Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em louvor do pensar filosófico e artístico - Pequena crítica ao predomínio da ciência

Anjo Torto

Cogumelo maduro
Membro Ativo
16/03/2007
59
69
Sei que pode parecer absurdo, mas levando em conta alguns aspectos ocorridos comigo com relação a minha convivência com a Academia (incluindo entregas de TCC e outros bichos), acho que talvez deva concordar com a Estamira (há um filme muito legal que a retrata, e que tem me marcado profundamente): A ciência, por mais que se justifique por dados estatísticos, não passa de um apanhado de cópias. Há padrões para tudo, e muito pouco espaço para o livre fluxo do pensar e da imaginação, uma vez que qualquer tese deve ser embasado por outros autores (um TCC médio deve possuir no mínimo 40, segundo alguns professores), e até mesmo nossas conclusões devem ser baseadas em pesquisas alheias! Os dados estatísticos podem ser alterados a qualquer momento, e sua interpretação nada mais é do que o apanhado de teorias que você coletou e concorda.
Apesar da academia procurar provocar isso entre os filósofos e artistas, nós sabemos que o pensar filosófico e artístico verdadeiro (aquele que todos carregam dentro de si, e que alguns não conseguem eliminar em nenhum momento de suas vidas), são baseados principalmente nas experiências pessoais e nas interpretações internas que podemos fazer de todas elas. Muitas coisas que os cientistas só repararam muito tempo depois eram professados por poetas, místicos e filósofos a milhares de anos.
Lógico que há exceções, como C.G. Jung (que evitava ler livros que confirmassem suas teses para não ser influenciado por eles), Einstein (que imaginou a maior parte de sua teoria) e Freud (que muitas vezes só tinha a arte como aliada de suas teses, e que inclusive recebeu a alcunha de escritor literário por parte de Harold Bloom), mas eles na verdade nunca desprezaram o Pensamento Filosófico e Poético.
Por causa disso, estou começando a chegar a conclusão de que não devíamos ultravalorizar tanto a ciência assim, e muito menos deixar ela comandar todos os passos de nossas vidas e de nossa vivência em sociedade, uma vez que o pensamento científico também é falho, limitado e um tanto reduzido! Não que devamos desrespeitar os cientistas e seus trabalhos, principalmente se os mesmos demonstram humildade o suficiente para reconhecer suas imperfeições e se permitem analisar as coisas sobre outros prismas, além do técnico e acadêmico. Mas também dar a Academia e aos estudos científicos todo o cetro de controle do pensamento e de nossa percepção acerca do mundo pode tornar tudo catastrófico (e já temos exemplos a respeito disso, como a destruição da natureza pelo desenvolvimento técnico científico para a área de produção e indústria; a criação da bomba atômica dentro das estratégias científicas bélicas e todo o desenvolvimento da manipulação das massas - cujos ajudantes incluem psicólogos, sociólogos e outros ramos do conhecimento técnico academicista).
Sei que tais palavras podem ser frutos de um certo sentimento de apreensão perante uma situação desconfortável, revoltas pessoais criadas em cima da frustração. Reconheço inclusive que tudo soe mais como um desabafo, mas também acredito que elas não são totalmente fora da lógica, e coisas absurdas ditas sem nenhuma coerência.
Se você tolerou até o momento, peço que opinem a respeito! Posso estar gerando polêmica, mas acho que este fórum, cujos membros são seres sensatos e até certo ponto bastante capacitados, é um dos melhores locais para se debater tal questão!
No mais, obrigado pela atenção!:)

Em louvor do pensar filosófico e artístico - Pequena crítica ao predomínio da ciê

A ciência é tudo amigão, se não fosse ela você estaria comendo carne crua dentro de uma caverna, pra mim hipocrisia MESMO é usar meios criados pela ciência para desmerecê-la.

Em louvor do pensar filosófico e artístico - Pequena crítica ao predomínio da ciê

Concordo Anjo Torto.

