Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dunk com água oxigenada?

Ankh

Cogumelo maduro
Cadastrado
14/11/2007
53
69
olá.

vou dar um dunk em meu balde e estou pensando em usar uma proporção de 9:1 de água + água oxigenada.

a duvida é que o substrato fo pasteurizado, e quero saber se a agua oxigenada vai matar as bacterias boas também

grato!
 
olá.

vou dar um dunk em meu balde e estou pensando em usar uma proporção de 9:1 de água + água oxigenada.

a duvida é que o substrato fo pasteurizado, e quero saber se a agua oxigenada vai matar as bacterias boas também

grato!

Fala Ankh,
pode utilizar a solução que vc indica, sem problemas.

Inclusive eu indicaria para vc pegar uma faca/estilete estéril, e fazer cortes no substrato, como se fosse riscar um jogo da velha. Existe um tópico sobre isto aqui no fórum, dê uma olhada:
https://teonanacatl.org/threads/nova-tek-casing-edging-multiplas-bordas.874/

Além de auxiliar na absorção da água, as bordas permitem que maior quantidade de pins se formem, aumentando a produção.

Ao adicionar a água, vc vai perceber um certo "encharcamento", mas de um dia para o outro o micélio absorve tudo.

Good vibes:)
 
Upvote 0
Apoio o muilok, porem cuidado ao fazer cortes.. aqui nos meus cultivos tenho que cuidar muito mais a assepcia qnd corto..

paz e luz
 
Upvote 0
Fala Ankh,
pode utilizar a solução que vc indica, sem problemas.

Inclusive eu indicaria para vc pegar uma faca/estilete estéril, e fazer cortes no substrato, como se fosse riscar um jogo da velha. Existe um tópico sobre isto aqui no fórum, dê uma olhada:
https://teonanacatl.org/threads/nova-tek-casing-edging-multiplas-bordas.874/

Além de auxiliar na absorção da água, as bordas permitem que maior quantidade de pins se formem, aumentando a produção.

Ao adicionar a água, vc vai perceber um certo "encharcamento", mas de um dia para o outro o micélio absorve tudo.

Good vibes:)

mais uma pergunta
6 ou 12 horas??
 
Upvote 0
mais uma pergunta
6 ou 12 horas??

No caso de estar cultivando micélio em bolos, na injeção de água ou no afogamento (métodos mais utilizados do dunk tek), costumo promovê-lo por 24horas em média.

No seu caso é um balde, tenha cuidado para não adicionar muita água, depende muito da "espessura" do seu substrato. Mas geralmente, de um dia para o outro, sua cultura já absorve tudo.

:pos:
 
Upvote 0
No caso de estar cultivando micélio em bolos, na injeção de água ou no afogamento (métodos mais utilizados do dunk tek), costumo promovê-lo por 24horas em média.

No seu caso é um balde, tenha cuidado para não adicionar muita água, depende muito da "espessura" do seu substrato. Mas geralmente, de um dia para o outro, sua cultura já absorve tudo.

:pos:

ele é bem espesso tipo uns 10 centimetros.

vou deixar umas 18 horas.
nem 12 nem 24.

só não entendi muito bem a atek desse link lá de cima..
o cara fala em levantar a borda duas polegadas.
se eu for fazer isso, vou so riascar em jogo da velha como disseste

valeu muilok:pos:
 
Upvote 0
a duvida é que o substrato fo pasteurizado, e quero saber se a agua oxigenada vai matar as bacterias boas também


Se chegar até as mesmas vai matá-las sim.
 
Upvote 0
Ecuador: Agora fiquei na duvida; o muilok disse que pode. tu disseste que não
por via das duvidas acho que a água oxigenada vai ser descartada.

Pra aproveitar o embalo:

Há problema em colocar mais uma camada de casing bem fina após o dunk ??

Se eu colocar, devo esperar o micelio subir de novo pelo camada de casing ou posso botar direto na luz?

Grato!
 
Upvote 0
Se chegar até as mesmas vai matá-las sim.

Fala Ecuador, saudações!

