Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário do ebinary - Cultivo no capim

Diário de cultivo completo.
Saudações meus caros, sou novo por aqui, fui muito bem recebido e resolvi criar esse diário pra compartilhar com vocês um pouco sobre meus experimentos e estudos na micologia :feliz:

O meu substrato favorito e insubstituível é o querido mato, após um incrível insight (kkk) que tive, pensei o seguinte: ja que o lugar mais comum de se encontrar o cubensis na natureza é na bosta de vaca, e o que a vaca come é mato, vou criar minha propria bosta caseira DIY e tentar um cultivo. Acabou dando certo e eu não troco esse método por nenhum outro, simples, baratíssimo e eficiente hehe.

Strain: B+

Pra começar, usei uma seringa de esporos para inocular um copo PF Tek, larguei ele na luz desde o primeiro dia de inoculação, após colonizar por completo dentro de poucos dias começou a pinar e deixei crescer in vitro (não houve absolutamente nenhuma troca gasosa, mudança de temperatura, cold shock nem nada, simplesmente deixei ele la num canto) , o resultado foi esse:
29403000296_b5e24d59e2_z.jpg

Ja que o substrato não teve contato nem com o ar, tive cogumelos esterelizados ótimos para clonar, removi o conteúdo do copo dentro de uma glovebox, transferi um pedaço do tecido para uma placa de petri usando mato moido no liquidificador como substrato (kkkkk é isso mesmo), depois de alguns dias:
29456823475_d992a2d9e8_z.jpg


Para transferir a parte mais rizomórfica eu alterno entre placa de mato e placa de arroz, o substrato dessa placa é apenas arroz moido no liquidificador e cozido dentro da placa para esterilizar:
28832518484_0d19c163f0_z.jpg


Como vocês podem ver, esse isolamento xuxa funcinou muito bem kkkk:
29437285195_b35f301012_z.jpg

Após alguns isolamentos, fiz uma cultura líquida de mato, só transferi o conteúdo da placa de mato pra dentro de um pote de vidro e taquei água estéril, é tipo grain LC só que no caso mato LC:
29348405242_cc5008a4df_z.jpg

Beleza, com a LC de mato eu inoculei um copo BRF:
29458137765_d82fbd7f61_z.jpg

Macetei o micélio depois de colonizado e misturei com mato pasteurizado:
29422347136_2e01115554_z.jpg

Após dois dias, o tio célio ja foi tomando conta da coisa toda, foram aparecendo essas bolinhas pelo mato todo:
29168407020_2778d0908c_z.jpg

O bichinho foi que foi, fotos do dia 18 de agosto de 2016:
29168289930_de67af5f45_z.jpg
29329266392_05e9c83cb9_z.jpg
29456804915_67910b1cf1_z.jpg

Agora vem a parte legal haha, dia 2 de setembro começaram a pinar, sem cold shock sem dunk sem nada, simplesmente deixei ele ficar suave tranquilo em seu pote, coloquei ele em seu novo lar - meu terrário e tirei essas fotos dia 3 de setembro:
28834839773_f2c03590f0_z.jpg
29348411292_d2b8a5ffdf_z.jpg
29422229396_6f6f410e1b_z.jpg

Fotos de hoje 4 de setembro de 2016 (nem vem falar que é trich porque é só azulamento pois eu deixei ele fora muito tempo pra tirar foto kkk):
29422239216_87498bf82b_z.jpg

Banho de sol (sim solzão do meio dia diretamente na fuça dos menino):
29168304280_88c4ab0163_z.jpg
29168306960_b937992734_z.jpg
29422248136_7cbeedc085_z.jpg

Agora vamos para a Arte haha, usando uma lente especial, tirei essas fotos macro da garotada:
29422251316_67dd5a3347_z.jpg
29422254496_c4f1ed911a_z.jpg
28834906093_716fcc891b_z.jpg

O caçula da família:
29348467352_cdd99e2a22_z.jpg
28834911423_6a40ed87b4_z.jpg
29376931351_cd9832a965_z.jpg
29456858735_83e6b38b44_z.jpg
29168343200_d11f6ff2a0_z.jpg
29376946551_7dce972973_z.jpg
29376944911_3a68931838_z.jpg

Um grande abraço a todos e vamos ver no que vai dar! haha
 
Diário muito interessante, parabéns! Estou curiosa: como é o preparo desse mato?
 