A academia está saturada da tal panelinha. Para dizer algo vc tem que estar baseado no que outros disseram e aí todo o potencial criativo do ser humano vai por água abaixo. Mesmo quando se faz um doutorado, onde a liberdade de expressão é teoricamente maior, a pessoa fica limitada a determinados pressupostos teóricos. O que mais espanta é ver que quase a totalidade da academia está nessa onda de reprodução contínua. É triste ver alunos de mente fresca, ainda não contaminados pelo germe da repetição constante, começarem a dar sinais de que serão os futuros reprodutores desse mal.

Nisso tudo a gente percebe o quanto os ditos intelectuais e detentores dos saberes do mundo são pessoas mergulhadas numa poça de ego. A academia é um desfile de egos. O status quo tem que ser mantido, tem que ser reproduzido. As posições e cargos foram ocupados e ninguém quer tê-los questionados ou desmerecidos. Por serem detentores de ALGUM saber se acham superiores e importantes. Faltam-lhes muita, mas muita humildade mesmo. "Que inteligente e eloquente aquele professor é! Mas coitado, não sabe nem plantar uma árvore, que burro!"

Certamente essa limitação atrasa a ciência. Muitos conhecimentos já estão aí, mas a ciência está muitos passos atrás. É claro que não podemos jogar o conhecimento acumulado da humanidade no lixo e esperarmos que a nossa criatividade nos faça produzir uma máquina de teletransporte sem apelar para o conhecimento técnico de materias e determinadas leis físicas, mas por que os cientistas determinam que o teletransporte humano "não é possível em hipótese alguma segundo as leis físicas do universo"?. Limitação...

O fato é que isso não se aplica somente a Ciência, mas a toda a estrutura da sociedade. Até mesmo as atividades que são criativas na maioria das vezes estão recheadas de cópias, vide músicas sempre parecidas, pinturas que seguem uma determinada escola e padrão. Todo o aprendizado é limitador do potencial criativo de uma forma ou de outra, mesmo que também seja um meio fundamental para a criação ser expressada.

Desligar a mente dos condicionamentos aprendidos durante a vida abre portas para o potencial criativo limpo. E viva os enteógenos!

A ciência é tudo amigão, se não fosse ela você estaria comendo carne crua dentro de uma caverna, pra mim hipocrisia MESMO é usar meios criados pela ciência para desmerecê-la.

Dani, acho q você está confundindo as coisas...
Ciência quer dizer saber: a árvore da ciência do bem e do mal, donde veio o fruto proibido. Antes, Adão e Eva não sabiam o que era bem e mal e viviam no paraíso. Tudo era como no estado de natureza imaginado por Rousseau quando criou a figura do bom selvagem. Ciência é uma palavra que não quer dizer só ciências (como campo de estudo). Somente assim seu argumento de que estaríamos comendo carne crua na caverna vale algo. Pois os homens da caverna tinham ciência de que a carne crua no fogo ficava mais agradável.
Ou você realmente está dizendo que os homens da caverna estudaram ciências pra cozinhar carne? Raciocínio existe independente da ciência científica.

Concordo Anjo Torto.

Nisso tudo a gente percebe o quanto os ditos intelectuais e detentores dos saberes do mundo são pessoas mergulhadas numa poça de ego. A academia é um desfile de egos. O status quo tem que ser mantido, tem que ser reproduzido. As posições e cargos foram ocupados e ninguém quer tê-los questionados ou desmerecidos. Por serem detentores de ALGUM saber se acham superiores e importantes. Faltam-lhes muita, mas muita humildade mesmo. "Que inteligente e eloquente aquele professor é! Mas coitado, não sabe nem plantar uma árvore, que burro!"

Concordo e assino embaixo!:pos::pos:

Outro ponto interessante é vc pensar que cada vez mais o desenvolvimento científico se "desumaniza", ou seja, se preocupa menos com os bem estar dos seres humanos e mais com futuros rendimentos...

