Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dos Crentes em Além Mundos

cakinho

Cogumelo maduro
Cadastrado
02/08/2008
8
56
37
Um dia, Zaratustra elevou a sua ilusão mais além da vida dos homens, à maneira de todos os que crêem em além-mundos.

Obra de um deus dolente e atormentado lhe pareceu então o mundo.

“Sonho me parecia, e ficção de um deus: vapor colorido ante os olhos de um divino descontente.

Bem e mal, alegria e desgosto, eu e tu, vapor colorido me parecia tudo ante os olhos criadores. O criador queria desviar de si mesmo o olhar... e criou o mundo.

Para quem sofre é uma alegria esquecer o seu sofrimento. Alegria inebriante e esquecimento de si mesmo me pareceu um dia o mundo.

Este mundo, o eternamente imperfeito, me pareceu um dia, imagem de uma eterna contradição, e uma alegria inebriante para o seu imperfeito criador.

Da mesma maneira projetei eu também a minha ilusão mais para além da vida dos homens à semelhança de todos os crentes em além-mundos. Além dos homens, realmente?

Ai, meus irmãos! Este deus que eu criei, era obra humana e humano delírio, como todos os deuses.

Era homem, tão somente um fragmento de homem e de mim. Esse fantasma saía das minhas próprias cinzas e da minha própria chama, e nunca veio realmente do outro mundo.

Que sucedeu, meus irmãos? Eu, que sofria, dominei-me; levei a minha própria cinza para a montanha; inventei para mim uma chama mais clara. E vede! O fantasma ausentou-se!

Agora que estou curado, seria para mim um sofrimento e um tormento crer em semelhantes fantasmas. Assim falo eu aos que creem em além-mundos.

Sofrimentos e incompetências; eis o que criou todos os além-mundos, e esse breve desvario da felicidade que só conhece quem mais sofre.

A fadiga, que de um salto quer atingir o extremo, uma fadiga pobre e ignorante, que não quer ao menos um maior querer; foi ela que criou todos os deuses e todos os além-mundos.

Acreditai-me, meus irmãos! Foi o corpo que desesperou do corpo: tateou com os dedos do espírito extraviado as últimas paredes.

Acreditai-me, meus irmãos! Foi o corpo que desesperou da terra: ouviu falar as entranhas do ser.

Quis então que a sua cabeça transpassasse as últimas paredes, e não só a cabeça: até ele quis passar para o “outro mundo”.

O “outro mundo”, porém, esse mundo desumanizado e inumano, que é um nada celeste, está oculto aos homens, e as entranhas do ser não falam ao homem, a não ser como homem.

É deveras difícil demonstrar o Ser, e difícil é fazê-lo falar. Dizei-me, porém, irmãos: a mais estranha de todas as coisas não será a melhor demonstrada?

E, este Eu que cria, que quer, e que dá a medida e o valor das coisas, este Eu, e a contradição e confusão do Eu falam com a maior lealdade do seu ser.

E este ser lealíssimo, o Eu, fala do corpo, e quer o corpo, embora sonhe e divague e esvoace com as asas partidas.

O Eu aprende a falar mais realmente de cada vez, e quanto mais aprende, mais palavras acha para honrar o corpo e terra.

O meu Eu ensinou-me um novo orgulho que eu ensino aos homens: não ocultar a cabeça nas nuvens celestes, mas levá-la descoberta; sustentar erguida uma cabeça terrestre que creia no sentido da terra.

Eu ensino aos homens uma nova vontade: querer o caminho que os homens têm seguido cegamente, e considerá-lo bom e fugir dele como os enfermos e os decrépitos.

Enfermos e decrépitos foram os que menosprezaram o corpo e a terra, os que inventaram as coisas celestes e as gotas de sangue redentor; mas até esses doces e lúgubres venenos foram buscar no corpo e na terra!

Queriam fugir da sua miséria, e as estrelas estavam demasiado longe para eles. Então suspiraram: “Oh! se houvessem caminhos celestes para alcançar outra vida e outra felicidade!” E inventaram os seus artifícios e as suas beberagens sangrentas.

E julgaram-se arrebatados para longe do seu corpo e desta terra, os ingratos! A quem deviam, porém, o seu espasmo e o deleite do seu arroubamento? Ao seu corpo e a esta terra.