Putz, mato moído pra Petri foi foda! :) E alternar com FAI cozida foi excelente e simples.

Ótimas simplificações, em especial pro pessoal com problema em achar o agar perfeito (e caro). :bigode:

E essa de aproveitar os cogus in vitro para clonagem foi muito boa também. :coffee:
 
Realmente alternativas muito criativas, pensamentos tão fora do padrão e uma experiência de altíssimo nível em um usuário. Se possível @Ecuador poderia dar um destaque neste diário, acredito que essas experiências poderiam acrescentar muito a coletividade.

editado: @ebinary, você poderia colocar uma foto da sua glovebox ?
 
Última edição:
caro @ebinary ... Realmente bastante interessante a experiencia ... Uma quebra de paradigmas, de normalidade; e usando a sacro santa imaginação ! Um dia também pretendo ser apanhado por uma destas ideias !!

Só não pude deixar de comparar estas experiencias, com as efetuadas por Josef Menguele , principalmente na primeira foto. Creio que se existisse um Código de ética para manipulação de vegetais ( chegaremos a este nível consciencial ?? ), este experimento não seria aprovado !

No mais, Parabéns pela criatividade e a coragem de inovar !

Interessante esta questão da ética vegetal ... Dia desses, no quintal de um Mestre Agricultor Urbano, fui surpreendido por esta ideia; que foi aventada por meu Amigo, quando nasceu-lhe um pé de Alfavaca ( Ocimum basilicum ) próximo a escada de acesso ao quintal de sua casa...

De arroubo esta "sensação de incomodo pela dor vegetal ( ?? )" lhe atacou, quando aventou a possibilidade de arrancar esta muda natural de seu incomodo lugar ( passagem de humanos ), comentando comigo acerca desta nova área filosófica ...

Lembrei me do também Mestre José Lutzemberguer, o ambientalista, em seu interessante artigo : A ABSURDA PODA ANUAL, que disponho aqui : http://www.fgaia.org.br/texts/t-poda2.html ... e mais outro de complementação : VALE A PENA TER UM JARDIM ? :
http://www.fgaia.org.br/texts/t-jardim.html

Ambos os textos estão disponíveis na Coletanea : "Ecologia : Do Jardim ao Poder".editora LP&M.
 
Última edição por um moderador:
Diário muito interessante, parabéns! Estou curiosa: como é o preparo desse mato?

Tambem fiquei curioso, poderia compartilhar conosco?
Obrigado!

Obrigado! O preparo é feito com o capim desidratado, como eu moro no interior e aqui é cercado por montanhas e fazendas hauha é muito facil de achar, tem fazenda que se você pedir eles te arrumam numa boa, é o capim que eles dão pro gado comer, ja que é todo mundo meio que conhecido, eu fiz o estoque ja hauhuah

Para preparar é só cortar o mato em pequenos pedaços, com uma enxada é bom, depois pegar um rastelo e juntar num balde e cortar com uma podadora em pedacinhos pequenos, colocar na panela e pasteurizar, escoar e fazer seu uso

Pra substituir o agar no petri é so bater o mato no liquidificador com um pouco de agua, escoar e usar na placa. Para isolar eu não esterilizo, faço pasteurização também

Putz, mato moído pra Petri foi foda! :) E alternar com FAI cozida foi excelente e simples.

Ótimas simplificações, em especial pro pessoal com problema em achar o agar perfeito (e caro). :bigode:

E essa de aproveitar os cogus in vitro para clonagem foi muito boa também. :coffee:

HaHA obrigado aqui a gente dança conforme a musica huehue ta caro mesmo

Realmente alternativas muito criativas, pensamentos tão fora do padrão e uma experiência de altíssimo nível em um usuário. Se possível @Ecuador poderia dar um destaque neste diário, acredito que essas experiências poderiam acrescentar muito a coletividade.

editado: @ebinar, você poderia colocar uma foto da sua glovebox ?

