Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida se meus bolos estão contaminados, primeira criação, 2 bolos foram contaminados logo no início(descartados), um deles está mais lento

lipeabruzzi

Hifa
Cadastrado
05/11/2018
19
12
33
As 3 fotos a seguir são de 3 bolos diferentes, como é minha primeira vez criando eu ainda tenho duvidas sobre contaminação e fico muito preocupado sobre
um dos bolos teve uma lentidão no crescimento do micélio, mas talvez porque eu tenha colocado ele muito longe da fonte de calor.

Na foto não aparenta bem mas um deles não tá com aquele branco completo, parece que fica uns pontos ainda do vermiculita+arroz

WhatsApp Image 2019-04-22 at 20.11.38.jpegWhatsApp Image 2019-04-22 at 20.11.37.jpegWhatsApp Image 2019-04-22 at 20.11.37 (1).jpeg
 
Última edição por um moderador:
Vou tentar te ajudar...
Os copos ficarom assim sem mais crescimento o vc percebe que o micelio ainda sigue crescendo ?
 
Upvote 0
Vou tentar te ajudar...
Os copos ficarom assim sem mais crescimento o vc percebe que o micelio ainda sigue crescendo ?

Bom dia Gteach, obrigado pela resposta

então eles ainda estão crescendo mas lentamente, um dos copos ali,o branco não é tão "espesso" quanto os demais (a 2 foto)
 
Upvote 0
Tenho a impressao de que esses pontos na conseguem se fechar faz bastante...
os tres copos apresenran o mesmo tipo de crescimento..
Os copos estao sem troca de ar ?
Tem algum cheiro que vc poda descrever ?
abz
 
Upvote 0
Tenho a impressao de que esses pontos na conseguem se fechar faz bastante...
os tres copos apresenran o mesmo tipo de crescimento..
Os copos estao sem troca de ar ?
Tem algum cheiro que vc poda descrever ?
abz


então, nenhum cheiro marcante, só cheio tipo de guardado mesmo por estar no isopor
ontem eu fiz um buraquinho no aluminio pra oxigenar, quinta-feira vou abrir novamente pra ver como está
 
Upvote 0
Faz mais furos em cada um com agulha sanitizada em ambente sanitizado e coloca fita micropore.
Veja como evoluciona assim.
Abz
Arriscando parece que o micelio ta se defendendo....vemos no que da com mais troca de ar.
Abz
 
Upvote 0
Faz mais furos em cada um com agulha sanitizada em ambente sanitizado e coloca fita micropore.
Veja como evoluciona assim.
Abz
Arriscando parece que o micelio ta se defendendo....vemos no que da com mais troca de ar.
Abz

fiz isso, vamos ver se ate quinta-feira dá algum resultado diferente
caso continue sem alterações com o micélio crescendo, faço o terrário e o aniversário delas mesmo assim?
 
Upvote 0
Sim.
Mesmo porque os tres tem o mesmo crescimento.
Lembre de um dunk de 24 hs na geladeira...
Roll and Vermiculita....
Terrario
luz e ventilaçao e umidade .

Boa tarde Gteach, então eu fiquei apreensivo porquê tenho outros 2 bolos que estão bem saudáveis, ai eu não queria correr o risco de contaminar eles com esses outros 3 sabe como? mas eu dei uma olhada e parece que a oxigenização ajudou, o crescimento acelerou
 
Upvote 0
Ante a duvida sempre coloque en terrarios separados.
O micelio tomo aqueles pontos nao colonizados ?
Abz
 
Upvote 0
Ante a duvida sempre coloque en terrarios separados.
O micelio tomo aqueles pontos nao colonizados ?
Abz


apareceu um tipo de "semente" em um dos meus bolos, o que pode ser?
e no outro bolo lá que o processo estava lerdo e eu fiz os furinhos, apareceu uma mancha meio amarela apesar do micélio crescer bastante, tá contaminado mesmo então?
 

Anexos

  • IMG_20190424_223006.jpg
    IMG_20190424_223006.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 21
  • IMG_20190424_224136.jpg
    IMG_20190424_224136.jpg
    3 MB · Visualizações: 20
Upvote 0
Parabens !Seu primeira foto o copo començo a pinar.. o que vc chamou de semente e un pin que logo sera um cogumelo..

Ja na segunda foto ta dificil de dizer.Deixa mais dois dias para resolver.

Ocupese do primeiro ate entao !
Boms cultivos !
 
Upvote 0
Parabens !Seu primeira foto o copo començo a pinar.. o que vc chamou de semente e un pin que logo sera um cogumelo..

Ja na segunda foto ta dificil de dizer.Deixa mais dois dias para resolver.

Ocupese do primeiro ate entao !
Boms cultivos !

maravilha :D, então posso fazer o terrario com 4 bolos e deixar esse 5 em fase de observação por mais uns dias?
estou querendo fazer o aniversário amanhã já
 
Upvote 0
 
Upvote 0
106614
Bom dia Gteach, montei meu terrário :D


fiz um vídeo daquele bolo que estou deixando separado pra saber se está contaminado ou não
você consegue dar uma olhada? veja onde eu foquei mais ali onde aparece estar amarelado, se é uma contaminação ou não !!
o micélio voltou a crescer muito bem depois que oxigenei, talvez seja só impressão ali ne
 
Upvote 0
Esse ponto ai tem um tom a verde ?
Screenshot_2019-04-26-11-26-46.png

Da lista dos contaminantes mais comunes que enviei para vc.. vc consegueu identificar algum ?

As paredes do terrario tem que ficar todas com essas goticulas pequenas...
Tem parede ai que vejo seca..
Borrife nas paredes e e necesario.. !

Boms cultivos !
 
Upvote 0
Esse ponto ai tem um tom a verde ?
View attachment 106615

Da lista dos contaminantes mais comunes que enviei para vc.. vc consegueu identificar algum ?

As paredes do terrario tem que ficar todas com essas goticulas pequenas...
Tem parede ai que vejo seca..
Borrife nas paredes e e necesario.. !

Boms cultivos !
não identifiquei nenhum, e não é verde, tem apenas uma parte que está mais pro amarelo, mas parece que o micélio ta passando por cima.. e sobre borrifar água nas laterais realmente não sabia, apenas um lado ali está com gotas por eu ter borrifado os bolos anteriormente
 
Upvote 0
E. Borrife nas paredes para manter umidade constante. !
Deixe que pequenas gotas fiquen pegadas nas paredes...
 
Última edição:
Upvote 0
As veces ele ajuda... MaIs borrifar e arejar e fundamental..
Borrifa bem nas paredes e de leve sobre os bolos ate pinar..
Blz ?ta entendido ?
Espero ter ajudado...
Agora vc coloca na pratica...

Boms cultuvos !
 
Upvote 0
Back
Top