Zaratustra é indulgente com os enfermos. Não o enfadam as suas formas de se consolarem, nem a sua ingratidão. Curem-se, dominem-se, criem um corpo superior!

Zaratustra também se não enfada com o que sara quando este olha com carinho as suas ilusões, e vai à meia-noite rodear a tumba do seu Deus; mas as suas lágrimas continuam sendo para mim enfermidade e corpo enfermo.

Houve semprei muitos enfermos entre os que sonham e suspiram por Deus; odeiam furiosamente o que procura o conhecimento e a mais nova das virtudes, que se chama lealdade.

Olham sempre para trás, para tempos obscuros; nesse tempo, de certo, a ilusão e a fé eram outra coisa. O delírio da razão era coisa divina, e a dúvida, pecado.

Conheço demasiado esses semelhantes a Deus; querem que se acredite neles e que a dúvida seja pecado. Também sei de sobra no que é que eles crêem mais.

Não é, certamente, em além-mundos e em gotas de sangue redentor; eles também crêem sobretudo no corpo, e ao seu próprio que olham como a coisa em si.

O seu corpo, porém, é coisa enfermiça e de boa vontade se livrarão dele. Por isso escutam os pregadores da morte e eles mesmos pregam os além-mundos.

Preferi, meus irmãos, a voz do corpo curado; é uma voz mais leal e mais pura.

O corpo são, o corpo cheio de ângulos retos, fala com mais lealdade e mais pureza; fala do sentido da terra”.

Assim falava Zaratustra.
 
Odeio coisas complicadas......rs........mas é isso ae galera vamos decapitar todo mundo!
 
Essa parte do livro Assim Falou Zaratustra de Nietzsche fala sobre as pessoas que acreditam em "outros mundos", assim como os seguidores de Carlos Castaneda e outras crenças... espero que vcs leiam e discordem do texto =D
 
"Um dia, Zaratustra elevou a sua ilusão mais além da vida dos homens(...)"

Nós só vemos o que queremos ver...
 
"Um dia, Zaratustra elevou a sua ilusão mais além da vida dos homens(...)"

Nós só vemos o que queremos ver...

É só saber interpretar, entender o contexto.
Esse é um dos livros mais complicados já escrito. E é muito subjetivo também.
 
É só saber interpretar, entender o contexto.
Esse é um dos livros mais complicados já escrito. E é muito subjetivo também.

Concordo plenamente, já o li três vezes, e a cada vez me parecia um livro novo.

É o livro de 'filosofia' mais espiitual que já li. Vai muito além dos símbolos que comunalmente contemplamos. Mas é muito fácil levá-lo pela moda.

Lembre que Nietzsche se dizia "O Mais Pio dos Ímpios".
 
meu deus !! não acredito que esse filósofo esteja sendo tomado pra exemplificar teísmo, e citado em uma linha para justificá-lo.

neste livro o amigo cogtrd, se estiver falando a verdade, deve ter lido três vezes, do próprio nietzsche: DEUS ESTÁ MORTO.

não é um livro nem um pouco espirital, até a vovó mafalda é mais espiritual. o livro é sobre aspectos POSITIVOS do homem, ou seja REAIS. não dá para pensar 'deus' de nosso próprio ponto de vista quando lemos neste texto, mas deus enquanto MORAL HUMANA, e os reflexos históricos que isso têm...

francamente... o tal do nietzsche não era niilista???

repensemos esta argumentação !!!!!!!
 
meu deus !! não acredito que esse filósofo esteja sendo tomado pra exemplificar teísmo, e citado em uma linha para justificá-lo.

neste livro o amigo cogtrd, se estiver falando a verdade, deve ter lido três vezes, do próprio nietzsche: DEUS ESTÁ MORTO.

não é um livro nem um pouco espirital, até a vovó mafalda é mais espiritual. o livro é sobre aspectos POSITIVOS do homem, ou seja REAIS. não dá para pensar 'deus' de nosso próprio ponto de vista quando lemos neste texto, mas deus enquanto MORAL HUMANA, e os reflexos históricos que isso têm...

francamente... o tal do nietzsche não era niilista???

repensemos esta argumentação !!!!!!!

Amigo, acredito que você tenha lido mais sobre Nietzsche do que as obras dele.

