Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

E a família...

• Criador do tópico aquario
  • Data de início
A

aquario

Visitante
Olá pessoal!
Eu sou novo membro e gostaria de saber a relação de vocês com a família.
Todos nós sabemos que há muito preconceito com relação ao assunto, mas quando ele chega em casa, a situação se torna muito mais complicada.
Só para listar o meu exemplo, eu nunca tive contato com os cogumelos, apesar do meu profundo interesse, e como eu sou muito ligado a minha família, quis que minha mãe soubesse disso. Mas foi nesse momento que clima entre eu e ela ficou feio. Ela ficou preocupadíssima, chorou por um momento, ameaçou contar para o meu pai (eu não quis contar a porque provavelmente ele ficaria ainda mais exaltado)e se recusou a ouvir meus argumentos e pesquisas que fiz durante um bom tempo. Isso porque eu apenas resolvi conversar.
Como o pessoal do fórum lida com esses problemas? Creio que, como eu, há pessoas que ainda vivem com os pais ou falam abertamente disso com a família.

Eu não conto nem à pau!!! hehe

Ou eu seria muito bobinho de achar que poderia convence-los:roflmao: ou eu estaria tentando inconscientemente impedir a minha "extrema unção" com os mágicos.

Se eles não aprovam, não cultive na casa deles.

Se você realmente quiser conhecer os mágicos, procure sair do teu ninho assim que tiver condições.

Pais caretas, por mais argumento que vc dê, vão pensar: "ai meu deus, meu filho é um doidão".

Eu tbm deixo isso em off em relaçao à falimia, primos sabem pois tem uma mentalidade compativel com a minha.
mas hj em dia eh dificil falar disso com alguem que nao entenda pois a sociedade considera droga tudo aquilo que vc uze e te tire a conciencia, eles nao pensam que existe uzo saudavel e benefico

Aqui em casa já houveram várias fases.. fase de discriminação ao uso de enteógenos.. não existia essa diferenciação entre enteógenos e drogas nocivas.. e havia verdadeiro conflito por conta disso. Depois houve um tempo em que faziam vista grossa e ficavam indiferentes quanto a isso, já com certo respeito.. imagino que se deu assim porque viram que não estavam me fazendo mal, pelo contrário.. o fato eh que nunca escondi o uso e sempre fiz uma abordagem de forma consciente sobre o assunto.. é importante esse diálogo.. não precisamos ser partidários saca? sem proselitismo, mas sempre com respeito mesmo diante das divergências.. pois cada um tem seu livre-arbítrio e liberdade de se expressar, bem como de fazer o que bem entender.. porém evidentemente aí a liberdade tem um custo, que a meu ver seria a própria responsabilidade e consciência.

Evite o sofrimento, só abra essa questão depois de você conquistar sua independência.

Minha mãe sempre soube tudo que aprontei e, apesar de desaprovar abertamente, ela nunca me impediu de nada, apenas expunha sua opinião. Já o meu pai não teria aceitado quando ainda estava sob a guarida dele. Puro medo de ter que me sustentar eternamente.

Depois que saí da casa deles, comecei meus cultivos e eles nunca ficaram sabendo, ao menos não no estado de vigília cotidiano. Pelo estilo de vida sóbrio que levo, eles devem pensar que parei com toda e qualquer "droga" (esse é o rótulo deles).

Mas eu sempre dou umas brechas, do tipo ficar brincando que um dia vou chamar todos para uma festa em casa e vou servir um ponche sem ninguém saber que está com chá de cogumelos... ahahahaha :roflmao:

Quando há abertura, vale o diálogo. Se não, "siga sempre seu caminho e deixe quem quiser falar", afinal, "as palavras são de prata e o silêncio, de ouro".

Não desperdiçando energia em disputas de opiniões (o nervosismo envolvido é inversamente proporcional à possibilidade de entendimento entre as partes), você terá mais disposição para tuas realizações.

Um dia ainda espero poder mostrar aos meus pais ao menos fotos dos meus cultivos e, quem sabe, ter a alegria de fazer uma sessão com eles.... Mas não me preocupo com isso, sinceramente.

Respeito a opinião deles, sei que há mesmo uma preocupação com abusos, mas depois de tantos anos, as preocupações deles deixaram de ter razão para existir.

A desaprovação deles não me fez a diferença, pois eles sempre ignoraram e ainda ignoram muito do contexto científico, cultural e espiritual envolvendo os cogumelos e demais sacramentos naturais.

Hmm. Eu fico frustrado de pensar que é praticamente impossível haver diálogo quanto a isso.
Eu deixei claro para a minha mãe de que eventualmente eu terei contato com os mágicos, pois tenho uma posição muito sólida a respeito, parece que isso deu uma brecha para a gente conversar.

