Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida sobre hidratação do milho.

Vivi Westwood

Esporo
Cadastrado
06/05/2024
57
3
Salve Salve!
Estou preparando meu primeiro spawn de milho e estou com uma dúvida sobre o ponto correto de hidratação dos grãos.
Cozinhei os grãos na panela de pressão por 15 min, depois deixei secar em uma peneira por algumas horas.
O resultado, como dá para ver na foto, foram grãos bem hidratados na camadas mais externa, mas com o miolo branco, creio que menos hidratado.
Isso está correto? Seria o ponto certo para spawn ou estão secos?

O que acham?
Prossigo com eles ou é melhor começar um do zero?

Obrigado
VW

Oi @Vivi Westwood pode cozinhar mais, aqui eu deixo 1hr na panela de pressão de 5psi ou 40 minutos da panela de pressão "normal"

O ponto do milho é quando vc conseguir estourar ele com os dedos indicador e polegar, vc vai notar que nesse ponto, não vão haver mais esse branquinho no meio do grão.
Tbm nao precisa deixar secar por horas, eu embalo os grãos ainda mornos.
Mesmo que sobre um pouco de umidade, o grão vai absorver nas horas seguintes a inoculação.

Para não desperdiçar esse lote, vc pode cozinhar o milho mais um tempo.
Meu grão preferido é esse, pq com ele dificilmente vc perde o ponto.

IMG_20241002_124320.jpg

Opa @SpiritualMind!
Obrigado!

Os meus estão muito distante do ponto de estourar com os dedos... Vou seguir suas dicas!

Tbm nao precisa deixar secar por horas, eu embalo os grãos ainda mornos.

Secar por horas foi mais um problema de agenda mesmo! rs
Meu grão preferido é esse, pq com ele dificilmente vc perde o ponto.
Então, eu testei com trigo e tive um resultado ruim. Acho que falhei na hidratação mesmo.
Iria tentar com painço, mas vi um comentário seu falando que gostava de milho justamente por ter menos erro!!!
Ainda que eu tenha errado nesse primeiro! ahahhahah

VW

Esses dias eu fiz trigo, depois de muito tempo. Ele tbm é legal de trabalhar, apesar de ser grão pequeno, ele é mais duro que o arroz e a aveia, entao dá pra acompanhar bem o cozimento.
Painço eu detesto, grão duro e muito pequeno, pra secar é meio chato e faz uma bagunça danada....um meio termo seria o sorgo, esse tbm é legal de fazer, vc pode deixar de molho de um dia pro outro e depois cozinhar, aí não precisa ser na pressão, alias, só o milho vai na PP.
Ah, outra coisa, qnd vc estiver cozinhando sorgo, trigo, aveia..., fica do lado da panela e qnd ver alguns grãos estourando, provavelmente vai estar no ponto certo, durante esse processo, com a ajuda de uma peneira, vá tirando a espuma que se forma na superfície da água.

Edit:
É muito melhor um grão mais hidratado do que seco, só tomei cuidado para não ficar mole demais e virar uma papa depois que estereliza

Valeu pelas dicas @SpiritualMind!
Eu havia pensado no sorgo, li um pouco sobre o uso dele e me pareceu uma boa! Só que não achei dele por aqui.

Sobre o painço, vi aqui no forum, se eu entendi bem, o pessoal hidratando e esterilizando diretamente no frasco de vidro.
Por isso eu queria usar ele, pareceu menos trabalhoso! :sneaky:

VW

Valeu pelas dicas @SpiritualMind!
Eu havia pensado no sorgo, li um pouco sobre o uso dele e me pareceu uma boa! Só que não achei dele por aqui.

Sobre o painço, vi aqui no forum, se eu entendi bem, o pessoal hidratando e esterilizando diretamente no frasco de vidro.
Por isso eu queria usar ele, pareceu menos trabalhoso! :sneaky:

VW
Tinha até esquecido dessa técnica de fazer direto no vidro! É uma boa opção mesmo!

Esses dias eu fiz trigo, depois de muito tempo. Ele tbm é legal de trabalhar, apesar de ser grão pequeno, ele é mais duro que o arroz e a aveia, entao dá pra acompanhar bem o cozimento.
Painço eu detesto, grão duro e muito pequeno, pra secar é meio chato e faz uma bagunça danada....um meio termo seria o sorgo, esse tbm é legal de fazer, vc pode deixar de molho de um dia pro outro e depois cozinhar, aí não precisa ser na pressão, alias, só o milho vai na PP.
Ah, outra coisa, qnd vc estiver cozinhando sorgo, trigo, aveia..., fica do lado da panela e qnd ver alguns grãos estourando, provavelmente vai estar no ponto certo, durante esse processo, com a ajuda de uma peneira, vá tirando a espuma que se forma na superfície da água.

Edit:
É muito melhor um grão mais hidratado do que seco, só tomei cuidado para não ficar mole demais e virar uma papa depois que estereliza
Vou tentar com trigo da próxima vez, pode me dizer como fez? Qual panela usou, quantidade de água e o tempo de cozimento

Vou tentar com trigo da próxima vez, pode me dizer como fez? Qual panela usou, quantidade de água e o tempo de cozimento
Panela comum, que caiba o trigo mais o dobro de volume de água, ou seja, se o trigo ficar com 10cm de altura na panela, vc coloca 10cm de água pra cima.
O tempo, vc vai acompanhando do lado da panela, nunca marquei pq eu vou testando/comendo pra ver se tá bom. Geralmente o grão dobra de volume, vc esmaga ele fácil com os dedos, não tem nenhuma parte branca dentro e nesse momento vc verá alguns alguns grão estourando .... aproveita que está do lado da panela e vá tirando a espuma que se forma na superfície.

Edit:
Achei umas fotos que eu fiz um tempo atrás, é uma comparação da aparência do trigo cru com ele hidratado, no ponto pra esterelizar.
IMG_20231104_135827.jpgIMG_20231104_135609.jpg

Última edição:
Panela comum, que caiba o trigo mais o dobro de volume de água, ou seja, se o trigo ficar com 10cm de altura na panela, vc coloca 10cm de água pra cima.
O tempo, vc vai acompanhando do lado da panela, nunca marquei pq eu vou testando/comendo pra ver se tá bom. Geralmente o grão dobra de volume, vc esmaga ele fácil com os dedos, não tem nenhuma parte branca dentro e nesse momento vc verá alguns alguns grão estourando .... aproveita que está do lado da panela e vá tirando a espuma que se forma na superfície.

Edit:
Achei umas fotos que eu fiz um tempo atrás, é uma comparação da aparência do trigo cru com ele hidratado, no ponto pra esterelizar.
View attachment 215849View attachment 215848
Gratidão

Tinha até esquecido dessa técnica de fazer direto no vidro! É uma boa opção mesmo!

Mais para frente vou testar ela!
Por hora vou voltar ao básico e fazer com milho, aprender primeiro e melhor com o tempo!
Vou deixar o link para discussão sobre a técnica aqui, para facilitar para quem fique interessado.
Vi nesse tópico do @Texugo:

VW

@SpiritualMind, eu refiz o processo e alguns grãos estouraram! hahha
Algo como 30% mais ou menos.
Vc acha que isso é um problema ou toco a bola?

Valeu!!!

Back