Ele busca destruir os ídolos, as convenções e as tradições,colocando o homem como o criador dos valores, e aquele que deve transcendê-los.

Ele disse: Os deuses estão mortos, morreram de rir quando disseram que havia apenas um Deus: carrancudo e irado.

Ele disse: Deus está morto. Sua piedade pelos homens o matou.

Ele disse: O que iremos fazer agora que matamos Deus? Agora que ele já não serve mais de explicação e conforto para nossos espíritos?

Nietzsche era um niilista aos olhos dos intelectuais, mas sempre chamou de niilistas os Platônicos e Cristãos, que trocam a beleza da vida e do mundo pelo 'nada' do pós-morte. Trocam a vida e as experiências pela esperança de um mundo ideal além.

Na visão dele os budistas são os mais "niilistas" de todos...

--------------------

Onde Nietzsche inova é em colocar o objetivo de tudo não no começo do tempo.

Ele diz que a vontade de agarrar cria a mão.

Ele diz que a vontade de potência cria todos os seres e o universo.

Ele diz que o objetivo final é o super-homem, cuja vontade de potência criou tudo até hoje para formá-lo.

E cria infinitas vezes, no anel da existência no qual tudo está sempre voltando.

Ele coloca seu "Deus", o super-homem, no fim do tempo, "criando" tudo de lá, em seu nascimento. Esta foi a inovação.

------------

Nietzsche era um místico, e sabia disso, tendo estudado tanta teologia na juventude. Suas febres e doenças o colocavam em transes como os nossos com cogumelos. Ele tocou o absoluto, e explicou de uma maneira que ninguém tinha feito antes. Fantástica.

Ele estudou os Vedas, e gostou muito.

Não via sentido em acender velas, mas sabia que seu espírito era reflexo perfeito do absoluto.

Sentia a mística Vontade de Potência.

Leia Zaratustra em uma trip e você vai ver.
 
esta primeira argumentação toda ficou a favor da minha tese inicial, a de que a vovó mafalda era mais espiritual que ele.

ou vai me dizer que os ídolos, os valores humanos, deus e tudo o que está no primeiro quadro não são aspectos positivos?

o segundo quadro não explica muita coisa, coisas bem absurdas (agora, não quando foram escritas)

realmente enquanto filólogo nietzsche teve contato com línguas orientais e estabeleceu padrões ótimos para o sânscrito, por exemplo. professores de linguística o adoram. os próprios aforismos não eram padrão no ocidente, quando ele escrevia...

mas não os teístas, isso é lindo. e não foi a piedade do deus humano que o matou, pelo contrário, foi a moral dada por deus que não foi nem um pouco respeitada pelo homem, que o enterrou sob seu próprio cadáver.

recomendo a genealogia da moral e o crepúsculo dos ídolos
 
Bom, daqui uns anos a gente volta a conversar sobre isso.

A vovó mafalda deve ter sido bem marcante...

O mais irônico é que um Nagual é extremamente condizente com o "homem superior" nietzscheano.
 
Última edição por um moderador:
ou um ATMAN no hinduísmo...
nomes pouco dizem.

Concordo plenamente! Os efeitos Torre de Babel que fazem esta confusão toda, e tornam tão difícil o que é tão fácil...

As palavras não são de uma pessoa para a outra, são da pessoa que escreve para a pessoa que escreve e da pessoa que lê para a pessoa que lê. O ignorante passa a vida inteira vendo só a si mesmo e se odiando. O sábio passa a vida inteira vendo só a Si-Mesmo e Se amando.
 
pode até ser.















mas o que acho irônico mesmo é o bigode se revirando no caixão quando é colocado do lado oposto de onde ele mesmo se posicionou.
 
meu deus !! não acredito que esse filósofo esteja sendo tomado pra exemplificar teísmo, e citado em uma linha para justificá-lo.

neste livro o amigo cogtrd, se estiver falando a verdade, deve ter lido três vezes, do próprio nietzsche: DEUS ESTÁ MORTO.

não é um livro nem um pouco espirital, até a vovó mafalda é mais espiritual. o livro é sobre aspectos POSITIVOS do homem, ou seja REAIS. não dá para pensar 'deus' de nosso próprio ponto de vista quando lemos neste texto, mas deus enquanto MORAL HUMANA, e os reflexos históricos que isso têm...

