Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático DIario de um cultivo: Pleurotus ostreatus (Branco)

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal do CM.

Bom, após obter muitas informações cultivei alguns PC e acabou dando tudo certo! Resolvi me aventurar nos cogumelos comestíveis. Porém, resolvi começar do zero, inclusive sem spawn.

09/11 Comprei 1 bandeijinha de Shimeji branco, fiz o meio de cultivo BDA, esterelizei em panela de pressão, passei o meio para potinhos de coleta (aqueles que se compra em farmácia) e deixei o BDA endurecer a uma inclinação de mais ou menos 15º para obter uma maior area de colonização. Feito isso, retirei uma pequeno pedaço da parte interna do cogumelo e coloquei em cima do BDA, fechei o potinho e está atualmente em um local fechado. Foram feitos 12 potinhos de BDA para colonização, sendo 6 da parte interna da "cabeça" do cogumelo e 6 da "haste".

13/11 Já é possível notar uma pequena alteração no BDA nas áreas ao redor da parte do cogumelo, creio que seja o início da colonização. Seguem algumas fotos:
13-11-01.jpg13-11-02.jpg13-11-03.jpg13-11-04.jpg13-11-05.jpg13-11-06.jpg13-11-07.jpg

14/11 Fui dar uma espiadinha lá e 2 dos 12 potinhos aparentam estar com algum contaminante! Porém o contaminante está crescendo longe do desenvolvimento do cogumelo vou conseguir transferir para outro BDA.

15/11 3 potinhos que estão com o micélio se desenvolvendo bem foram separados dos demais. 2 potinhos contaminados foram descartados. Dos 7 restantes separei a parte do micelio que estava crescendo bem e transferi para outro BDA para separar da parte micelial que estava desenvolvendo com pouca força.

17/11 A maioria dos potinhos acabaram pegando o mesmo contaminante, sendo assim, fiz um novo BDA (acho que errei na hora da pasteurização por isso o mesmo contaminante). Porém desta vez fui ao mercado e para a minha felicidade encontrei o tão desejado Pleorotus ROSA! Comprei 1 bandeijinha do rosa, 1 do branco e 1 do preto. Passei o BDA para os potinhos e fiz 9 BDA com o Shimeji Branco, 7 BDA com o Shimeji Rosa e 6 BDA com o Shimeji Preto. Os potinhos da primeira tentativa de clonagem que não foram contaminados ainda estão em lugar separado aguardando tomar por completo o BDA. Fotos:
Caixa.jpgpotetentativa2.jpg2tentativa2.jpg2tentativa.jpgbdagrandetentativa2.jpgbdapequenotentativa2.jpg
 
Última edição:
Diários de comestíveis são raros aqui, psychdrugs.

Se puder mantenha sim atualizado.
 
Sucesso com no cultivo, aguardando as fotos! :)
 
Creio que por volta das 17hs já tenha algumas fotos aqui! Vou manter atualizado sim! Procurei aqui no forum e não vi muitos diarios de comestíveis, pelo menos pra mim, o jeito mais facil de aprender a cultivar é lendo um diário, resolvi fazer esse pro pessoal que tem interesse ter um pouco mais de conteúdo pra poder se aventurar nos comestíveis! Optei por shimeji pois além de gostar muito é um cultivo fácil, que não exige muitas "frescuras". Ahhh e claro que, se tudo der certo, vou passar alguns carimbos ou bda colonizado pra quem quiser se aventurar!
 
Postei algumas fotos. O último pote eu fiz com 1 pedaço grande de cogumelo para ver certinho a diferença da propagação pro cogumelo. A parte mais escura é o miolo do cogumelo.
 
O aroma destes é de babar toda a barba.
Qual a receita do seu BDA? abre o segredo ai prá nós!
Vai frutificar em jornal?
 
Fiz o BDA da seguinte forma:

Cortei 200g de batatas em rodelas bem finas com casca (2 batatas pequenas). Cozinhei em 500ml de água mineral cristal até que as batatas ficassem bem macias, coei e reservei. Em banho maria misturei em 500ml de água mineral cristal 20g de ágar aos poucos. Quando dissolveu tudo joguei 20g de dextrose, homogenizei. Misturei as 2 soluções ainda em banho maria até que ficassem bem homogêneas. Daí partiu pra panela de pressão em frascos de vidro e depois passei pros potinhos de coleta e deixei numa táboa com 1 borracha embaixo para ficar com uma inclinação de aproximadamente 15º. Só depois de endurecido e abaixo dos 30º coloquei os pedaço dos cogumelos, tudo isso próximo ao forno aceso.


Depois disso vou passar pra 3 grãos: arroz, trigo e milho. Vou fazer Spawn e Bulk. Vou ver qual vai colonizar melhor, pelos estudos que eu li, creio que será o trigo. Depois de ver qual será o melhor grão vou fazer uma mistura de serragem, grão e água. e uma outra de jornal, grão e água e ver qual vai frutificar melhor.
 
Back
Top