Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

[duvida] Caçando Amanitas

eduarth

Cogumelo maduro
Cadastrado
28/06/2008
3
56
Esse fim de semana resolvih dar uma procurada numa floresta de pinus aqui perto da minha casa, mas infelizmente não encontrei nada :(

As arvores são adolescentes ainda, mas o chão está coberto daquela palha dos pinus e por baixo da palha o chão está bem úmido ainda.

dsc00027to1.jpg dsc00028hi9.jpg

Onde devo procurar?

O lugar é esse mesmo, mas como você disse, por serem árvores novas você pode ter alguns quadros:
1) Não haver micélio entre as árvores
2) Não haver micélio em idade de frutificação (eles precisam de muito tempo trabalhando em simbiose com os pinus para entrarem nesta 'fase')
3) Até existir tudo isso, inclusive as amanitas, mas alguém ter chegado antes de você :D
Isso aí, boa sorte nas caçadas !:pos:

ae valeu a ajuda,

será que daqui a uma semana ou duas ( dependendo do clima é claro ) eu consigo colher alguma coisa?
Existe por acaso algum meio de encontrá-las, tipo um lugar específico ou algum sinal das amanitas à procurar?

Bom, não dá pra saber mesmo se pode existir chance de você colher alguma coisa... Mas visitar esse lugar frequentemente te dá chances de encontrar... A 'temporada' é essa, mas depende da condição de alguns dias... Lugar específico não sei te dizer, eu mesmo nunca achei amanitas, mas dizem que elas nascem próximas umas às outras, em 'rings'/anéis... Tem gente que fala que é mais fácil onde a mata se fecha, outras falam que só acharam em campos mais abertos; na dúvida eu visito todos, e com calma:D... boa sorte aê!

Muitas vezes os amanitas estão mais perto do que pensamos... Nem sempre eles dão as caras. Já tive a experiência de ir caçar em uma mata e não encontrar nada, e no outro dia, modificando a maneira de olhar achei mais de 10 amanitas no mesmo lugar que havia passado.

Muitos deles encontravam-se a mais de um palmo abaixo da camada de palha, quando nessas condições, eles fazem uma espécie de montinho na superfície das palhas, é muito sutil, um olho não treinado passa por cima e não percebe que ali tem um amanita.

Nem sei se deveria falar isso pois pode aparecer muita gente pra revirar toda a palha da floresta estragando assim muito micélio que poderia virar cogu e também estragando o ambiente para os próximos se desenvolverem, mas vou confiar no senso de responsabilidade do pessoal.

Mesmo que não haja nenhum cogu na mata é possível ver se eles existiram e consequentemente podem dar um novo flush, alguns desses montinhos que eles fazem debaixo da palha aparecem ocos, com a superfície preta devido a decomposição, e as vezes com resquícios de micélio. São as criptas dos cogus que ali viveram e morreram.

Se não encontrar os amanitas fora da palha e não encontrar nem os montinhos dos mortos dê tempo ao tempo e procure outra mata para caçar.

** OBS.: Ao abrir a palha dos montinhos tenha muito cuidado, além dos amanitas as aranhas adoram viver no meio das palhas... Não esqueça também de arrumar a palha que abriu da maneira que estava, isso pode aumentar bastante a possibilidade de encontrar um amanita alí no futuro.

No mais, boa caçada a todos !!!!! :pos:

O Naberus já disse tudo mas
vou comentar uma experiência.

Já encontrei amanitas com apenas
1 pinus próximo! mas já era adultão.
Uns 3 metros dele tinha outro e só...

Nesse lugar onde encontrei tinha lugares
que nem coberto estavam, não tinha quase
nada de palha no chão...

Mas o comum parecer ser quando a floresta
está mais fechada, e cheia de palha, assim
forma um microclima mais frio e úmido de noite...

Ahh e uma coisa muito importante, onde você mora?

Isso mesmo Molina. Os pínus geralmente são utilizados para extração de madeira, ou seja, ao chegarem na maturidade são cortados e sustituídos por exemplares mais jovens.

O que importa é a idade da floresta e não dos pínus em sí, mais uma vez, um bom indicador é a quantidade de palha no chão, quanto mais densa, mais antiga a floresta, consequentemente, mais gerações de pínus passaram por alí, favorecendo ainda mais a presença de amanitas.

Moro em Guaraciaba SC, aqui no oeste, o clima aqui eh bem massinha pras amanitas,
no verãozãaoo a temperatura chega a uns 35º, e no inverno dah até pra curtih umas negativas sabe x)

mas agora praticamente acabou o inverno já, a média agora tah em torno os 20º, as vezes 15º as vezes 25º x)

e a cidade eh bem pequena e bem rural, tem bastanteee area de reflorestamento cara, no inverno acho q se tiver tempo e vontade consigo colhe uns kilos de amanitas x)

mas semana passada achei um psilocybe perdido, dentro de uma bostinha na propriedade dum amigo do meu pai x)
acho q eles não vão demorar pra começar a nascer por aqui, quero ver se nesse verão consigo viajar com esses mushis x)

abraçosss e obrigado pelas sujestões ;)

Falando em Amanitas, qual são as melhores condições e regiões do Brasil para as acharmos?

Se tem que chuver e fazer Sol, ou é outro esquema?

Já vi nascerem com umidade
baixa e com temperatura bem
acima de 10º, mas nasceram
muito pequenos, e dizem que
ficam cheio de toxina (?!)

Mas o ideal seria que
fizesse frio, tipo uns 10º e
dentro da floresta ficasse bem
úmido. Aí eles crescem e ficam
bonitos... Quem mora para baixo
do paraná encontra sempre
(quando procura direito :D)

Sonhei com eles hoje.

Pior que sempre sonho com amanitas, nunca com cubensis.

E geralmente os sonhos são bem legais, sempre sonho que os estou colhendo em abundância.

Sonhei com eles hoje.

Pior que sempre sonho com amanitas, nunca com cubensis.

E geralmente os sonhos são bem legais, sempre sonho que os estou colhendo em abundância.

Não lembro quem me falou, mas lembro
que a pessoa falou que os amanitas davam
uma baita maré de sorte depois que eles
colhiam ou comiam, algo assim...
Tomara que com sonhos também funcione :)

Também tenho tido sonhos com cogus, mas
não lembro nunca de nenhum... :/

Assim que colho tenho que levá-las ao forno direto ou posso guardá-las no ziplock e levar ao forno depois de uns dois?
Pergunto pq acho que não devem liberar o forno do hostel pra isso...

Forno?
pra que sua louca.
auehuaheuaehuaehuaehueahuaeheuaheauheauha

Gratinados ora!

Como você não sabe mortadello?

E realmente a idade do pinus conta , as unicas amanitas q encontrei tbm estavao proximo a uns dois ou tres pinus ja bem velhos , as arvores tinham ate um musgo vermelho no tronco , aki proximo a minha casa tem um bosque com pinus mais novos e nen sinal de amanitas :neg:

Back