Pode explicar melhor o caso então?
Mesmo com a proporção de diluição indicada pelo Ankh, a água oxigenada vai ser nociva?

Acredito que ela vá chegar até as bactérias sim, afinal, ele vai estar adicionando água até quase cobrir o substrato, quando ela for absorvida, o objetivo é atingir todo o substrato.

Já adicionei água com água oxigenada quando estava cultivando MEX em casings outdoor, tive frutos grandes e em abundância.

Good vibes irmão!:pos:
 
Upvote 0
ele é bem espesso tipo uns 10 centimetros.

vou deixar umas 18 horas.
nem 12 nem 24.

só não entendi muito bem a atek desse link lá de cima..
o cara fala em levantar a borda duas polegadas.
se eu for fazer isso, vou so riascar em jogo da velha como disseste

valeu muilok:pos:

Fala Ankh
Na frutificação, vc percebe que o substrato vai lhe apresentar mais pins, geralmente, em sua borda, isto é, na parede do balde, por existir um espaço e maior índice de oxigênio/aeração neste ponto. É necessário muita assepssia, principalmente com o instrumento de corte utilizado.

A intenção então, é criar esta condição de frutificação em toda superfície do seu substrato. Então, fazendo cortes (profundos, não só riscando), consegue-se bons resultados.

Se vc fizer somente uma cruz, imagine que estará dividindo seu substrato em 4 partes. Na área de corte, o micélio voltará a crescer vigorosamente, provavelmente vindo a frutificar nestes pontos. Pode cobrir com uma fina camada de vermiculita e regulador de ph, sem problemas.

A utilização desta técnica otimiza a frutificação, aumentando a quantidade de frutos.
 
Upvote 0
Fala Ecuador, saudações!

Pode explicar melhor o caso então?
Mesmo com a proporção de diluição indicada pelo Ankh, a água oxigenada vai ser nociva?


Muilok,

Água oxigenada é um bactericida e esporicida poderoso, e mesmo em organismos mais complexos, como fungos e humanos, ela pode fazer estragos "interessantes", embora não chegue a ser letal na maioria dos casos.

Nesse caso que o Ankh citou, se a H2O2 penetrar por todo o substrato, o que pode não acontecer, mesmo com o substrato coberto, pelo menos as bactérias serão eliminadas. Ainda restará parte dos fungos, que podem também ter efeito benéfico no casing.

Mas tenho as minhas dúvidas se a água oxigenada, ainda como água oxigenada, vai penetrar em todo o substrato. Pode ocorrer das partes externas do substrato absorverem H2O2 e ocorrer a liberação do oxigênio extra, que é responsável pela formação de radicais livres e pelo efeito bactericida, ali mesmo. Resta água comum, H2O, que pode ir por osmose sem problemas para o interior do bolo.


Eu também já usei H2O2 em terrários de bolos, e funcionou bem. Sinal de que as bactérias mortas não fazem muita falta.


Tem um pessoal que usa cloro (água sanitária) com o mesmo fim, com bons resultados. Também deve matar as bactérias alcançadas. O Diego é que sabe dessa técnica.
 
Upvote 0
Eu nunca usei H2O2 no substrato, mas para borrifar no terrário quando necessário, é lei por aqui!
Taí um teste a se fazer!
Paz e Luz!
 
Upvote 0
Pode ocorrer das partes externas do substrato absorverem H2O2 e ocorrer a liberação do oxigênio extra, que é responsável pela formação de radicais livres e pelo efeito bactericida, ali mesmo. Resta água comum, H2O, que pode ir por osmose sem problemas para o interior do bolo.

.

Fala Ecuador

Com meus parcos conhecimentos de biologia, acho mais provavel que isso aconteça.

o peroxido é todo consumido nas proximidades da superficie ficando o seu "miolo" protegido.

então após o retorno à situação anterior, as bactérias "boas" que ficaram intactas no miolo do substrato se proliferam e tomam a superficie de novo.

agora o H2O2 também mata esporos de trichoderma ??
 
Upvote 0
Upvote 0
Back
Top