Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida com quantidades para cultivo bulk

renatin

Esporo
Cadastrado
20/01/2023
4
2
21
Pessoal, queria pedir mais uma vez o conhecimento ancestral, daqueles que a gente não ganha na trip kkkk
Queria ajuda pra calcular a quantidade de material que preciso comprar pra fazer meus monotubs

Tenho 3 caixas de 56 litros, quanto de spawn eu precisaria fazer?
Me aconselham algum grão especifico?
Outra dúvida, deveria separar quanto de grão para a colonização em cada bag?

Quanto ao substrato estou pensando em bucket tek em fibra de coco, mas aceito sugestões também.

Em relação aos dunks, estou preocupado que o micelio pode ficar muito grande e eu n consiga um recipiente maneiro pra fazer. Pensei em dividir 2 bandejas dentro de cada caixa pra tentar facilitar, mas não tenho certeza.
 
Fala Renatim,

Pra um primeiro monotube talvez seria legal começar com apenas 1 dessas caixas ou até conseguir uma menor.
Comparado com PFTek, monotube contamina mais e pode ser frustrante começar nessa técnica já no prejuízo.

Tendo dito isso, o formato das caixas varia demais e fica difícil chutar quanto material você precisa.
No geral, procuro preencher o recipiente até ficar com 8 à 12 cm de substrato. Usando essa estimativa dá pra vc calcular ou testar com água quantos litros são necessários pra atingir essa altura. A fibra de coco, por exemplo, você acha pra vender tanto por quilo quanto por litro, daí é fácil fazer a conversão, lembrando que úmida ela vai compactar um pouco e no fim acaba sendo no olho mesmo.

E falando em fibra de coco, costumo usar ela junto com turfa e vermiculita na proporção 1:1:2 respectivamente. Mas se quiser simplificar e usar a fibra de coco sozinha tbm dá certo. E independente da combinação, pode pasteurizar usando a Bucket Tek tbm.

Sobre os grãos, painço branco é mais fácil de esterilizar porém é bem caro. Se quiser algo mais em conta, centeio é uma boa opção.
Não deu certo usar o pote de palmito? Daí não sei o tamanho das suas bags, mas por aqui eu uso bag de cultivo grande com 500g de painço ou 250g de centeio (em ambos os casos, peso seco).

Por fim, quanto ao dunk, desencana de mergulhar o bolo na água. Já vi um pessoal tentando isso e frequentemente acaba quebrando, nem faz sentido com monotube. Pro primeiro flush ele já vai estar bem úmido e pros demais é só borrifar água por cima que dá certo.

Boa sorte ai!
 
Back
Top