Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático DIario de um cultivo: Pleurotus ostreatus (Branco)

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal do CM.

Bom, após obter muitas informações cultivei alguns PC e acabou dando tudo certo! Resolvi me aventurar nos cogumelos comestíveis. Porém, resolvi começar do zero, inclusive sem spawn.

09/11 Comprei 1 bandeijinha de Shimeji branco, fiz o meio de cultivo BDA, esterelizei em panela de pressão, passei o meio para potinhos de coleta (aqueles que se compra em farmácia) e deixei o BDA endurecer a uma inclinação de mais ou menos 15º para obter uma maior area de colonização. Feito isso, retirei uma pequeno pedaço da parte interna do cogumelo e coloquei em cima do BDA, fechei o potinho e está atualmente em um local fechado. Foram feitos 12 potinhos de BDA para colonização, sendo 6 da parte interna da "cabeça" do cogumelo e 6 da "haste".

13/11 Já é possível notar uma pequena alteração no BDA nas áreas ao redor da parte do cogumelo, creio que seja o início da colonização. Seguem algumas fotos:
13-11-01.jpg13-11-02.jpg13-11-03.jpg13-11-04.jpg13-11-05.jpg13-11-06.jpg13-11-07.jpg

14/11 Fui dar uma espiadinha lá e 2 dos 12 potinhos aparentam estar com algum contaminante! Porém o contaminante está crescendo longe do desenvolvimento do cogumelo vou conseguir transferir para outro BDA.

15/11 3 potinhos que estão com o micélio se desenvolvendo bem foram separados dos demais. 2 potinhos contaminados foram descartados. Dos 7 restantes separei a parte do micelio que estava crescendo bem e transferi para outro BDA para separar da parte micelial que estava desenvolvendo com pouca força.

17/11 A maioria dos potinhos acabaram pegando o mesmo contaminante, sendo assim, fiz um novo BDA (acho que errei na hora da pasteurização por isso o mesmo contaminante). Porém desta vez fui ao mercado e para a minha felicidade encontrei o tão desejado Pleorotus ROSA! Comprei 1 bandeijinha do rosa, 1 do branco e 1 do preto. Passei o BDA para os potinhos e fiz 9 BDA com o Shimeji Branco, 7 BDA com o Shimeji Rosa e 6 BDA com o Shimeji Preto. Os potinhos da primeira tentativa de clonagem que não foram contaminados ainda estão em lugar separado aguardando tomar por completo o BDA. Fotos:
Caixa.jpgpotetentativa2.jpg2tentativa2.jpg2tentativa.jpgbdagrandetentativa2.jpgbdapequenotentativa2.jpg
 
Última edição:
Marinoia, Derrete manteiga, joga os shimejis deixa uns 5 min depois acrescenta shoyo, molho de ostra e um pouco de aginomoto, deixa ateh os cogumelos ficarem molinhos, acrescenta um pouco de saque depois poe nas tijelinhas com um pouco de cebolinha e é só comer! kkkk

Amanhã posto umas fotos! Ta muito quente por aqui acho que isso ta dificultando o crescimento no milho =/ O Shiitake por gostar de temperatura um pouco + alta pra essa fase cresceu muito rápido!
 
Última edição por um moderador:
Seguem algumas fotos:

Shiitakes:
shitakes0.jpg shitake2.jpg shitake1.jpg

Shimejis:
shimejis0.jpg shimeji3.jpg shimeji2.jpg shimeji1.jpg

Todos:
todos.jpg

Ainda estou pensando em qual substrato utilizar! O shiitake cresceu muito rápido e o shimeji ta bem devagar crescendo ainda + ficando forte!
 
Ainda estou pensando em qual substrato utilizar! O shiitake cresceu muito rápido e o shimeji ta bem devagar crescendo ainda + ficando forte!


Não estão problemáticos esses Shimejis? É normal essa aparência aguada?
 
