Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Engarrafando a caldeirada dos smurfs (foi meio punk)

dmtnaveia

Cogumelo maduro
Cadastrado
16/02/2006
27
69
39
Aeeeeeeee acabei de engarrafar meu vinho de amanitas!!!

Vou descrever minha experiência pois passei uns perrerios na hr do preparo por ser marinheiro de primeira viagem e lezado, assim os colegas não cometem as mesmas cagadas (pode falar cagada aqui? :p:)

Acordei e ja deixei o garrafão na sacada tomando uma luz sob a responsabilidade da menina que trabalha aqui, que é minha cúmplice, pois além de vigiar meu vinho ela sempre arruma um mocó pros meus fumos esquecidos nos bolsos das calças e sempre salva as cedas tb

Bom esperei minha querida mamãe sair pra um rolezinho pois ela detesta a idéia de ingerir fungos, quando soube que alguns eram da bosta.. meu deus... pesou na minha rsrs O mais engraçado é que ayahuasca, salvia e argyreia ela nao se encomoda... mas os benditos!!!! e quando ela entrou na net e descobriu que os amanitas eram venenosos... ave maria.. falo uns 3 dias na minha orelha pra parar com isso rsrsrs...

Voltando ao assunto...
Assim que ela saiu, peguei meu pote com suco mofado e fui correndo pra cozinha.
Coloquei 2 panelas com agua fervendo, peguei 2 garrafas que tinham pinga com figuinho de São tomé das Letras que estavam no final (achei que por ser de são tomé tornaria o suco mais mágico ;) ) e lavei bem as garrafas, depois coloquei água sanitária dentro e deixei por um tempo agitando de vez em quando....

Burro pra caramba estava crente de ter um funil em casa... mas não tinha, utilizei o coador de café da mamãe, coloquei um filtro de papel dentro e joguei agua fervendo pra matar os bichos...

Depois coloquei agua fervendo nas garrafas de pinga(que por sinal são de vidro verde, ideal para nao entrar luz), depois aproveitei a panela que eu tinha fervido a agua e fui adicionando o suco de uva mofado na moralzinha e os micelios ficaram firme e fortes unidos enquanto o suco escorria na panela.

Antes disso tentei dispersar o suco de uva pelo coador da minha mãe com filtro de papel pra ver se filtrava algum pedaço de fungo que tivesse vindo com o vinho, mas não dá certo pois o suco engrossa e não desce pelo coador, portanto nao tentem isso....

Como nâo tinha dado certo fui dispersando na panela na moralzinha e oque mais me surpreendeu é que aquele pedação de mofo que fica boiando é bem denso... ele não é um bolor que parece algodão doce igual aqueles que aparecem no molho de tomate ou em peixes.... da a impressão que aquilo é quase um cogu mesmo...

Depois coloquei a panela no fogo bem baixo, enquanto isso dei uma geral na pia e coloquei o micélio no escorredor de macarrão da nona e dei uma lavada.... no qual esse mofo foi meio que se desfazendo mas ainda, era sólido... depois passei pra uma peneira com tela bem fina e lavei com agua oxigenada... enrolei num pedaço de papel e agora vou deixar a noite toda secando na frente do ventilador dentro do escorredor de macarrão da nona

Voltei para a cozinha, e fiquei os 15 minutos mantendo a média de 70 graus... nao tinha termometro mas ia colocando o dedo muito bem lavado na panela e quando a temperatura chegava a queimar meu dedo de leve eu esperava só mais um pouco, desligava a panela e tornava a ligar depois de um tempo, mantendo essa constancia de "70" graus.

Joguei a agua ainda quente das duas garrafas e com o bom e velho coador da mama( sem filtro dessa vez ), joguei mais um pouco de agua fervendo dentro dele pra matar os bixos, e depois vazei o suco ainda quente nas garrafas mágicas de figuinho de São Tomé:D

Depois aproveitei que ainda tinha agua fervendo e taquei as rolhas usadas em outros vinhos pra matar os bichos tb

Esperei dar uma esfriada no suco e coloquei a rolha na garrafa, como tava desconfiado da qualidade das rolhas,acendi uma vela e pinguei parafina nas bordas das garrafas em volta das rolhas para vedar 100%, e talves esse fds eu tome, ou só no próximo..... as garrafas estão dentro de um armario sem luz, temperatura baixa.....

espero até o fim da semana não encontrar homenzinhos brancos mofando na superfície da garrafa....

o sabor continuou o mesmo, pensei que o suco ia ta azedo, ta nda, sabor suco de uva, com um leve toque amadeirado do nosso amanita....

espero não ter uma caganeira e logo mais posto a experiencia.

não façam as mesmas cagadas que a minha... imaginem todo o procedimento, escrevam numa folha de papel e vai conferindo se não falta nda, pois nessa de usar um coador ao invés de funil me fez perder um pouco de suco.

