psicológicas.

Porem tambem acredito que devemos ter cuidado, pois é muito dificil separar a politica da religião.

Desde o inicio da humanidade, o homem percebeu que é possivel controlar outro homem manipulando suas crenças. Esse fato é comprovado pela analise de que em muitas comunidades tribais o lider religioso tambem é o chefe da tribo. De que a alguns anos atraz a igreja catolica tinha muito poder politico explicito, hoje eles exercem tal poder atraves da influencia.

Dessa forma, minha dificuldade é:
Como saber se não estou agindo, crendo, sentindo uma realidade criada por outro homem pelo fim de me manipular? Devido a essa dificuldade por mais que eu estude religiões, são poucos os fragmentos de verdadeira sabedoria (que eu julgo verdadeira, ou que agrega algo ao meu ser).

Há "fragmentos de sabedoria" em todas as religiões, devemos separar a "falsa sabedoria" da "verdadeira sabedoria" por nós mesmos, atraves da critica, do pensamento e da reflexão, não há metodos para isso apenas o pensamento.

E quando acumulada sabedoria e conhecimento suficiente, uma experiencia enteogenica é o que julgo necessário para conseguir romper o vel da nossa realidade contruida de conceitos para sentir a energia da vida fluindo infinitamente, nós modificando e modificando as pessoas ao nosso redor.



Abraços, paz e luz.
 
Penso que a religião é um meio para se explicar algo complexo demais para ser compreendido por pessoas comuns. Compreender a verdade sobre o mundo é algo que somente coseguem os budas e as pessoas comuns em estados alterados de conciência. Por isso existem tantas religiões, pois cada um Simplificou a Verdade da sua maneira. Todas estão certas, só o ponto de vista que é diferente, Mas todas estão incompletas. Cada religião é uma pétala do grande lotus dourado. E cada pétala está ligada a um único centro.

Temos que nos sentir felizes e agradecidos pelos eteógenos aparecer em nossas vidas, nos permitindo a iluminação a nós, que somos comuns. E devemos levar essa benção às pessoas do mundo.
 
Texto ótimo:pos:

Na busca incessante por sentimentos, verdades, porquês, o ser humano caminha muita vezes sem rumo. E vai garimpando os fragmentos da sabedoria nas diversas religiões existentes, na história, na realidade.

Porém, muitos não se conformam ao encontrar caminhos que carecem de maiores esclarecimentos, e percebem que esses caminhos são apenas passos, pois o caminho onde se focam os estudos e buscas, são como lacunas não preenchidas da existência.

A Enteogenia - uma espécie de atalho para sentir, presenciar, se extasiar com o todo, tem importante papel para conhecimento próprio, e em larga escala, metamorfose da conciência humana.

Usando palavras de um grande amigo:

A Enteogenia é a ferramenta do novo milênio.
 
Penso que a religião é um meio para se explicar algo complexo demais para ser compreendido por pessoas comuns. Compreender a verdade sobre o mundo é algo que somente coseguem os budas e as pessoas comuns em estados alterados de conciência. Por isso existem tantas religiões, pois cada um Simplificou a Verdade da sua maneira. Todas estão certas, só o ponto de vista que é diferente, Mas todas estão incompletas. Cada religião é uma pétala do grande lotus dourado. E cada pétala está ligada a um único centro.

Temos que nos sentir felizes e agradecidos pelos eteógenos aparecer em nossas vidas, nos permitindo a iluminação a nós, que somos comuns. E devemos levar essa benção às pessoas do mundo.

Olá amigo, vou discordar um pouco das suas colocações.

Enquanto voce pensar que a religião é um meio de explicar "algo complexo demais para ser entendido" voce irá se influenciar pelos conceitos criados pelas religioes.

A verdade em sua natureza é simples, deve ser, se parecer complexa se pergunte se é nós que a estamos complicando ou são os conceitos da sociedade/religiões que o fizeram assim para prender nossa cognição e nós forçar a "crer" cegamente, gerando dogmas.

Não somos comuns, todos somos capazes de TUDO, cada um a seu tempo, a diferença de Buda, Jesus etc é que eles viveram suas vidas focados na espiritualidade, garanto que eles não tinham que trabalhar para pagar o aluguel ou comprar mantimentos no supermercado.

Para quem se interessa por esses assuntos, eu recomendo o livro "O Poder do Mito, de Joseph Campbell".

Joseph Campbell dedicou sua vida ao estudo de mitologia comparada. Logo no inicio do livro lhe foi perguntado: "Então nessa sua busca voce está atraz do sentido da vida, de conhecer de onde viemos e para onde vamos?"
e ele respondeu: "Não, estou interessado naquilo que agregue experiencias de vida."
(Não são exatamente essas as palavras, pois não estou com o livro aqui no trabalho, mais essa é a ideia.)

Não busque explicações, pois elas servem para nós prender em uma teia de conceitos criados, não deixando nossa mente se expandir alem dos limites dos conceitos.

Usando a mitologia crista: "O homem foi criado a imagem e semelhança do pai.". Que na minha opnião se expressa no livre arbitrio, e na consiencia, a sentelha divina está dentro de cada um e não fora como somos forçados a acreditar.

Expanda sua consiencia crendo que voce não é comum, é um individuo, como qualquer outro, capaz daquilo que se dedicar a alcançar.