Eu vou contar um progresso (eu acho) que eu tive com ela. Eu mostrei um documentário chamado "Hoffmann`s potion" que trata do LSD e do seu criador. O documentário trata predomiantemente antes de se tornar popular e eu achei muito interessante porque mostra a história quando ainda não havia nenhuma malícia quanto a seu uso.
Parece que ela quis desviar do assunto quando fui conversar, agora ela apenas diz que é melhor não usar e esquecer isso. Acho que essa deve ser a barreira maior.

Duas coisas: eu não tenho interesse por LSD, mas recomendo muito esse documentário (que infelizmente não achei em português) e tambémeu não tenho pressa para entrar no mundo psicodélico, então eu acho que ainda vou discutir muito com minha mãe e ler muito sobre cogus.:)

Para não se frustrar, não crie expectativas na sua cabeça, irmão. Lide com os fatos sem esperar nada. A tua posição tão sólida de hoje será a tua dúvida de amanhã...

Uns aprendem a comer cogumelos com os pais, outros devem ter sido um pirata sanguinário na outra vida e acabaram com pais retrógrados, tacanhos e rústicos como o meu.

Desculpa a pergunta, mas porque tanto apego, tanta vontade em convencer tua mãe?? Ela que vai te levar pra comer a parada??? :p

Se ela é aberta a conversar, vá progredindo. BOM HUMOR é tudo. Nesses casos, tirar sarro funciona mais do que grandes discursos. Ela deve beber café, gostar de chocolate, usar aspirina. Explore esse aspecto.

Uma hora ela percebe que a coisa toda não é loucura. ;)

Só não vá virar um daqueles chatos que querem convencer os outros. Pode acabar piorando a situação toda.

Cara, pense que é o sistema de vida que o mundo leva que faz tua mãe descriminar, ela só poderia entender de verdade se tivesse experiências. Todo dia morre milhares de pessoas devido as drogas, e quem não conhece profundo, acredita que existe apenas um mundo podre por de trás dos enteógenos. Pense que se tudo fosse simples não teria graça, aprender a associar o desconhecido com a vida diária é um grande desafio, porém você que tem que entender e aprender a proteger sua mãe, jogue o jogo dela, só não à decepcione, aos poucos essa ansiedade de querer acontecer logo as coisas logo se realiza.

Com o tempo eles se acostumam, so não pode dar mole !!!

Minha mãe ficou preocupada quando achou alguns amanitas secando atras da geladeira. Falei que era medicinal e venenoso. Ela pediu o que iria fazer com eles, eu disse que estava secando para retirar o veneno. Ele pediu o que era esse tal efeito medicinal, falei que fungos contém importantes nutrientes para uma dieta saudável, usei como exemplo os comestíveis, que estão sendo muito usados como alimentos terapeuticos. A alertei novamente a ficar longe dos cogumelos pois eram venenos. Ela ainda ficou preocupada, anotei o nome do fungo (amanita muscaria) para ela em um papel e disse que poderia buscar informações ela mesma. Os questionamentos terminaram ai.

Moral de história: Conte sempre a verdade, pois a verdade é sempre coerente, mas nunca conte tudo.

Sou casada mas minha família e a familia do meu marido nos visitam com frequência. Tento não deixar nossos cultivos muito a mostra para evitar questionamentos, mas algumas pessoas já viram e chegaram a questionar, eu sempre despistei respondendo que era um experimento que eu estava fazendo ou que era coisa do meu marido já que todos sabem que ele gosta de mexer com plantas e tal. Minha mãe também pegou uns cogus secando atrás da geladeira e foi direto ao ponto: Aquela estufa vocês produzem cogumelos né? Mas não são daqueles que deixam louco? Cuidaaado, ouvi dizer que quem toma chá de cogumelo periga ficar louco pra sempre! (santa ignorância) . Eu respondi que eram comestíveis e ela revidou: e vocês comem secos assim deste jeito? Que nojo!!! Como ela sabe (mas acha um absurdo) que nós somos usuários da cannabis, e na minha adolescência tiveram alguns episódios relacionados com drogas, eu acho que ela não caiu nessa que eram comestíveis, mas pelo menos ela fez de conta que acreditou, eu fiz de conta que convenci e fim de papo, nunca mais tocamos no assunto.
Minha mãe é do tipo que tem aquela velha opinião formada sobre tudo, e não cabe a mim convence-la do contra. Mas se eu soubesse que ela aceitaria eu adoraria compartilhar com ela minhas experiências.

Rapaz, pra que levantar tantas bandeiras se vc nem sabe do que se trata ainda?

apenas coma-os num lugar sossegado sem contar a ninguém, simples.

depois, vc poderá falar alguma coisa pra seus amigos, seus irmaos e até seus pais.

Eu acho que a resposta é basicamente oque todos vem dizendo, ou seja:

"Não fale nada para alguem, se você já sabe que ela não irá aceitar sua resposta" ;) Para os seus Pais, deixe em Off, já os colegas e amigos, a maioria vao aceitar numa boa.

"Caso essa pessoa descobrir, invente algo, e se ela fingir que entendeu, voce finge que convenceu!" :D (como a caca falou)

Com o passar do tempo, voce vai ter mais experiencia, então vai sacar na hora, quem da pra contar ou nao :)

caca disse:
Mas se eu soubesse que ela aceitaria eu adoraria compartilhar com ela minhas experiências.

Já estamos nesta transição. Porém na maioria aqui seremos os "pais", dividindo experiências com os nossos filhos. As próximas gerações crescerão aceitando os enteógenos em meio a sociedade.

Querer falar para família e receber a aprovação/proteção deles é natural. Eu já passei por esta fase, mas o melhor mesmo é ganhar segurança sozinho ou procurar algum amigo que já tenha alguma experiência.

O medo é a origem de todo o mal. Não tenha medo e não peça permissão para viver. Se você está recebendo um chamado, atenda.

Olá aquario, cara responda sincera mente a nos por que você que convencer a sua familia de que o uso de enteogenos traz benefícios acima dos malefícios Fisicos??? particularmente não vejo isso como uma escolha coletiva mas sim uma escolha da nossa liberdade individual que por escolha própria escolhemos a tendência suicida. Cuidado com a suas escolhas os enteogenos não vem com um rotulo ou uma Bula afirmando que o uso traz benefícios isso é muito relativo o que pode ser beneficio pra uma pessoa pode ser malefício para outra e repito cuidado os enteogenos podem mudar a sua vida para sempre e sem volta. Eu conheço um cara X que tomou uns Cogus e nunca mais voltou a sua sã consciência toda vez que eu passa naquela rua X o carinha ta la totalmente alucinado.

aquario você so ira saber se é isso mesmo que queres da vida quando por escolha própria (e não por influencia) decidir usar algum enteogeno.

Uma pergunta: você pretende convencer sua mãe a usar algum enteogeno?

Não recomendo a nenhuma pessoa ou qualquer outro ser vivo a consumir P. cubensis.

Procure adquirir independência primeiro se você pretende Estudar o P. cubensis.

A Minha familia sabe das minhas escolhas mas isso é uma escolha pessoal.

Leia as regras do forum: 3. Você se compromete a não exibir este material a menores de idade ou qualquer pessoa que possa se sentir ofendida com o mesmo.

Ass: Super Mario Noia:confused:

É verdade, pra que convencer alguém das maravilhas que esperam fora da caverna se você nunca saiu da caverna?

E se não for exatamente o que esperava? E se tudo não passar de um sonho?

Eu tenho uma opinião bem careta de que enteógeno é coisa de gente grande - vacinada e dona do nariz.

Fora que tem vários estudos mostrando que psicoativos podem prejudicar o desenvolvimento do cérebro de menores de idade.

a1.bp.blogspot.com__zW3o1WA42Tw_SLlczFc1GSI_AAAAAAAAAO4_XeiJYDcY8Sk_s320_Ovo_Frito.jpg
cerebro de um amigo precoce nos enteógenos.
a1.bp.blogspot.com__zW3o1WA42Tw_SLlczFc1GSI_AAAAAAAAAO4_XeiJYDcY8Sk_s320_Ovo_Frito.jpg

cara esses dias eu disse à minha tia, to cultivando uns cogumelos, dai mostrei pra ela uma seringa com os esporos e expliquei pra ela como é que faz ela axou interessante,( só que falei que eram cogumelos do sol, e era um trabalho da facul dae como faço agronomia eles ficam de boa e nem perguntam).
Com o tempo vou falando mais aos poucos até que um dia vao estar sabendo sem nenhum problema.

Uma pergunta: você pretende convencer sua mãe a usar algum enteogeno?

Não recomendo a nenhuma pessoa ou qualquer outro ser vivo a consumir P. cubensis.

Procure adquirir independência primeiro se você pretende Estudar o P. cubensis.

Ass: Super Mario Noia:confused:

E é supermarionoia? vc nao recomenda a ninguém? eu recomendo a todos os medianamente esquizofrencos, ou seja, A TODOS. e outra, eu pretendo SIM um dia convencer minha mae a comer alguns cogumelos. e mais outra, o que seria ESTUDAR o p.cubensis? vc nao acha forçar a barra demais nao? esse lance de estudo? vc pode estudar ingles, vc pode estudar matematica e ate cultivo de cogumelos mas estudar o efeito do psilocybe cubensis mermao... eh querer brincar de deus.... ou vc já estudou o seu orgasmo??

Back