Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

duvidas de principiante...

snlube

Esporo
Cadastrado
11/01/2021
15
2
36
estou iniciando minha experiencia a partir de um casing adquirido... a partir dele estou estudando como produzir carimbos de esporos pra dar continuidade ao cultivo!!! e no processo que venho lendo, dúvidas vem surgindo... aslgumas eu encontro respostas e outras nao...

com relacao ao spawn.... quando nao utilizar todo ele.... como armazeno?

eu tenho a possibilidade de embalar coisas a vacuo... ha algum beneficio em alguma parte do processo?

com relacao ao bulk... é possivel fazer só com vermiculita e esterco? mas é bom?? ou seria apenas ultima opcao pra bulk??

outra, posso produzir o bulk e guardar ele esterelizado a vacuo por quaanto tempo???

meu terrario esta com 99% de umidade.... tem variedades que pedem ate 90%... se eu nao conseguisse baixar tanto, isso seria um grande problema pro desenvolvimento dos cogumelos? uma variacao de ate 5% na umidade, é um problema?

valeu galera!!! por hoje, só lembro disso!!!!
 
Recomendo que comece com PFTek, que é mais simples.

Pelas suas perguntas ainda não tem nenhuma experiência com cultivo de psilocybe e não se dedicou lendo as informações disponíveis aqui.

Respostas:

1- geladeira
2-os cogumelos desidratados
3- esterco CURTIDO e pasteurizado é bom
4-Bulk não é esterilizado e não.
5-Provavelmente seu terrário não está com 99% de umidade, se utiliza termohigrometo digital, a água condensou no sensor. Nunca conseguiríamos deixar a umidade sempre estável, não tem problema.
 
Recomendo que comece com PFTek, que é mais simples.

Pelas suas perguntas ainda não tem nenhuma experiência com cultivo de psilocybe e não se dedicou lendo as informações disponíveis aqui.

Respostas:

1- geladeira
2-os cogumelos desidratados
3- esterco CURTIDO e pasteurizado é bom
4-Bulk não é esterilizado e não.
5-Provavelmente seu terrário não está com 99% de umidade, se utiliza termohigrometo digital, a água condensou no sensor. Nunca conseguiríamos deixar a umidade sempre estável, não tem problema.
olá!!! gratidão pela resposta!!! realmente nao possuo experiencia nenhuma.... estou no meu primeiro cultivo.... nao conheço ninguem que cultiva pra conversar sobre... entao a minhha unica fonte é a internet.... as informacoes sao espalhadas e muitas vezes superficiais....faltando assim algumas nuances do processo! já li muitos diarios e postagens aqui do forum... assim como assisti a diversos videos no youtube.... até artigo cientifico eu tenho lido... entao nao sao duvidas de quem nao buscou informação... sao duvidas de quem nunca plantou e esta inseguro quanto ao processo.....

1- guardo na geladeira por quanto tempo? como eu armazeno? só deixar os copos lacrados?
2- essa utilidade eu ja conhecia.... eu quis dizer durante o processo de cultivo.... embalar spawn, o PFTek, ou alguma outra coisa.... traria beneficios? ou poderia matar a colonia devido à ausencia de oxigenio?
4-pasteurizado? se for, desculpe.... quis dizer pasteurizado e escrevi "esterelizado".... no processo de producao do bulk, ele nao vai pro forno ou panela de pressao?
5- estou usando um pequenininho.... vou mandar foto do terrario pra vc ver.... mas ele é novinho.... primeiro uso
WhatsApp Image 2021-01-28 at 23.24.22.jpeg
 
Sim, por isso é importante cultivar seu próprio cogumelo, porque durante o processo surgirá dúvidas e você conseguirá racionar o que fazer, sem precisar perguntar, porque estudou.

1- normalmente o pessoal deixa spawn "matriz" na geladeira por um bom tempo, mais do que 6 meses.
2- onde você acha que o vácuo poderia ajudar? Que situação? (Pensa nas etapas do cultivo e se existe algum lugar que o vácuo pode ser utilizado)
3- essa resposta tem em vários em cultivos, mas vou te ajudar: o bulk não pode ser esterilizado porque é muito nutritivo, qualquer coisa que caia ali consegue desenvolver (contaminantes).
Por isso utilizamos a pasteurização - em panela, em tonel, no microondas - pois ela elimina microorganismos que são contaminantes e restam alguns que auxiliam a proteger o substrato de outros esporos/bactérias que caiam ali.

5- acho que sua primeira preocupação precisa ser seu terrário. Parece que não tem muita umidade e com só esses furos não vai ter troca de ar também (a não ser que você abane 3x ao dia).
 
Por isso utilizamos a pasteurização - em panela, em tonel, no microondas - pois ela elimina microorganismos que são contaminantes e restam alguns que auxiliam a proteger o substrato de outros esporos/bactérias que caiam ali.
isso!!! como te disse...confundi os termos.... mas entendo a diferenca no significado e a utilizade de cada um!!! valeu por explicar!!!!
5- acho que sua primeira preocupação precisa ser seu terrário. Parece que não tem muita umidade e com só esses furos não vai ter troca de ar também (a não ser que você abane 3x ao dia).
carmba.... entao terei que resolver isso.... mas nao se baseie pela foto... ali foi logo na montagem do terrario... hoje ele esta com 99% de umidade e tem uma bombinha de aquario jogando ar pra dentro dele!!! ainda assim vc acha que precisa???

voce comentou sobre o sensor do termohigrometro estar obstruido... vou ter que abrir a caixa... espero que nao entre nada indesejado.... e como eu limpo o sensor? basta deixado em local seco? valeu!
 
O sensor não é feito pra isso, também não tem necessidade no cultivo.
Com a experiência você vê se a umidade está alta.

A frutificação não é esteril, não tem problema abrir a caixa.

A bombinha não é suficiente pra trocar o ar do terrário sozinha.
entendi!! vou remover o termohigrostato entao!! valeu pelo esclarecimento!! o mesmo com relacao à bombinha....como tem gente que nem usa.... pensei que ela era o sufiiente.... vou aumentar os buracos entao!!!
como é a minha primeira vez....ainda nao manjo dos paranaue!! mas ja vi que a umidade é a ideal... que nao preciso regular temperatura tambem..... a temperatura tem variado de 26 a 29º... amanha tiro foto e mando.... mas esses eram dados que eu nao tinha sobre o local que escolhi pra cultivar! tudo é aprendizado!!! muito obrigado pela ajuda!!!
 
Back
Top