RainSpirit eu nunca vi o micélio de um pleurotus ostreatus branco então n sei c é normal. + separei uma parte do micelio bem forte no bda e passei pro milho, ele está colonizando e essa aparencia aguada está diminuindo! Ele cresceu diferente do shitake. O Shitake foi crescendo rapido e bem brancoo o shimeji se espalhou pelo milho todo muito rapido porém como uma teia pelo milho e agora que parece que está terminando a colonização! Jaja posto + fotos
 
Com o Shitake ou o Shimeji dá para fazer clonagem usando papelão?
 
RainSpirit eu nunca vi o micélio de um pleurotus ostreatus branco então n sei c é normal. + separei uma parte do micelio bem forte no bda e passei pro milho, ele está colonizando e essa aparencia aguada está diminuindo! Ele cresceu diferente do shitake. O Shitake foi crescendo rapido e bem brancoo o shimeji se espalhou pelo milho todo muito rapido porém como uma teia pelo milho e agora que parece que está terminando a colonização! Jaja posto + fotos
O micélio do shimeji é exatamente assim que funciona, coloniza rapidamente em poucos dias com um micélio super fino que parece uma teia de aranha, dpois de passado esse processo, essa teia de aranha começa a apresentar um micélio mais robusto em alguns pontos da colonização, raramente em 100% do substrato. Parabéns pelo trabalho, estou na torcida aqui :)

Ainda estou pensando em qual substrato utilizar! O shiitake cresceu muito rápido e o shimeji ta bem devagar crescendo ainda + ficando forte!
- Os shitakes necessitão de um substrato rico em decomposições para se obter bons flushs, eu iria de terra vegetal orgânica, humus de minhoca, lascas de madeiras curtidas, borra de café, calcário calcitico, palha de trigo, água mineral com 2% de uréia, substrato pasteurizado com muito cuidado com temperaturas entre 58° e máximo de 65°

- Os shimejis já são menos exigentes para frutificação, uma boa colonização do spawn em palha de trigo, humus de minhoca, borra de café com PH regulado, água mineral com 2% de uréia e uma boa pasteurização já é suficiente para apresentar boa formação dos basidiomas.

Ambos colonizão bem em total escuro, com uma boa troca gasosa e temperaturas entre 23° e 26°

Noix.
 
leorrarr

Da sim, o shimeji se da super bem com a clonagem de papelão... inclusive tem gente que prepara uma recipiente cheio de tiras de papelão, coloca varios pedacinhos do fruto e depois utiliza o papelão direto para inocular borra de café...
O shitake ainda n tentei, mas deve dar tambem...

Mas voce tambem pode preparar um fundinho de agar com cremogema (Receita: 15 agar + 20 cremogema + 500 ml agua) em um pote daqueles de conserva com um pouco de algodão na tampa. Esterilize por uns 40 min na PP com a tampa levemente desrosqueadas... coloque um pedacinho como ia fazer no papelão, mas faça dentro de um quarto com portas e janelas fechadas para cortar a corrente de ar e é só aguardar... faço sem glovebox e costuma rolar muito bem, já que é facil inocular nesses vidros sem deixa-lo muito exposto... uso agar encontrado em loja de japones...
 
E da para fazer com cortes no caule de cogumelos frescos comprados em supermercado? O shimeji voce se refere ao branco né?
 
Muito bom!! Estou com muita vontade de tentar cultivar algum comestivel! Psychdrugs tem novidades? Como anda seu cultivo? Espero que bem!! =) Um abraço e parabéns pela dedicação!!


Pessoal... procurei tanto algum cultivo de comestivel/medicinal completo e pelo visto não tem... ai me pergunto: É mais dificil ou o pessoal gosta mais da enteogenia? :)

Segue um link só pra deixar a galera com água na boca:
 
Última edição:
O vídeo é massa! Mas aos 6:40 min é comédia! heheh

Dá uma olhada nesse cultivo, Edgar.


Anatman!! Perfeito cara!! Brigado!! E sem falar que hoje fui em um bosque perto da minha casa e encontrei essa espécie in natura!! hehehe

Pelo menos parece um pouco com a que o Mortandello postou no cultivo dele... postei a imagem lá pra ele me dizer se é da mesma ou se é só parecido. ;)
 
Última edição:
Back
Top