Muitas vezes os amanitas estão mais perto do que pensamos... Nem sempre eles dão as caras. Já tive a experiência de ir caçar em uma mata e não encontrar nada, e no outro dia, modificando a maneira de olhar achei mais de 10 amanitas no mesmo lugar que havia passado.
Muitos deles encontravam-se a mais de um palmo abaixo da camada de palha, quando nessas condições, eles fazem uma espécie de montinho na superfície das palhas, é muito sutil, um olho não treinado passa por cima e não percebe que ali tem um
amanita.
Nem sei se deveria falar isso pois pode aparecer muita gente pra revirar toda a palha da floresta estragando assim muito
micélio que poderia virar cogu e também estragando o ambiente para os próximos se desenvolverem, mas vou confiar no senso de responsabilidade do pessoal.
Mesmo que não haja nenhum cogu na mata é possível ver se eles existiram e consequentemente podem dar um novo
flush, alguns desses montinhos que eles fazem debaixo da palha aparecem ocos, com a superfície preta devido a decomposição, e as vezes com resquícios de micélio. São as criptas dos cogus que ali viveram e morreram.
Se não encontrar os amanitas fora da palha e não encontrar nem os montinhos dos mortos dê tempo ao tempo e procure outra mata para caçar.
** OBS.: Ao abrir a palha dos montinhos tenha muito cuidado, além dos amanitas as aranhas adoram viver no meio das palhas... Não esqueça também de arrumar a palha que abriu da maneira que estava, isso pode aumentar bastante a possibilidade de encontrar um amanita alí no futuro.
No mais, boa caçada a todos !!!!!
os: