Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvidas sobre granulometria da vermiculita e proporção de uso em monotubes.

VIvi Westwood

Esporo
Cadastrado
06/05/2024
19
2
Salve Salve!

Estou preparando meu primeiro cultivo do esporo ao esporo, minhas placas e cultura líquida foram bem, agora vou prepara o spawn.
Me surgiram algumas duvidas sobre o substrato para monotube.
Eu encontrei vermiculita em dois tamanhos, um mais fino, cerca de 1mm, mais ou menos do tamanho grãos de açúcar cristal. E outro mais grosso, um pouco maior que sal grosso.
Não tenho certeza de qual deles eu devo usar, ou se posso fazer uma mistura dos dois.
Vocês tem alguma sugestão sobre isso?

Outra duvida é sobre a proporção ente vermiculita e pó de coco! Estou um pouco perdido sobre isso, já vi relados de 1/5 de vermiculita para pó de coco e outros de 1/2. Sei que isso depende muito do material que temos em mãos, mas poderiam me relatar qual a proporção que costumam usar?

Obrigado!
VW
 
Eu costumo usar só pó de coco. Não faz muita diferença o tamanho do grão da vermiculita num mono.

Se eu for usar húmus de minhoca ou esterco, não deixo esse ingrediente passar de 20-30% da mistura. Mas isso é o que eu faço.
 
Vermiculita média é melhor, menos risco de compactar.

A vermiculita fina é horrível pra mexer, mas é mais barata. Mesmo assim não recomendo

Po de coco não tem nutrientes, assim como a vermiculita. A proporção acaba sendo indiferente, apesar da vermiculita reter mais água.

Eu usava 50-50, ou o que for mais barato.
Depois comecei a usar esterco pasteurizado junto em 20%, mas o risco de contaminar é maior se está começando.
 
Opa,
Obrigado pelas respostas.

Texugo, por hora, vou tentar só vermiculita e coco, quem sabe mais para frente, com mais experiência tente com esterco.
Por curiosidade, com 20% de esterco a produtividade foi muito maior?

VW
 
Back
Top