Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Em busca da Sabedoria Asteca

Diário de cultivo completo.
Saudações;

A muito que não encontro com meus saudosos irmãos. Muitos foram os motivos do meu afastamento, mas o principal foi à concentração nos meus estudos acadêmicos. Bem agora que estou com um pouco mais de folga, isto quer dizer “formado”, posso me dedicar aos verdadeiros estudos, os que buscam o autoconhecimento, a verdade e a o Seu Deus.

Já havia um bom tempo que minhas experiências enteogênicas se resumiam a ocasionais encontros com a comunidade Rastafari (para sessões de Nayambing, com utilização ritualística da Ganja), ou aos trabalhos do Santo Daime (Ayahuasca). Devo salientar que ambos de suam importância para mim. Mas ainda não estava satisfeito, me faltavam os grandes professores, aqueles que me conectavam com o mundo como nenhum outro o fazia, queria as pequenas e efêmeras maravilhas da Mãe Terra, queria os cogumelos.

Pois bem, como voltar a um processo totalmente extinto? Iniciaria literalmente do zero, já a mais de um ano houvera fechado as portas (ao menos da caixa de correio) do FSRB – Free Spore Seeds Ring Brazil, e não restara nenhum print se quer em minhas mãos, que dirá uma mísera cultura isolada... Fui em busca de ajuda, mas todos que buscara, já não mais praticavam a arte. E agora, some resta a gringa, pensei eu. Dito e feito.
Fui atrás de sites confiáveis e da strain correta. A busca da Strain foi o mais difícil, isto porque já tive muitas experiência com diferentes linhagens de cubencis. O problema, creio eu, é que muitas são meramente recreativa, e que em certo ponto da experiência perde-se a concentração para momentos de pura diversão e alegria.

Nota: Não faço aqui juízo de valor sobre como cada um deste fórum utiliza os cogumelos, seja qual for sua forma de uso e em que ambiente o faça, tenho certeza que os motivos são genuínos e dignos de respeito. Já fiz muito uso recreativo de psicoativos, mas hoje tenho outra busca e propósito com os mesmo.

Portanto, depois de muito procuras, decidi por priorizar o Mazapatec, de origem Mexicana, da região de Oaxaca e Chiapas – Importantes centros de cultura Asteca. Pois talvez tenha sido estes mesmos cogumelos que ele tenham tido contato.
Pronto, feito o background do porquê da Strain, vamos ao que interessa.
Para reiniciar o cultivo tive que comprar tudo, literalmente tudo, fiz umas anotações dos gasto e em breve vou postar aqui.
Pedi uma seringa de 10ml, que chegou sem problemas pelo correio.
Primeiro passo, construir uma gloove Box. Usei um organizador grande de tampa transparente e dois furos para enfiar as mãos.
Segundo passo, fazer os substratos.
Decidi começar logo com diferentes substratos para ver os resultados.

1º substrato – Milho.
Milho de pipoca para microondas Premium da Yoki. Sentei para selecionar os grãos retirando todos que apresentavam imperfeições e deformidades, isto leva tempo. Depois coloquei em uma panela e adicionei água + 2 colheres de sopa água sanitária (marca Qboa). 20 minutos de descanço. Levei com água limpa e coloquei no fogo até ferver, 2 minutos de fervura e desliguei. Depois de 8 horas, liguei novamente o fogo, e repeti o processo de antes, sem a água sanitária. 18 horas depois, retirei o milho e coloquei pra secar bem no escorredor.
Próximo passo foi colocar o milho em 4 copos de wisky, fechar com papel alumínio (3 camadas dobradas) fazer 2 furos e colocar outra folha de alumínio por cima. Levar a panela de pressão por 90 minutos, fogo máximo até pegar pressão e fogo baixo até o final do processo.

2º substrato – Milho (tratado pelo processo acima) + Fibra de coco envelhecida + ½ bastão de giz + “toda borra de café da manhã”. Seguindo procedimentos:
https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/

3º PF TEK para Brasileiros.4 copos de whisky. Seguindo procedimentos:
https://teonanacatl.org/threads/pf-tek-para-brasileiros.18/

4º HempCogu TEK I :D- O mesmo que PF Tek, mas ao invés de farinha de arroz integra, temos farinha de sementes de cânhamo integrais, trituradas em liquidificador. Misturadas em mesma proporção na vermiculita.