Dani, acho q você está confundindo as coisas...
Ciência quer dizer saber: a árvore da ciência do bem e do mal, donde veio o fruto proibido. Antes, Adão e Eva não sabiam o que era bem e mal e viviam no paraíso. Tudo era como no estado de natureza imaginado por Rousseau quando criou a figura do bom selvagem. Ciência é uma palavra que não quer dizer só ciências (como campo de estudo). Somente assim seu argumento de que estaríamos comendo carne crua na caverna vale algo. Pois os homens da caverna tinham ciência de que a carne crua no fogo ficava mais agradável.
Ou você realmente está dizendo que os homens da caverna estudaram ciências pra cozinhar carne? Raciocínio existe independente da ciência científica.
Ciência é tudo que está envolvido no saber sim, saber que Adão e Eva não existiram faz parte dessa sabedoria, e aprender a cozinhar a carne antes de comê-la pode ter sido um dia uma das primeiras descobertas DA CIÊNCIA, falar também é...

Se algo virou de conhecimento geral e é útil para todos automaticamente vira ciência, se algo não pode ser provado é ciência alternativa, um tratamento que não funciona entra na categoria de medicina alternativa, se funcionar AUTOMATICAMENTE se torna parte da medicina.

se eu não tivesse pensado eu estaria ainda no paraiso
e não teria que aguentar reis, politicos,papas,pastores,médicos, juizes e etc.....................................................:D:D:D
lá no paraiso vois são deuses e deusas são filhos e filhas daquele que começou toda a existência
foi o pensar que viver em um mundo assim que me trouxe aqui
agora que eu despeitei
eu percebo a miséria que eu me meti por pensar:D

como pode os filhos e filhas de Deus serem explorados, serem escravizados,coagidos,desrespeitados,taxados etc...........
Deus vendeu este planeta para eles venderem uns aos outros
foi o pensar que nos trouxe aqui

alerta
não confundir pensar com ver,perceber,:D:D:D

se eu não tivesse pensado eu estaria ainda no paraiso
e não teria que aguentar reis, politicos,papas,pastores,médicos, juizes e etc.....................................................:D:D:D
lá no paraiso vois são deuses e deusas são filhos e filhas daquele que começou toda a existência
foi o pensar que viver em um mundo assim que me trouxe aqui
agora que eu despeitei
eu percebo a miséria que eu me meti por pensar:D

como pode os filhos e filhas de Deus serem explorados, serem escravizados,coagidos,desrespeitados,taxados etc...........
Deus vendeu este planeta para eles venderem uns aos outros
foi o pensar que nos trouxe aqui

alerta
não confundir pensar com ver,perceber,:D:D:D
Cara, acho sinceramente que não se deve confundir o pensar com a padronização e utilização do pensamento! Nossos problemas começaram quando se começou o desejo de dominação! Piorou quando se determinou que o conhecimento era poder, e desde então estamos nessa quase Matrix!
Como um camarada me falou, os estudos deveriam ser feitos sem bitolas ou fixações. É por isso que a Casona era um local tão mágico, capaz de criar seres setentistas que ouviam Nü Metal, filósofos das ruas, entre outros seres absurdos. É por isso que lá se fazia percussão até com pratos, que se saía para a rua para bater latas, tambores de plástico e comer com os mendigos como se fosse a coisa mais normal do mundo! É por isso que era possível andar todo esfarrapado sem que ninguém encanasse com porra nenhuma. Lá muitos perceberam que a influência devia ser somente um meio para criar seu próprio ar, e não uma forma de padronizar as coisas, e se tornar puros reprodutores da arte! Até hoje a Casona foi um dos locais mais revolucionários de minha cidade, local de filosofia, arte e liberdade plenas, onde os malucos curavam suas paranóias através da livre expressão da mesma. Quantos deixaram de apelar para a Pedra ou Cocaína, e só ficaram no velho baseado por causa de começar a freqüentar a Casona! Eram loucos saudáveis, o tempo corria diferente, as leis se tornavam continuamente diferentes! Lá notei que o Sol e a Lua não caminhavam na mesma velocidade dos relógios, e que finalmente saí de uma bad brava! Lá comecei a tocar um som, e a ver meus poemas virarem partes de música!
Se me deixassem, eu falaria horas a respeito! Porque para mim, a Casona foi minha experiência de paraíso! Se a Academia fosse que nem a Casona, provavelmente teríamos descoberto bem mais coisas do que atualmente!

O homem somente seria o que o homem chama de selvagem se não tivesse desenvolvido a habilidade da linguagem.Mas a linguagem definitivamente não se origina do indivíduo isolado,e sim de um acordo de cavalheiros entre partes(que formam esse todo que alguns chamam de "sociedade contemporânea" (!!!!!!!#$#@#@%$!!!),Império,Espetáculo ou Babilônia),os indivíduos.
Paralelamente à linguagem,e junto à ela,forma-se a razão,ou o que a Babilônia entende por "razão".
Ambas só existem e só podem existir com bases sólidas em uma estrutura instável,maleável,elástica,imprecisa e complexa,que é o acordo entre as partes.
Parece ser uma propriedade recorrente na maioria dos conceitos da Babilônia uma tendência à auto-preservação.Darwinismo conceitual :).Max Stirner,que aliás devia usar chapéus gigantes,dizia que há nas "nossas" instituições uma tendência ao egoísmo ao egoísmo.Ele trabalha com alguns exemplos:
-Deus só se importa com o que é de Deus(pelo que o pastor me falou,Deus é amor,compaixão,solidariedade,respeito e bla bla bla).Ele luta para se manter,então,ao manter esses valores(pelo menos assim ele foi construído pela Máquina Simbólica do Império).
-O que é humanidade?Humanidade é senso de respeito,de vida em comunidade,de cidadania e blablablA.Pelo que ela luta?Por ela mesma

Aquele acordo de cavalheiros éao mesmo tempo bom e ruim,pois sem ele não há jogo,mas com ele,o jogo NÃO pode ser individualista.

Essa linha de pensamento minha caiu numa beco sem saída :(
O individualismo extremo(que seria,pra mim,o único desejável,se fosse pra desejar algum) pode ser anti-humano :/

Pegando um afluente imaginário diferente,e mais diretamente ligado ao assunto proposto no tópico...
As raízes mais profundas da ciências são,mais uma vez,aquele acordo (por não defini-lo,pretendo não limitá-lo(ou matá-lo);e suas mais superficiais a própria filosofia.
A ciência,quando diz estudar a Verdade,o Real,a Realidade,ou qualquer abstração do gênero,é míope,e erra : ela é parte apenas da Realidade Consensual,e não da Realidade em si.A filosofia da ciência(!!!!) contemporânea já trabalha na idéia de que a ciência tem como objeto científico um modelo de mundo científico : abstrato.
Mesmo sendo uma falácia ambulante,a ciência é válida : ela é um dos frutos da dialética do consenso(sujeito à Máquina da Informação,da História e da Escrita).

Eu só posso estar escrevendo isso porque tenho algo em comum com vocês,para que vocês possam me ENTENDER.A ciência é só mais uma Realidade Confortável criada.É claro que ela tem alguns RESULTADOS efetivos,mas isso não prova absolutamente nada."A Natureza não tem leis,apenas hábitos"(e que o Mestre me perdoe a citação!)

Essa visão relativa do próprio conhecimento humano,da "razão" humana,e do ethos cultural,permite,pelo menos,que neguemos algo presunçoso e que se diz absoluto(ciência-realidade religião-realidade filosofia-verdade bla bla bla).E negação é movimentação.Ficamos mais próximos de algo de mais interessante,e,"be aware",REAL ! :)

uma anedota transcrita meio foscamente do meu ethos de registro(memória):
set:Porto Rico,reunião de anônimos
setting:calor,sol,sexo,culpa e frustração
-Oi gente,meu nome é Jesus e tenho um problema.Não consigo lidar com esse ritmo frenético imposto por Burocratas Lunáticos e Autocráticos.
[todos,em uníssono] : - Bem vindo Jesus! Estamos aqui para ajudá-lo!O primeiro passo é conhecer seu problema.