Oloco obrigado mesmo kk que coisa legal tenho 7 mensagens aqui no fórum ai quando eu entro e o meu ta na primeira pagina hasuhuahs gente so não me achem especial por isso eu sou da quebrada ai nois inventa cada uma mesmo então nesse caso acho que esse diario ficou até comico hasuhasu o malucão do interior que pega o capim do gado pra cultiva fungo e posta na comunidade

A glovebox é essa:
29378765172_3868c2cf7a_z.jpg

Muito interessante seu cultivo, acompanhando.
caro @ebinar ... Realmente bastante interessante a experiencia ... Uma quebra de paradigmas, de normalidade; e usando a sacro santa imaginação ! Um dia também pretendo ser apanhado por uma destas ideias !!
Só não pude deixar de comparar estas experiencias, com as efetuadas por Josef Menguele , principalmente na primeira foto. Creio que se existisse um Código de ética para manipulação de vegetais ( chegaremos a este nível consciencial ?? ), este experimento não seria aprovado !
No mais, Parabéns pela criatividade e a coragem de inovar !
Interessante esta questão da ética vegetal ... Dia desses, no quintal de um Mestre Agricultor Urbano, fui surpreendido por esta ideia; que foi aventada por meu Amigo, quando nasceu-lhe um pé de Alfavaca ( Ocimum basilicum ) próximo a escada de acesso ao quintal de sua casa...
De arroubo esta "sensação de incomodo pela dor vegetal ( ?? )" lhe atacou, quando aventou a possibilidade de arrancar esta muda natural de seu incomodo lugar ( passagem de humanos ), comentando comigo acerca desta nova área filosófica ...
Lembrei me do também Mestre José Lutzemberguer, o ambientalista, em seu interessante artigo : A ABSURDA PODA ANUAL, que disponho aqui : http://www.fgaia.org.br/texts/t-poda2.html ... e mais outro de complementação : VALE A PENA TER UM JARDIM ? : http://www.fgaia.org.br/texts/t-jardim.html
Ambos os textos estão disponíveis na Coletanea : "Ecologia : Do Jardim ao Poder".editora LP&M.
ahhh, e também os zooms ficaram excelentes !

Valeu mesmo pelos elogios! Sobre a ética dos vegetais haushuah não seria a mesma coisa aplicável para agar, farinha de arroz, milho, grãos e etc? Achei interesssante o ponto de vista haha vou dar uma lida nos links e depois edito aqui ;)

Atualizando com fotos de hoje (5 de setembro de 2016)
29198390510_090f93a52d_z.jpg
28862762834_1ec91d4d52_z.jpg
29198391800_aa749957bf_z.jpg
 
Última edição por um moderador:
Eu só mudaria o banho de sol direto, achei que os frutos e o substrato estão meio secos. O restante está perfeito, sem contaminantes e teve uma razoável frutificação.
 
Eu só mudaria o banho de sol direto, achei que os frutos e o substrato estão meio secos. O restante está perfeito, sem contaminantes e teve uma razoável frutificação.
Impressão sua, eu uso um sistema com umidificador e ionizador ultrassônico no terrário, então não tem nem chance de estar perto de seco hehe
Sobre a questão do banho de sol, eu costumo manter uma relação telepática com meus fungos, questionei eles sobre o banho de sol e me responderam "adoramos!". Então o banho de sol segue normalmente
ehhh isso @ebinary, complicado mesmo se pensar nisso ... Forte abraço e vou continuar acompanhando !

Muito obrigado pelo apoio!

Atualizando
Nessa madrugada (das 00:47 as 6:00) fiz uma trip de leve, foi incrível! Muito aprendizado, risadas, insights e muita paz, to a madrugada toda sem dormir até agora, vou indo descansar um pouco e mais tarde venho com um relato e mais fotos do cultivo. Tem um cogumelo que ta quase rompendo o véu haha estão crescendo muito rápido

Abraço meus queridos
 
Atualizando com boas notícias: NENHUM ABORTO! :)
Realmente vale a pena isolar

Esqueci de explicar como faço meu terrário, ele na verdade é a minha glovebox huehe, um pote 20L com dois furos grandes, que passam aquele cano de pvc de encanamento, coloco um umidificador na entrada de um furo e o vapor de água sai por outro furo e por cima, eu deixo a tampa cobrindo apenas metade do pote pra quando o vapor de água entrar ele desça e assim espalhando a umidade pelo pote.
obs: esse terrário é só pra quem não tem medo de errar :LOL:
29437934881_40c87f5854_z.jpg
29409294192_9aea245247_z.jpg