francamente... o tal do nietzsche não era niilista???

repensemos esta argumentação !!!!!!!


kkkkkkkkk
DEUS ESTÀ MORTO... E O HOMEM ESTÀ LIVRE!
foi isso que nietzsche quis dizer. O homem está livre pra criar, elevar-se sobre sua cabeça... enveredar pelo caminho do super-homem e atingir o sentido da terra!
Eu li zaratustra várias vezes, é o meu livro de cabeceira; vi em zaratustra muito misticismo, ele não pregava um teísmo comum, deus para ele era representado pelo próprio homem, assim como em religiões do oriente que afirma a existência de DEus em nosso próprio âmago e que nós somos o universo. Nao acredito na idéia de que nietzsche era um ateu, pois até o nome do livro é relacionado a religião; por acaso vc nunca ouviu falar da história de Zaratustra o fundador do zoroastrismo? pois então, niezsche utilizou a história dele para escrever seu livro!
talvez vc esteja apenas atento à imagem que as pessoas têm de nietzsche, uma coisa é vc falar da obra, classificar como sendo um estilo e criar parâmetros para enquadrá-lo em rótulos.
bem, leia zaratustra e veja por si mesmo o quanto de misticismo essa obra nos ensina, e ainda mais, se vc realmente sentir essa obra, vai ir muito além...
 
O mais irônico é que um Nagual é extremamente condizente com o "homem superior" nietzscheano.


Não custa nada lembrar que um Nagual não tem escrúpulos.

Para um Nagual não existe nem bem e nem mal, somente a escolha dentre caminhos, segundo o seu coração.

O caminho do guerreiro tem um modo muito semelhante à muitos principios orientais, principalmente o budismo, mas, se observar com um mínimo de atenção, perceberá facilmente que ele é tremendamente mais amplo, devastador.

Você pode matar, você pode mentir, você pode fingir, você pode espreitar...

Você só não pode se prender a nada.

Sem pensamentos, em silêncio total, lhe bastará o coração.

não se prenda a nada.

É preciso ver sem palavras.

não se prender a nada.

PS. quando alguém conseguir me avise, kkkkkk....
 
kkkkkkkkk
DEUS ESTÀ MORTO... E O HOMEM ESTÀ LIVRE!
foi isso que nietzsche quis dizer. O homem está livre pra criar, elevar-se sobre sua cabeça... enveredar pelo caminho do super-homem e atingir o sentido da terra!
Eu li zaratustra várias vezes, é o meu livro de cabeceira; vi em zaratustra muito misticismo, ele não pregava um teísmo comum, deus para ele era representado pelo próprio homem, assim como em religiões do oriente que afirma a existência de DEus em nosso próprio âmago e que nós somos o universo. Nao acredito na idéia de que nietzsche era um ateu, pois até o nome do livro é relacionado a religião; por acaso vc nunca ouviu falar da história de Zaratustra o fundador do zoroastrismo? pois então, niezsche utilizou a história dele para escrever seu livro!
talvez vc esteja apenas atento à imagem que as pessoas têm de nietzsche, uma coisa é vc falar da obra, classificar como sendo um estilo e criar parâmetros para enquadrá-lo em rótulos.
bem, leia zaratustra e veja por si mesmo o quanto de misticismo essa obra nos ensina, e ainda mais, se vc realmente sentir essa obra, vai ir muito além...

'kkk'

você é mais um ligando as próprias idéias. sim zaratustra ou zoroastro, o que ainda não entendeu é que nietzsche usa elementos que existem, pra fazer lógicas ao contrário. Editando: aqui você pode procurar 'transvalorização dos valores', é um tema amplamente abordado em aulas básicas, deve ter internet afora.

amiguinho pouco me importa qual livro você tem na cabeceira não tenho que provar a você nada além da minha capoeira, mas se você se recordar no livro existem mutações de bichos e seres. se levarmos tudo o que está escrito ao pé da letra, como os péssimos leitores o fazem, imaginaríamos mesmo zaratustra como aquele líder religioso da antiguidade. e também veríamos esse homem se transmutando em águia, leão, bebê etc.

não é o zaratustra que existiu (mas uma 'alegoria'), e ele não mudou de forma. saia da fantasia e entenda a poesia
:pos:
 
Back
Top