se é que vocês me entendem

reminder : Resistência,Negação,Arte e Terrorismo! :)

Eu concordo com o Daniboyz, a ciência funciona de um jeito. A filosofia e a arte de outro.
A ciência trabalha com o que é palpável, com o que pode ser comprovado. É limitada. Mas esse é o modus operandi dela. E não há demérito algum nisso. Pelo contrário é muito útil à sociedade.
A filosofia e a transcedencia ajudam a entender as coisas num nível mais elevado(sutil).
A filosofia é gasosa e a ciência é "sólida".
A filosofia é útil para o espírito, a ciência para as coisas materiais. Nós somos máteria(carne) e espirito é preciso conciliar as coisas.

É só uma opinião.

a ciência não comprova nada
os fatos comprovam a si mesmos..toda a argumentação da ciência não consegue se sustentar

a ciência não comprova nada
os fatos comprovam a si mesmos..toda a argumentação da ciência não consegue se sustentar

Só pra por lenha na fogueira: Uma pessoa é curada de câncer e os médicos dizem, impossível isso acontecer, repita os exames e a pessoa repete e confirma, que é um milagre. Então, a ciência já acredita em milagres? eles dizem que não. Nada prova nada, tudo prova tudo!

OBS: Acho que tô trabalhando demais!!!!!!!!!!!!!!!!1

Mais um ponto interessante, discutido ontem com minha velha amiga Mãe Anima de Avalon: Existe a Ciência e a Ciência Acadêmica! A Ciência seria algo bom e realmente útil, enquanto que a Ciência Acadêmica seria somente a Limitação dos Padrões e das Cópias!
Isso aqui está ficando interessante!:D

ver para crer!!

e crer para ver!

há ciências e ciências...

ciencia = manifesto intelectual,seguindo logica= levemente restrito a determinados conhecimentos "mais elevados"

Entendo a sua indignação contra o "sistema" de conhecimento. Infelizmente a ciência tem duas faces.
A ciência é capaz de trazer um acumulado de milênios de pensamento humano a tona, é capaz de resgatar valores des dos primórdios da linguagem, mas por outro lado ela sofre da moléstia do ser humano também.
Interpretação é o começo desta tragédia, cuja finalidade é guardar o essencial e exato do conhecimento, mas que passa pelo filtro cerebral ERRONEAMENTE conhecido como "sujeito", então passa a ser "subjetivo".
Eu atribuo, (e ja fiz uma pequena alusão a isso em outro tópico), toda esta tragédia como um equivoco na interpretação e depois em toda a consolidação de uma forma de pensamento.. René Decartes e a sua centrifugação desnecessária, dividiu a "coisa" em dois.. Sujeito e Objeto..
A partir daí, a consolidação desta forma de pensar foi cada vez mais em função destas duas diretrizes, como se fossem setas que apontassem para lados opostos... E chegou ao cumulo de se dizer: "Realidade Subjetiva e Realidade Objetiva são coisas diferentes".
Só pra fazer uma pequena introdução da tragédia, é mais ou menos por este fenomeno que veio a ocorrer então tudo isso que se diz de "interpretação subjetiva" e dai então que começou todo o equivoco na ciência.
O que se preza agora, numa ciência tão sem uma única perspectiva, mas com perspectivas "subjetivas"? O que se preza agora é QUEM foi o sujeito que expressou esse conhecimento ? Afinal, o sujeito agora tem muito mais força, perdeu-se a igualidade de direitos que os entes naturais tem, agora diz-se: "Fulano é um GRANDE pensador, Cicrano é Filosofo!!"
A ciência ja perdeu o carater imparcial, a ciência é uma disputa de deuses do submundo sub-jetivo.
A ciência ja não é mais real, ela é qualquer coisa que se chama "ideal" mesmo sem nem o próprio inventor desta metáfora saber exatamente o que isso significa em absoluto.
A ciência é empregnada de psicologistas que julgar ter o epicentro da vida dentro do "Eu", porém o Eu não é um epicentro Real, mas também está dentro do Eu ?
Exotismo é o que não falta para os psicologistas!!
A ciência é uma mescla de representações e interpretações, equivocos e verdades.
A arte de subir a montanha agora não é mais a simples vontade de subir, mas saber também qual é a trilha que leva ao cume.