A verdade não está nas religioes, está dentro de cada um, por isso é tão dificil de ver, porem atraves do estudo religioso acredito ser possivel encontrar as chaves que abrem essas portas da percepção.


Só espero não estar divergindo do topico inicial.

Abraços.
 
Fala Neuro, muito bom o texto.


Realmente é muito preciosa essa ajuda perceptiva que nos faz perceber a energia fluindo, de tudo, como algo "liquido"...

Tudo o que percebemos nesse estado silêncioso de percepção é de extrema simplicidade, o que complica, distorce e adapta tudo a sua natureza é a razão....

Cabe a nós aprender a andar sobre essa linha, sem desequilibrar nem para um lado nem para outro, e isso é um complexo exercicio de Atenção, de onde e como se Focar a Atenção...

O infinito nos rodeia, e enteogenos focam nossa percepção nesse fato. Nesse complexo, porem simples estado de percepção nos deparamos com muitos atributos existentes na percepção humana a serem desenvolvidos e cultivados.

Nos deparamos com a eternidade, e isso nos mostra como somos pequenos, isso causa medo, e o medo, o guerreiro da razão nos faz recuar.
Mas isso é tudo questão de onde a Atenção vai fixar a Percepção, uma ordem interna, silenciosa, pode focar a Atenção na Liberdade de explorar o infinito, e não no medo, e nesse ponto uma nova busca se inicia.
 
Lindo texto, Neuro, de sua autoria?

Parabéns!

Sim Mr. D., alguns pensamentos que me ocorreram durante um retiro semana passada.

Rodtroll, Muilok, NeoRamza, Alma, agradeço as palavras. A enteogenia tem papel preponderante na evolução pessoal de cada um que está aqui, seja em qual grau for, em que direção for e para o que for.

Está na hora de abandonar os discursos de justificativa perante a sociedade e desenvolver o experimentalismo enteógeno, questões que vou formular em futuros tópicos respectivos.

[]'s
 
A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
_________________________________________________________________________

esse e um assunto complexo e intrigante, mesmo livres p termos nossas próprias opiniões,
e difícil de dizer onde esta verdade de tudo isso, pois fomos condicionados uma vida inteira a acreditar numa suposta realidade .

já a eteogenia e algo magnífico, pois nos da a oportunidade de encontrarmos algo muito precioso , a nossa consciência assim como nos mesmo, pois antes estávamos perdidos na cegueira que fomos condicionados. grande começo.
acredito eu, louco ou não, que a eteogenia fará um grande marco e outras peculariedade que não convém dizer ,nesse novo milénio .

no mais e isso.
e a propósito neurofix , esteja sempre compartilhando conosco suas conviccoes.
_______________________________________________________________________
os únicos limites da sua mente, são aqueles que vc acredita ter.....
 
Enteogenia: a espiritualidade libertária :pos::pos::pos:
Gostei da chamada, tá patenteado já? :D
 
Deus nos fez sua imagem e semelhança, então Deus é o nosso pai e nos os seus filhos, os outros nossos irmão.

Deus é o Universo e nos somos parte dele entaum nos somos Deus e Deus é nós, Tudo esta ligado nada pode existri independentemente tudo precisa de algo para sobreviver.... e o que sai fora disso como dis nosso amigo troll é manipulação e o puro mal que obstrui a evolução.
 
Excelente explanação NeuroFX.... esse texto é um grito de libertação rumo á enteogenia... é para poucos ainda... mas pode abrir muitos olhos....

manter a SIMPLICIDADE DE PENSAR juntamente com a COMPLEXIDADE DE SENTIR é o caminho...
 
Legal esse texto. Tudo de bom que me acontece, não consigo explicar e tudo de ruim também. Uma coisa eu sei, meu destino foi traçado para ter conhecimento da ferramentas enteógenas e minha paixão cresce cada vez mais. A cada experiência uma vida ou cada vida uma experiência. Seja l´´a o que for e queal seja a explicação eu tenho me tornado uma pessoa melhor a cada passo. Uns dolorosos, outros tranquilos. Assim vou levando minha vida enteógena. I love de magics!
 
Esses dias ainda estava pensando quantos usuários são ao todo no FORUM?
E... quais desses estão cientes da enteogenia, sabem o que significa, seu âmago.

Falo isso tomando como exemplo a seicho no ie, no Brasil, já são 3 milhões de adeptos. E, estão com um debate sobre a decisão de não consumir mais carne, de nenhum tipo. Olhe só a revolução que isso iria causar, ou, a diferença.

Assim... vejo que o pessoal adepto da enteogenia, tem outras percepções de mundo, de dia-a-dia. Atitudes tomadas por nós, também podem vir a fazer alguma diferença positiva. Já somos em grande número, acredito.
 
há mais ou menos uns dois meses sou membro do fórum, porém nunca havia comentado em nenhum, apenas lendo-os e aprendendo, porém não posso deixar de comentar neste, já que se trata de uma belíssima explanação sobre enteogenia e religiosidade, que desde a primeira viagem que fiz (e até agora foram apenas duas) pude sentir essa maravilhosa conexão existente entre esses dois intrigantes temas...
essa foi sem sombra de dúvida a melhor explicação do que vem a ser a enteogenia que eu já li, parabéns!!!!
 
Back
Top