Após a esterilização dos substratos coloquei tudo dentro da gloove Box, limpa com borrifador ( 2/4 de água sanitária + ¼ de Lysol + ¼ de água ), esterilizei a agulha da seringa no fogo de um isqueiro e inoculei em cada um dos substratos, re-esterelizando a agulha a cada procedimento.

Estão todos agora descansando em diferentes lugares no guarda roupa: na gaveta, na parte de cima, na inferior e dentro de um isopor fechado. Cada lugar tem micro variações de temperaturas que quero estudar a influencia sobre o crescimento.

Hoje é o nono dia de cultivo e já tenho algumas respostas. Até o momento o melhor substrato para crescimento do micélio foi o PF para brasileiro, com micélio muito risomórfico, denso e vigoroso:eek:. No milho o crescimento se faz muito lento, mas está se desenvolvento. Na método HempCogu o crescimento está no meio entre os anteriores, enquanto a técnica do Bulk ainda não é possível ver o micélio:(.

Com relação as diferentes lugares, posso afirmar que dentro do isopor obtive o melhor resultado entre as técnicas e com crescimento mais sadio do micélio.
Em breve, assim que minha nova câmera chegar com o Santo Nicolaus (Papai Noel para os mais íntimos) postarei as imagens desta “experiência”:rolleyes:.

Brazuca mandando ver aí!
Quanto à utilização de semenetes de cânhamo, acho que pode até dar certo. De repente se utilizar uma quantidade menor ou misturar com uma parte de FAI o crescimento do micélio pode ser mais rápido.
As seeds de cânhamo contém bastante óleo, o que pode resultar no atraso do crescimento ou estagnação do micélio.
Fiz alguns testes utilizando grãos diferentes e percebi que quanto mais óleo o crescimento é mais lento ou nulo.
Testei adicionando na tek PF e outras misturas como centeio, os seguintes grãos: girassol, linhaça, ervilha, feijão e canjica branca(no lugar do milho), em várias proproções e percebi que no uso da linhaça e do girassol o crescimento do micélio foi quase nulo na maioria dos potes.
Boa sorte por aí irmão!
Que venham os cogus!

Abraxx

Ei hemp
Que alegria vê-lo de volta aqui.
Sucesso no cultivo, estaremos acompanhando.

Brazuca mandando ver aí!
Quanto à utilização de semenetes de cânhamo, acho que pode até dar certo. De repente se utilizar uma quantidade menor ou misturar com uma parte de FAI o crescimento do micélio pode ser mais rápido.
As seeds de cânhamo contém bastante óleo, o que pode resultar no atraso do crescimento ou estagnação do micélio.
Fiz alguns testes utilizando grãos diferentes e percebi que quanto mais óleo o crescimento é mais lento ou nulo.
Testei adicionando na tek PF e outras misturas como centeio, os seguintes grãos: girassol, linhaça, ervilha, feijão e canjica branca(no lugar do milho), em várias proproções e percebi que no uso da linhaça e do girassol o crescimento do micélio foi quase nulo na maioria dos potes.
Boa sorte por aí irmão!
Que venham os cogus!

Abraxx
Creio que tenha razão, o crescimento do micélio ficou estagnado na HempCogu TEK 1. Acho também que retirei água de mais dos copos com milho, pois o crescimento vai pra lá de lento... Em relação aos que estão dentro do isopor (principalmente o PF TK para brasileiros) está indo muito bem.

Estou surpreso com os resultados, pois nunca havia feito uma receita "pobre" digo sem adicionar semente de níger ou cremogema ou qualquer outro "alimento" extra. E digo de passagem ,que impressionantemente, os bolos mais simples são os que estão apresentando os melhores resultados.

Ainda sem câmera, mas creio que o bom velinho (digo São Nicolaus) já saiu da Finlândia (Lapônia – Pólo Norte) e já deve estar a caminho da Bahia....
Vou esperar o milho colonizar todo, daí farei um spaw com folhas e talos de cânhamo secos e esterilizados em panela de pressão, substituo a fibra de coco por ele.. é HempCogu TEK 2. Esses eu sei que dá certo pois já o fiz anteriormente. Minha duvidada é se eles (os cogus) são capazes de absorver as moléculas mágicas (especificamente os terpenóides) deste rico substrato... Digo que noto a diferença na potencia... mas sou suspeito a falar.