E valeu ao Alienardo pela paciencia!!

um grande abraço a todos! e muita luz!:D

eh
parece que vc complicou a parte mais facil :)
eheheheh
que é desengarrafar.
agora a parte da sclerotia PODERIA POR FAvOR TIRAR UMA FOTO?
o cheiro do inho é maravilhoso nao é?
arrisco dizer que melhor até do que o de micelios de cubensis.
sabia que vc iria dar um gole pra experimnentar eheheheh
ficou negro, espesso e escuro o suco, como aqueles vinhos descrito na biblia?
aqui parece que ele fica um CALDO grosso.
ah

hahaha pior que compliquei mesmo!!!

amanha to postando a foto da esclero..... seca na íntegra (gostaria de saber qual melhor forma de armazenar, e a quantidade a ser usada na próxima garrafada)

O cheiro é maravilhoso! pensei que ia encontrar um vinagre balsamico fedido mas não cheiro doce, amadeirado, muito mais aromatico que os cubensis, quando via o vinho na garrafa ficava até dava um nojo, depois de "pasteurisado" fica lindo

Realmente nao da pra não dar um gole, e engraçado, ja tive a sensação de ser ativa na ponta da lingua, uma hr depois nao sei se é efeito placebo mas fui dar um tapinha na pantera e achei o gosto do fumo extremamente diferente como se meu paladar tivesse mudado.... e agora e sinto meio aéreo... vamos ver esse fds se aposto corrida com o coelho até a casa da lebre maluca

O vinho ficou bem escuro mesmo, e bem viscoso, e depois da esquentada ficou mais ainda, exatamente como os da biblia, na biblia diz algo sobre psicoatividade ou algo relacionado ao soma ou algo do genero?

rapaz não sei se foi pq usei um suco 100% organico(paguei 11 paus no litro) mas ele ta co uma cor mágica, um roxo extremamente forte, quando esquentei subia um cheiro muito doce pela casa.

Gostaria de tirar mais uma duvida... depois de pasteurisado dessa forma caseira, se adicionar acúcar e colocar pra fermentar será que ele fermenta e vira um vinho de verdade? gostaria de engarrafar ele pra tomar daqui a uns 40 anos por exemplo....

magina um vinho mesmo envelhecino num tonelzinho de carvalho ativo!!?!?!?

que vc abre no seu aniversário de 50 anos e toma com seus filhos... depois abre outra garrafa no aniversário de 70 anos e toma com os netos!

Foto das danadas!! hehe

Conforme prometido segue as fotos das Sclerotias.

A primeira foto dentro do escorredor de macarrão da nona e a outra na palma da minha mão.

Deixei o ventilador deitado por cima do escorredor de macarrão, mesmo esquema que utilizo pra secar cubensis....

Ficou a noite toda e ainda amanheceu meio úmido... nao estavam 100% crocantes... como nao queria deixar ligado o ventilador a manha toda eu embrulhei num xumaço de papel higienico e guardei na gaveta, esta noite vai ficar denovo na ventania....

A cor da sclerotia fico mó legal... um tom meio verde igual folha seca e roxo do vinho.

Hj ou amanha inicio outra garrafada, vou usar a mesma qtd que utilizei de amanitas da primogenita.

Aeee Morta, é assim mesmo a aparencia das meninas?

abraco:D
sclerotia1.JPGsclerotia2.JPG

Vitor

A textura das scleroseilaoq parece tipo tinta de parede descascando sabe? se aperta ela quebra... mas é sólida rses

lindas!

o meu já está a caminho!
fiz sabado e hj d manha apareceu o primeiro ponto branco em um dos pedaços d cogu boiando. acho q demorou um poco pq tava sem ar..mas agora vai!!!!
dia 3/8 é nois!:D

chrchrchrchrchrchrchrchr -> vibrações positivas pros seus micélios! rsrs:p:

Back