Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático diario de cultivo PF TEK strain CAMBODIAN

Diário de cultivo problemático.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: cambodian

PROCEDÊNCIA: doação do banco de esporo free spore spain

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
Método: PF TEK
proporção: 2 Vermiculite: 1 FAI: 1 Agua

Preparação da seringa:
Como no meu ultimo tive problemas com contaminaçoes, desta vez, decidi fazer a seringa dentro do espaço fechado mais pequeno de minha casa, a base se duche :cool:, que é completamente fechada e fácil de limpar, la dentro usei ainda uma" glove box ". desinfectei tudo com álcool 70% e raspei metade de um carimbo para um copo com agua destilada, com tudo devidamente desinfestado (espero eu :giggle:).
fiz 3 seringas de 10 ML´ e guardei- as no frigorífico onde vao ficar por 10 / 12 horas a hidratar.
20190813_184157.jpg 20190813_184220.jpg glovebox.jpg

Método de preparação e esterilização do substrato:
preparei o substrato para 12 frascos de 250 ML´s da forma clássica, como expliquei em cima, e levei a PP por aproximadamente 1 hora e 15 minutos a partir do momento em que começou a ferver.

desta vez decidi fazer umas tampas mais praticas para os frascos e encomendei uns self healing ports de borracha para fazer a inoculação e fiz um furo para o heling port num lado da tampa na outra extremidade, para troca gasosa , fiz outro furo.
20190812_181640.jpg 20190812_181753.jpg 20190812_181631.jpg 20190813_200857.jpg

os frascos vao ficar a arrefecer e amanha faço a inoculação.

bons cultivos ;)
 
Boa sorte com seu cultivo desta vez amigo! Espero que consiga uma colheita farta desta vez! :)
 
15 de agosto

Hoje foi dia de inocular os 9 frascos.
Inoculei cerca de 1.5 ml's em cada frasco dentro da "glove box" com tudo devidamente desinfectado com alcool 70%.
Desta vez decidi inocular apenas em um furo. Ou seja inoculei 1.5 mls de solucao de esporos apenas em um furo.
Acham que, por ter sido apenas 1 furo e nao os habituais 4, isso vai afetar o a propagaçao do micelio?
Espero ter feito tudo bem, vamos esperar que o micelio dê sinal!

20190816_003454.jpg

Bons cultivos, dingo.
 
Então amigo, alguns dias atrás eu li em algum tópico do fórum (não me recordo no momento), que é mais fácil e também comum um contaminante se desenvolver na parte do substrato que ainda não foi colonizado pelo micélio saudável.

Acredito eu que seja por esta razão que muitos preferem inocular em diversos furos diferentes, porquê como o micélio vai crescendo em vários pontos do bolo ao mesmo tempo, isso diminui bastante a quantidade de substrato exposto para algum contaminante se desenvolver.
 
15 de agosto

Hoje foi dia de inocular os 9 frascos.
Inoculei cerca de 1.5 ml's em cada frasco dentro da "glove box" com tudo devidamente desinfectado com alcool 70%.
Desta vez decidi inocular apenas em um furo. Ou seja inoculei 1.5 mls de solucao de esporos apenas em um furo.
Acham que, por ter sido apenas 1 furo e nao os habituais 4, isso vai afetar o a propagaçao do micelio?
Espero ter feito tudo bem, vamos esperar que o micelio dê sinal!

View attachment 107848

Bons cultivos, dingo.

Pode ser que demore uns dias a mais para colonizar, quanto mais focos de crescimento, mais rápido.
Mas nada de significativo também.
O único problema é se houver compactação de substrato, acredito que vários pontos de inoculação permitem mais falhas do que apenas um.
Duas duvidas:
Mesmo com teu sistema self healing port precisa do alumínio ou colocou apenas por garantia?
Que tipo de papel/filtro utilizou no outro furo?
Boas energias!
 
Pode ser que demore uns dias a mais para colonizar, quanto mais focos de crescimento, mais rápido.
Mas nada de significativo também.
O único problema é se houver compactação de substrato, acredito que vários pontos de inoculação permitem mais falhas do que apenas um.
Duas duvidas:
Mesmo com teu sistema self healing port precisa do alumínio ou colocou apenas por garantia?
Que tipo de papel/filtro utilizou no outro furo?
Boas energias!

boas texugo!
obrigado por teres dado a tua opinião :)
no segundo furo, para fazer de filtro, usei duas camadas de fita microporo e usei o papel de alumínio para levar a panela de pressao e nao molhar o filtro e aproveitei e deixei ficar para uma garantia extra :)
 
Back
Top