Entendo a sua indignação contra o "sistema" de conhecimento. Infelizmente a ciência tem duas faces.
A ciência é capaz de trazer um acumulado de milênios de pensamento humano a tona, é capaz de resgatar valores des dos primórdios da linguagem, mas por outro lado ela sofre da moléstia do ser humano também.
Interpretação é o começo desta tragédia, cuja finalidade é guardar o essencial e exato do conhecimento, mas que passa pelo filtro cerebral ERRONEAMENTE conhecido como "sujeito", então passa a ser "subjetivo".
Eu atribuo, (e ja fiz uma pequena alusão a isso em outro tópico), toda esta tragédia como um equivoco na interpretação e depois em toda a consolidação de uma forma de pensamento.. René Decartes e a sua centrifugação desnecessária, dividiu a "coisa" em dois.. Sujeito e Objeto..
A partir daí, a consolidação desta forma de pensar foi cada vez mais em função destas duas diretrizes, como se fossem setas que apontassem para lados opostos... E chegou ao cumulo de se dizer: "Realidade Subjetiva e Realidade Objetiva são coisas diferentes".
Só pra fazer uma pequena introdução da tragédia, é mais ou menos por este fenomeno que veio a ocorrer então tudo isso que se diz de "interpretação subjetiva" e dai então que começou todo o equivoco na ciência.
O que se preza agora, numa ciência tão sem uma única perspectiva, mas com perspectivas "subjetivas"? O que se preza agora é QUEM foi o sujeito que expressou esse conhecimento ? Afinal, o sujeito agora tem muito mais força, perdeu-se a igualidade de direitos que os entes naturais tem, agora diz-se: "Fulano é um GRANDE pensador, Cicrano é Filosofo!!"
A ciência ja perdeu o carater imparcial, a ciência é uma disputa de deuses do submundo sub-jetivo.
A ciência ja não é mais real, ela é qualquer coisa que se chama "ideal" mesmo sem nem o próprio inventor desta metáfora saber exatamente o que isso significa em absoluto.
A ciência é empregnada de psicologistas que julgar ter o epicentro da vida dentro do "Eu", porém o Eu não é um epicentro Real, mas também está dentro do Eu ?
Exotismo é o que não falta para os psicologistas!!
A ciência é uma mescla de representações e interpretações, equivocos e verdades.
A arte de subir a montanha agora não é mais a simples vontade de subir, mas saber também qual é a trilha que leva ao cume.

Não ficou muito bem inteligivel mas ta valendo... O que eu queria frizar era o inicio deste erro chamado "interpretação subjetiva", que é a origem das multiplas faces da realidade, que foi preciamente Decartes que iniciou a doutrina...Muitos filosofos veem Decartes como "idealista" puramente.

As dúvidas permanecem, o espírito está dentro do espírito ? Então ele é em sí mesmo? Sendo assim, tudo que ha no espírito é em si mesmo também, e portanto coisas com o mesmo carater real que o espírito.
Se ha multiplas faces da realidade, não ha também uma única que as conecta de modo que sabemos da existência de todas ?

Vc só enrolou um pouco no português. Mas em compensação suas idéias são bem legais, e interessantes! A Academia sofre realmente deste mal: achar que sua visão de mundo é imparcial e completa, mesmo nós sabendo que na verdade não conseguimos perceber nada de maneira imparcial e completa, já que sempre sofremos influências as mais diversas! Bem lembrado, realmente!:D

Back