Cogumelos no terrário:
29409099402_98ce4e8056_z.jpg
28895808533_259b31410e_z.jpg
28895810053_5b4e819e21_z.jpg

Notem também que eu removi 3 cogumelos que nasceram na lateral pra testar se o fígado realmente converte psilocibina em psilocina, concluí que realmente converte
29409101732_5fb5c3a99c_z.jpg

Banho de sol dia 6
29483980406_38dd933efc_z.jpg

Abriram o chapéu também no dia 6, só que a noite:
29228452430_7f327f645e_z.jpg
28893328384_e2997f73fc_z.jpg
28893333244_6df18e26c3_z.jpg
29228453970_1fe821e8b8_z.jpg
28896078003_4d3d0379bb_z.jpg
29228451120_fefbf8ef8b_z.jpg

Fotos de hoje dia 7:
29438181331_e7bb2b245b_z.jpg
29518377375_a93ca4cfe5_z.jpg
28896215623_6e4f689891_z.jpg
29438183561_7577409df5_z.jpg

Como os frutos ja apresentavam uma boa maturidade, fui checar as lamelas para ver a qualidade da esporulação, se mostrou muito boa por sinal:
28893461844_4a874cda26_z.jpg

Detalhe da superfície do chapéu:
28893459434_c6b5db88cf_z.jpg
29438176601_a455878dc1_z.jpg

Coloquei algumas caps pra carimbar:
29438178861_1202a629d8_o.jpg

É isso ai! Primeiro flush concluído, próximo passo é germinar os esporos com objetivo de obter uma monocultura mais pura enquanto aguardo o segundo flush, mesmo isolando esse cultivo apresentou uma variedade de fenótipos. Obrigado a todos que estão acompanhando! Melhor feriado possível hahahaha

Grande abraço
 

Anexos

  • 29438178861_061e90c562_z.jpg
    29438178861_061e90c562_z.jpg
    131.8 KB · Visualizações: 128
  • 29438178861_1202a629d8_o.jpg
    29438178861_1202a629d8_o.jpg
    592 KB · Visualizações: 98
Última edição:
eu uso um sistema com umidificador e ionizador ultrassônico no terrário
Aí é outra história, além disso é um banho de sol rápido, então tá tranquilo.

Conseguiu pesar pra ver quando te rendeu esse 1º flush?
 
Aí é outra história, além disso é um banho de sol rápido, então tá tranquilo.

Conseguiu pesar pra ver quando te rendeu esse 1º flush?

O banho de sol dura uns 40min - 1h ;)
Sobre o peso, não tenho idéia pois não tenho balança aqui :/

Acompanhando @ebinary ... Vc é malucão mesmo ... daria um bom experimentalista em laboratório ... Vc teve ou tem uma vida acadêmica ?

kkkkk não sei pq é isso o que meus amigos mais falam
Sobre vida acadêmica eu fiz duas faculdades mas tranquei as duas, a primeira era tecnologia da informação e a outra licenciatura em artes visuais, não-acadêmica eu cursei automação hidráulica, design gráfico, artes plásticas (desenho), arte digital (EAD), técnico de transações imobiliárias (não gostei) porque eu ia ser corretor de imóveis. Também nunca fui bom aluno, mudei de escola 8 vezes do fundamental ao ensino médio.

Meu sonho mesmo é entrar pra química na Unicamp, você leu minha mente kkk que bruxaria é essa? As vezes bate um desespero porque eu to ficando véio ja tenho 21 anos, vejo amigos que estudaram comigo que já estão formados kk mas tudo tem seu tempo né não? :fumar:
 
Caro @ebinary ... Eu eh que digo : que bruxaria eh essa ??? Vc falou de vc, mas sua " breve biografia" se encaixa muito em meu perfil ... Com diferenças pequenas, tais quais os cursos em que vc iniciou ...
Não se preocupe, vc não eh velho ! Entrei pela primeira vez na faculdade com cerca de 25 anos, período este também em que me achava velho decrepto para iniciar um curso superior ! De lá pra cá já entrei em Física, Matemática, Saneamento Ambiental, Letras e Biomedicina ... Mas ainda, aos 41 anos, não encontrei o meu caminho para o término do curso ... E não desisti, pois o grande projeto eh ser professor acadêmico ! Daqui pros 60; se tiver Capacidade Cognitiva - coisa que acho que terei; vou realizar este sonho; quem sabe abordando temas tais quais a FisicoQuimica, a História, a etnobotânica e antropologia dos Enteogenicos !!!!
Forte abraço e mantenha contato !
 