Estou surpreso com os resultados, pois nunca havia feito uma receita "pobre" digo sem adicionar semente de níger ou cremogema ou qualquer outro "alimento" extra. E digo de passagem ,que impressionantemente, os bolos mais simples são os que estão apresentando os melhores resultados.
Eu insisto TAAANNNTO pra que mais e mais pessoas PENSEM como voce amigo!
Raciocinando mais a frio - de que adianta um micelio HYPER voraz de uma cetena de substratos diferentes, se o cara nao consegue re-produzir a receita em 100% das vezes que ele produz o bolo?
Quanto mais simples a reeita, mais especializado/isolado sera a substrain final, dominadora(as) e frutificadora(as) do bolo.
Nota um milhao e o ULTIMO joinha de 2008! (fazia uns 6 meses q eu nao usava-lho!):neg::eek::!::!::pos:

Ai vai as novidades:

Bem tive que viajar, fui para o universo paralello no revellion, e eis o que fiz.

Coloquei os bolos que estavam quase todos colonizados dentro da geladeira, e deixei os milhos do lado de fora.

Voltando de viajem pude observar que o substrato HempCogu TEK 1 estava bastante colonizado e o de milho completamente.

Tirei eles da geladeira e vou deixar tterminar a colonização, para então aniversariar os bolos.. AH ai esta minha camera, mando fotos esta semana.

Vou fazer um casing com o milho.

Atualizando.

Muita coisa ocorreu esses dias.
Primeiro um kit (groowbox gringo) meu que tava na geladeira tirei, enchi de agua por 12 horas. coloquei no saquinho com filtro de ar e coloquei no isopor furado para entrada de luz com blocos de gelo para manter a temperatura em torno dos 19 graus - tarefa dificil aqui na Bahia com mais de 30 graus na sombra. Coloquei também uma bombinha de aquario na entrada do filtro tb para facilitar a troca de ar.

Segundo peguei os milhos de mazapatec totalemnte colonizados e fiz a expansão das sementes dentro da glovebox. Fiz mais 5 potes de milho e joguei um muite das sementes em dois bulks com fibra de coco e mais milho.

Também chegaram minhas seringas de 10 ml, pedi do Spore101 (pf classic, Creeper e Gold Teacher) 3 seringas, R$ 44 dolares com envio.

Inoculei o Creeper em PFTEK para brasileiros com adiçao de 10% de Niger (semente de passaro).

E aniveriei um bolo num terrário armengado aqui.

Resultados:

O maldito growbox até agora não pinou, desde Domingo 4/01, mesmo meu trampo da porra de ficar trocando gelinho até de madruga pra não gelar de mais ou esquentar. Já até me revoltei e coloquei agua no fundo do kit (aqua mais H2O2) com a bombinha de aquario lá dentro tb para ver se o problema não é falta de O2. E ainda tem a luz que fica 12/12.

Já no caso da colonização o resultado é outro, os milhos estão indo bem com as "sementes de mazapatec" sem contaminações aparentes e otimo crescimento micelial em todos os potes. No caso dos potes de sorvete 2l que fiz o bulk, não abri pra ver, quero só abrir daqui a 20 dias.

As novas inoculações são positivas também. O micelio ja esta começando a aparecer do creeper.

O bolo ta lá. Fui injetado nele 10 ml de água, e depois virado em um pirex com cama de vermiculita humida. dentro de um aquario do tamanho da tela de um PC 19 polegadas, com o fundo com argila espandida, aqua com aqua sanitaria e h2O2 e bombinha de aquario. fechado com plastico de alimento (isofilm) e um tapawer de gelo dentro pr menter fresco,com ocasinais borrifadas de aqua com h2o2 nas paredes.. humidade mei ruim em torno de 70% :mad:

Bem é isso. A camera ta sendo a missão. Creio que hoje já tenha termidado as fotos e amanha posto.

