Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário do Ghadun

Diário de cultivo problemático.
Gratidão pelos ensinos. Comecei meu primeiro cultivo com tecnica bulk exatamente agora, coloquei 500 gramas de painço em banho maria e deixarei por 24 horas, após isso irei coloca-los em 4 copos devidamente preparados e irei esterilizar na panela de pressão e depois inocula-los. Feito isso, postarei mais perguntas aguardando instruções. Meu primeiro cultivo foi com técnica simples ministrada pelo amigo DMenT e agora sigo os passos de meu outro irmão da Terra SmollckeR. (Desculpe a ignorância, além de ser novo nessa área também não sei marcar os integrantes do fórum rs). Luz e Paz!
 
Etapa iniciada, não utilizei glove box para melhor esterilizar mas tô confiante de que tudo vai dar certo. Utilizei painço banhado por 24 horas, após o banho esterilizei 3 copos na panela de pressão e inoculei 3 seringas de 5 ml cada em cada copo tentando ao máximo distribuir por entre os 3 furos. Agora é aguardar o miscêlio formar e a mágica acontecer. Vou tentar a primeira vez a técnica do Monotub, utilizando um terrário único em caixa uma caixa organizadora e espero que tudo ocorra bem. Gostaria se possível alguém tirasse uma dúvida pra mim, qual a melhor distribuição de material para este tipo de terrário. Comprei vermiculita, fibra de cocô e calcário de concha seguindo as instruções do meu irmão @SmollckeR que tem me dado um apoio e tanto nesse projeto. Ele me disse que a fibra de coco é capaz de não dar certo, seria o caso eu tentar fazer com ela ou melhor seria trocar na loja? Paz e Luz!
 
melhor seria trocar na loja?
Se tiver a oportunidade de trocar, seria muito bom, porque o pó de coco é muito mais permeável, sem contar que é um material infinitamente mais fácil de trabalhar. O que estou sentindo falta nos seus ingredientes é algum meio nutritivo, como húmus, esterco de boi ou aves ou coisa do tipo.
 
@Ghadun porquê você resolveu começar com essa técnica? Já tem experiencia? Por que você acha ela ideal?
 
@p1ppa resolvi tentar a técnica monotub por conta do rendimento, é a segunda vez que tento cultivo, a primeira vez fiz a com a técnica PF TK (ou algo assim rs) em que misturei vermiculita com arroz integral triturado no copo e fiz dois bolos pra dois terrários. acho ela ideal justamente pelo rendimento, visto que a técnica que utilizei antes deu frutos mas em baixa escala.
 
Boa noite pineis!! Agora além da técnica bulk também resolvi fazer PF TEK. Essa eu já tenho certa familiaridade e creio que será mais fácil os cuidados. Estarei postando agora as fotos dos spawns que fiz com painço preparando-os para utilizar no monotub. Segue as imagens.

Ai está :D
 

Anexos

  • 82ad59ae-1eb7-4c22-9f98-51587bd5ef4c.jpg
    82ad59ae-1eb7-4c22-9f98-51587bd5ef4c.jpg
    114 KB · Visualizações: 17
Última edição por um moderador:
O painço parede cozido demais e comprimido. Será difícil o micélio se desenvolver aí já que não tem espaço.
Bem, tô na expectativa aqui. Como disse, primeira vez que tento fazer desse modo. Hoje mesmo inciei uma técnica que já fiz e rendeu frutos. Postarei em seguida

O painço parede cozido demais e comprimido. Será difícil o micélio se desenvolver aí já que não tem espaço.
Tô na fé que vai fluir! :D Segue as fotos do PF TEK que acabei de inocular
 

Anexos

  • 00234512-8301-4287-bd96-95a066707e4e.jpg
    00234512-8301-4287-bd96-95a066707e4e.jpg
    139.3 KB · Visualizações: 13
Última edição por um moderador:
Esses que você inoculou agora é da mesma strain?
Sim, Ecuador também, só que com outra técnica, usando terrários separados pra cada bolo (ou pensando em arrumar um balde grande e fazer junto)

Bem, tô na expectativa aqui. Como disse, primeira vez que tento fazer desse modo. Hoje mesmo inciei uma técnica que já fiz e rendeu frutos. Postarei em seguida
Eu não recordo se soquei o material pra dentro, mas acredito que não. Depende muito disso pro desenvolvimento do miscelio?
 
Última edição por um moderador:
Ola Colega !
Vou fazer um comentario constructivo... ta ?
NAO se preocupe tanto si este e seu segundo cultivo com o rendimento e Bulks e Monotubs e tecnicas avanzadas.... e SIM dediquese a repetir uma e outra vez tecnicas de seu alcanze ate que de certo varias veces seguidas e aprender como e que a magia acontece..
Entao ai si.. vc procura novos desafios..
Como falei acima..Constructivamente ta ?
Blz ?
Gteach !:cool:
 
Eu não recordo se soquei o material pra dentro, mas acredito que não. Depende muito disso pro desenvolvimento do miscelio?
Acho que você citou a mensagem incorreta aí, né? Se está falando sobre a compactação do substrato, sim, é um item muito importante, afinal é preciso ter algum espaço para o desenvolvimento do micélio, mas é possível que ele encontre algum espaço aí, veremos. Quando preparar grãos deixe bastante espaço contando que os grãos vão inchar ao cozinhar e deixando ainda um espaço extra para conseguir agitar os grãos. O ideal é que ao final dos procedimentos a maior parte dos grãos esteja inteira, sem estourar.
 
Última edição:
Back
Top