Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Ecuador - Cultivo I

Diário de cultivo problemático.
Saudações;


Meu primeiro cultivo destina-se à frutificação em casings de grãos inteiros (provavelmente milho de pipoca). A primeira etapa, de seleção do genótipo adequado, está descrita logo adiante.

1. A técnica estéril foi seguida rigorosamente em todos os procedimentos. Sabão bactericida (Protex) líquido, Lysoform aerossol e spray de formol a 4% (solução de Lysoform bruto) foram usados nos diferentes procedimentos e sem a menor economia.

2. As seringas foram preparadas com água destilada a partir da técnica de seringa do Psilocyber e acondicionadas em ziplocs individuais. Para a introdução dos esporos nas seringas, utilizei a câmara de atmosfera inerte – CAI (glovebox) improvisada. Foi de longe o procedimento mais difícil até agora. Sinceramente, não enviaria ao FSRE um carimbo como o que recebi, que nem de longe se assemelha aos lindos e densos carimbos que vejo no CM. Sei que a cavalo dado não se olha os dentes, mas os esporos estavam tão rarefeitos que somente permitiram a produção de uma seringa, que foi conduzida à geladeira para a hidratação por cerca de 24h. Minha pouca experiência com a raspagem dos esporos, que também tem culpa nessa história, quase inutilizou o carimbo; mas tanto faz, outros estão chegando. A seringa, afinal, ficou legal.

3. O substrato das placas de petri foi preparado com agar, 500ml do caldo de cozimento de 150g de batata inglesa e cerca de 40g de xarope de glucose de milho (Karo) e dividido em três copos de vidro (200ml) devidamente tampados com papel alumínio e esterilizados em panela de pressão por pouco mais de uma hora. As quatro placas de petri foram envoltas em papel alumínio e esterilizadas em forno a gás a 180ºC pelo mesmo tempo.

4. Esperei que a panela resfriasse apenas o suficiente para o equilíbrio das pressões interna e externa, receoso de que o substrato pudesse solidificar se esperasse muito. O papel alumínio foi vedado com fita adesiva ao longo dos copos e estes foram conduzidos a CAI juntamente com as placas de petri e um saco ziploc para cada uma.

5. Após uma última e generosa borrifada do Lysoform aerossol, a CAI foi lacrada. Após 5 min perfurei o alumínio dos copos de agar, retirei os invólucros das placas de petri e distribuí o substrato uniformemente entre elas, que foram conduzidas à geladeira logo em seguida. A sobra do substrato serviria a um experimento, infelizmente mal-sucedido, que estudaria o tempo de solidificação do substrato sob diferentes condições.

6. Para a inoculação, pus a seringa e as placas de petri na CAI limpa, repeti os procedimentos de assepsia e retirei as placas e a seringa de seus ziplocs. A inoculação consumiu cerca de 2/5 da seringa. Coloquei os objetos de volta em seus ziplocs. A seringa voltou à geladeira, as placas eu deixei dentro de um pote de sorvete opaco, descansando na estante. Hoje havia algum sinal de desenvolvimento das primeiras hifas, apesar de a superfície do agar ter ficado um pouco mais úmida do que o desejável. Vou esquecer o pote até o próximo domingo.


Agradeço aos irmãos e irmãs do CM, e aguardo humildemente as críticas e comentários. :D


Muita luz.
C1-3.jpgC1-2.jpgC1-1.jpgC1-4.jpg
 
Cultivo I - Ecuador

Ótima experiência, espero que tudo dê certo!:pos:
 
Cultivo I - Ecuador

ótimo inicio de cultivo, aconselho você a armazenar as placas de cabeça para baixo, para que nao haja acumulo de liquidos sobre a mistura de agar.
Joia mesmo!
parabens e boa sorte.:D
 
Cultivo I - Ecuador

Não se deixe impressionar por carimbos ralinhos, eles são tão eficientes quanto os densos.
Afinal a qualidade dos esporos e muito mais relevante do que a quantidade.
A colonização em agar não é tão difundida aqui, poucos utilizam essa tecnica, por isso é sempre bem acompanhada.
Sucesso no cultivo.
 
Cultivo I - Ecuador

Deu gosto de ler amigo, o texto formatado (faz falta isso no fórum) e sua descrição facilitam o entendimento.

Ótima técnica e procedimentos.

:pos:
 
Cultivo I - Ecuador

mto bom! vou acompanhar de perto esse cultivo, muito bem organizado e tudo muito bem feito com dedicação!