Fotos

A estufa (caixa de isopor) com Mazapatec e Creeper / Alguns bolos de creeper com HempCogu Tek 1 e Mazapatec no Milho / Mazapatec no Milho
Estufa.JPGDesenvolvimento.JPGMazapatec no Milho.JPG

A fotos

Meu Armário Mágico, com a Glovebox caseira, minhas estufas (isopores) e todos os materiais necessarios para o cultivo.
Mush 006.jpg

Mais Fotos

O terrário (isopor 120 litros) alimentado com potes de gelo a cada 12 horas / Visão interna do sitema para melhor retenção de humidade / Close de uma fase do terrário com o termohigrometro digital (temperatuda e humidade -:D Ótimas) / Um close de um bolo em PF Tek para Brasileiros de Mazapatec :pos:
Terrário.JPGTerrário interno.JPGTerrário interno close.JPGMazapatec cake.JPG

Última edição por um moderador:
A vai mais novidades. Segue as fotos do meu armário mágico, agora cheio e completo, um close das minhas meninas e claro....:D

A maravilhosa presença dos seres divinos que finalmente se manifestão por completo.:) Dos 3 bolos, 2 começaram a dar pins e o terceiro estou animado tb. :cool:
Pins.JPG

Nossa, que cheirinho bom que deve tá dentro desse armário !! Belas meninas conseguiu em, parabéns !!

Ae as fotos atualizadas. Um bolo é o primeiro que tava lerdo e fiz un dunk, deu overlay e só agora ta frutiicando.

As outras duas fotos são a continuação do crescimento do bolo que chamei de ideal - forte, "fuzzy", cheroso e com exelente humidade.
mush2.JPGPins2.JPGPins2.1.JPG

Detalhes

Decidi abrir o lacre de isofilm (plastico de alimentos que fechava o aquario0 e expor ao ambiente, lembrando que ele ainda está dentro do isopor (120 litros) para assim reduzir a humidade que está em 99% para lgo em torno de 80% por acreditar que os cogumelos preferem assim (os pins não gostão de alta humidade). Ah e també diminui a luz menos tempo de luz direta, mais tempo de luz indireta... mas no periodo 12 /12.

Vamos ver o que dá. Minha experiencia com Pleurotus me mostrou isso. Com cubencis eu não sei, mas vale arriscar.

Pois bem

Depois da redução de humidade e maior ventilação aqui estão os dois meninos crescendo. o terceiro bolo que não pinou decidi abrir-lo e faser ujm casing com perlita em baixo e pó de casca de coco (+ um poquinho de café em pó e giz *PH). Quando abrio o bolo pude notar que este estava bem seco...

No mais, ai segue a saga dos Mazapatecas (Mazatecas + Zapatecas)

* Notei também que os cogumelos estão muito pequenos :mad: #O que poderia ser?

Mas fazer oque, estou testando esta strain e não sei bem quais resultados esperar... Tive alguns relatos muito bom de experiencias com esta variedade, de toda forma não pude observar muitas pessoas com sucesso de cultivo...
PF 1 - Pins 18.01.09 lado.JPGPF 2 Dunk 18.01.09.JPG

Viver Bem.

Hoje em viagem pela Polinésia Francesa conheci o lugar que quero morar, praia, coqueiros, surf, recifes de corais, floresta nativa preservada, poucos vizinhos. Mas acho que o que mais chamou minha atenção foi seu formato... feito por Deus, ai ai que dádiva... e viva ao Google Earth.

Que tal um Pin Aki ! PINAKI é o Lugar.
Pinaki - Mush island.jpg

Esse é o 1º flush?
Algumas vezes (no meu 1º flush de cogumelos) eles também se apresentam assim mirradinhos e tímidos, já no 2º. flush, crescem uns de tamanho assustador, ótimos para retirar carimbo e consumo.

As ultiams atualizaçãos. dia 19 e a colheita de hoje... Primeiro flush completo.. pouco mais com amor..
PF 1 - Pins 19.01.09 lado.JPGPF 2 Dunk 19.01.09.JPGMazapatec 1 flush.JPG

Finalizando os bolos PF

Bem, agora como disse fiz casing com os bolos, eis o resultado da colheita... os casing estão indo muito bem, fiz 3 experimentos um com perlita, o bolo colonizado e pó de casca de coco (+ pouquinho de pó de café e um toquinho de giz). Estes estão indo lindamente.. porém os que fiz com milho, perlita e vermiculita estão de mal a pior... sei não porque mas estão..
Em mãos.JPG

Parabens, muito bom!!! o pezinho da plantinha tb ficou lindo, belos camaroes!!!!

Parabéns pelos frutos meu rapaz! E os camarões estão de invejar! Aqueles cristais de THC estão lindos!

Back