Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida se meus bolos estão contaminados, primeira criação, 2 bolos foram contaminados logo no início(descartados), um deles está mais lento

lipeabruzzi

Hifa
Cadastrado
05/11/2018
19
12
33
As 3 fotos a seguir são de 3 bolos diferentes, como é minha primeira vez criando eu ainda tenho duvidas sobre contaminação e fico muito preocupado sobre
um dos bolos teve uma lentidão no crescimento do micélio, mas talvez porque eu tenha colocado ele muito longe da fonte de calor.

Na foto não aparenta bem mas um deles não tá com aquele branco completo, parece que fica uns pontos ainda do vermiculita+arroz

WhatsApp Image 2019-04-22 at 20.11.38.jpegWhatsApp Image 2019-04-22 at 20.11.37.jpegWhatsApp Image 2019-04-22 at 20.11.37 (1).jpeg
 
Última edição por um moderador:
As veces ele ajuda... MaIs borrifar e arejar e fundamental..
Borrifa bem nas paredes e de leve sobre os bolos ate pinar..
Blz ?ta entendido ?
Espero ter ajudado...
Agora vc coloca na pratica...

Boms cultuvos !
Boa noite Gteach, obrigado pelos conselhos e talvez seja minha última duvida..mas o último bolo lá ainda está crescendo, está quase completo e a mancha meio amarelada igual do vídei diminuiu, você acha seguro colocar ele no terrário? obrigado
 
Upvote 0
Pense conmigo...

Se ele segue crescendo...significa qie ainda os carbohidratos presentes nao foram consumidos por o micelio correto ?

Se ainda nao finalizo significa que ele ,o micelio tentara devorar o restante... concorda ?

Se a mancha amarela disminuio significa que ele esta evoluindo..nao e ?

Pregunta.
Que dicen as guias basicas respeto de aniversario de bolos ?

Es a partir de ai agora que vc tem que començar a tomar essas decisoes para dar um passo a mais em teu conhecimento...

Respondendo vc todas essas perguntas com certeza sabra quee fazer com o bolo...

Se depois de se resoonder ainda nao consegue dilucidar a resposta volta aqui que ajudo vc a encontrar a resposta.

Grande Abrazo e boms estudos !
 
Upvote 0
Pense conmigo...

Se ele segue crescendo...significa qie ainda os carbohidratos presentes nao foram consumidos por o micelio correto ?

Se ainda nao finalizo significa que ele ,o micelio tentara devorar o restante... concorda ?

Se a mancha amarela disminuio significa que ele esta evoluindo..nao e ?

Pregunta.
Que dicen as guias basicas respeto de aniversario de bolos ?

Es a partir de ai agora que vc tem que començar a tomar essas decisoes para dar um passo a mais em teu conhecimento...

Respondendo vc todas essas perguntas com certeza sabra quee fazer com o bolo...

Se depois de se resoonder ainda nao consegue dilucidar a resposta volta aqui que ajudo vc a encontrar a resposta.

Grande Abrazo e boms estudos !


Então, pelo que você falou realmente está pela lógica que o micélio está bem e está crescendo

mas eu também já li que em qualquer sinal que pareça contaminação (no caso ali a mancha meio amarela) é melhor jogar fora

então por isso estou bem em duvida, o micélio está crescendo mas a mancha amarela (o que pode ser do arroz mesmo) me preocupa e tenho medo de contaminar todo o resto

e atualizando, já tem alguns cogumelos crescendo naquele bolo que tinha os pins, estão crescendo bem rapido :D
 
Upvote 0
Bom entao te sugiro que deixes que o micelio termine de crescer aguardar mais uma semana e colocar em terrarios separados o em terrario garrafa individual..
 
Upvote 0
106722

um update sobre o terrário, gostaria da sua opinião gteach..você acha que está saudável?
to preocupado que apenas 2 bolos ja estão bem evoluidos, saindo pin e ate o cogumelo
e os outros 2 ainda não percebi nenhum pin e ainda aquele negócio branco no topo, é normal?
 
Upvote 0
Back
Top