Paz para você e seus ecuatorianos
 
Cultivo I - Ecuador

Buenas Sorte Amigo!!! Estarei acompanhando e torcendo!! Até agora está impecável!!! :pos:



Paz e Humildade!
 
Cultivo I - Ecuador

Muito interessante!!

Vou acompanhar seu cultivo.... não sei nada sobre agar e vi poucos exemplos no fórum.

Muito bom seu inicio de cultivo.... ótimo estudo.
Espero aprender com vc, pois ta tudo bem explicadinho e detalhado.

Parabéns pelo trabalho.
desejo muita sorte e sucesso!!

fica em paz
 
Cultivo I - Ecuador

Valeu. Tomara que seja útil mesmo. Confesso que estou enfeitiçado pelo micélio, e ele nem apareceu direito ainda. O que tenho visto sobre as temperaturas de incubação e frutificação me deixa bem otimista. Pus as placas de cabeça pra baixo ontem mesmo. Será que quatro placas não seriam insuficientes para uma boa seleção? :?: Fato sorte.

Muita Luz.
 
Cultivo I - Ecuador

Alguém ai ainda tem dúvidas de que esse cultivo não será massa?

Porra o cara está isolando! eu disse ISOLANDO...

Isso é muito massa, e Samosaster... Você ficará tão feliz quanto nós aqui do CM ao ver os seus belos frutos!

Parabéns

Por ter iniciado o cultivo dessa forma, não vai se arrepender:):pos:

Só tenho a te desejar ótimas vibes... e continue com o bom "trabalho"...
 
Cultivo I - Ecuador

sem duvidas o ibope desse diario vai ta estorando! heheheh
to esperando atualizações ancioso :D

GOOD Vibes
 
FUNERAL: Ecuador - Cultivo I

Saudações;

Resolvi encerrar o cultivo hoje pra não contaminar as Cinzas.

  • O projeto foi flagelado por vários contaminantes, tanto fúngicos como bacterianos (fedorentos). Não houve desenvolvimento do micélio de Ecuador, apenas indícios das primeiras hifas, cujo crescimento foi logo interrompido pela presença dos competidores. Um deles desenvolveu um bonito segmento de micélio altamente rizomórfico de cor negra cujas hifas mesmo penetravam o substrato. Seria Penicilium? Fez falta uma câmera boa.

  • Não culparei o FSRE nem o carimbo. Prefiro achar que houve algum lapso técnico — e que lapso! — de minha parte. Certos detalhes da execução, como o acabamento da CAI, sua ridícula ‘tampa provisória’ de filme transparente, etc. podem ter impossibilitado uma esterilização adequada. Suas falhas, aliás, foram grande desconforto no manuseio do cultivo. Posso ter subestimado a força urubulina do improviso, ou improvisado sem precisar fazê-lo.

  • Para o próximo cultivo darei à CAI um acabamento mais adequado (tampa e manipuladores) e inocularei um número maior de placas, para uma seleção mais eficiente. Naturalmente, seringas diferentes, de carimbos diferentes, de strains diferentes (Ecuadores, PESAs e outros cubes que gostem de crescer e frutificar em climas QUENTES), de fornecedores diferentes (não precisa mais sair carta pra Holanda. Aliás, ando um tanto preocupado com uma carta de lá que não voltou, uns dois meses, já.). Outras paranóias pra afastar a uruca do dedo verde. Muito estudo. A propósito, quais seriam os contaminantes das fotos?


Vou-me, que ainda é Carnaval. :D

Muita alegria.

Muita Luz.

C1F4.jpgC1F1.jpgC1F2.jpgC1F3.jpg
 
Sobre os carimbos ralinhos, eu recebi um do tamanho duma moeda nova de 10 centavos do FSRE bastante umido.
Raspei meio carimbo para fazer a seringa. A maioria dos esporos acabou ficando grudada no pote coletor plástico. A seringa estava translúcida, parecia água pura.
Hoje, uma semana depois da inoculação, os bolos PF estão mais de 50% colonizados, incrível!

[]s
 
PUTSS

Pelo menos fcou Uma contaminação em AGAR MUITO Psicodélioca...

Eu estou viajando nas imagens... reparem bem, que coisa linda...


Pena não ter dado certo desta vez, mas a próxima você estará ainda mais preparado!

de qualquer forma ótima intenção e parabéns por isso!
 
Back
Top