Última edição:
Caro @ebinary ... Eu eh que digo : que bruxaria eh essa ??? Vc falou de vc, mas sua " breve biografia" se encaixa muito em meu perfil ... Com diferenças pequenas, tais quais os cursos em que vc iniciou ...
Não se preocupe, vc não eh velho ! Entrei em meu primeira faculdade com cerca de 25 anos, período este também em que me achava velho decrepto para iniciar um curso superior ! De lá pra cá já entrei em Física, Matemática, Saneamento Ambiental, Letras e Biomedicina ... Mas ainda, aos 41 anos, não encontrei o meu caminho para o término do curso ... E não desisti ainda, pois o grande projeto eh ser professor acadêmico ! Daqui pros 60; se ainda tiver Capacidade Cognitiva - coisa que acho que terei; vou realizar este sonho; quem sabe abordando temas tais quais a FisicoQuimica, a História, a etnobotânica e antropologia dos Enteogenicos !!!!
Forte abraço e mantenha contato !

Bom dia
Vc tem sempre algo belo a dizer hehe obrigado
Tenho certeza que vc irá encontrar esse caminho, ja que sente esse chamado! É só sintonizar nessa energia, acreditar e ser persistente que tenho absolutamente certeza que vc irá realizar esse sonho!

Atualizando

Os carimbos deram super certo, acho mó legal ficar observando o formato deles heuehuhe divertido:
29501500741_5b2aec2442_o.jpg

Começando um novo cultivo agora, será um bulkinho de 33L. Preparei o spawn de capim transferindo o micélio da minha placa de pobre:

29501494491_825380b1d5_o.jpg
29547923446_f484f8736f_o.jpg

Cortei todo o capim e ja deixei preparado, assim que colonizar o spawn irei pasteurizar esse mato:
29291801820_4dd4d15338_o.jpg

Farei um mato to mato transfer com mais alguns vidros quando o spawn estiver inteiro colonizado

Também farei hoje uma nova cultura líquida de água de coco com os esporos do meu cultivo anterior
28958534473_fecfc80b71_o.jpg
29501492601_bbc66cf1c6_o.jpg

Tenho um relato pra fazer de uma trip que fiz com um grande brother usando o flush inteiro do cultivo anterior + lemon tek + harmalas, não sei a dosagem mas estamos acostumados com doses heróicas. Eu ja comi 5g desidratados e não chegou perto dessa trip que fiz, meu, sério foi surreal. Trip mais intensa da minha vida e a melhor. Dia divisor de águas na minha vida onde aprendi tanta coisa que to processando até agora haha. Vou fazer um texto com calma e posto aqui pra vocês!

Um grande abraço e tenham um ótimo dia!
 
Bardo fidalgo @ebinary ...

Pelo jeito seu dom de experimentalista esta diretamente proporcional a seu visionarismo-epifanismo ! Seu ambiente/paisagens devem ajudar sobremaneira !!!!!

Aguardamos aqui seus relatos oníricos !

Abração !!!
 
Bardo fidalgo @ebinary ...

Pelo jeito seu dom de experimentalista esta diretamente proporcional a seu visionarismo-epifanismo ! Seu ambiente/paisagens devem ajudar sobremaneira !!!!!

Aguardamos aqui seus relatos oníricos !

Abração !!!

haha que isso, valeu doido

Gente, to curado da insônia!!! Eu simplesmente não to conseguindo acreditar, isso é um milagre. Tenho insônia crônica fazem mais de 4 anos e depois da última viagem, tudo que estava "desregulado" em mim foi "centralizado", muita cura, muita elevação de pensamento, mais facilidade pra meditar, a vida está sendo incrível depois dessa trip kkk só luz.

Hoje acordei comi umas frutas e fui dar uma volta, encontrei duas árvores de amora carregadissimas de amoras maduras, meu, que negócio de outro mundo kkk tava mais doce que açúcar. Também vi um casal de besouros copulando kk e abelhas polinizando flores, como é incrível a natureza, faz bem demais pra gente.

Meu amigo que tomou junto comigo ja ta me relatando que não sente prazer em fumar, que o gosto do cigarro ta até ruim pra ele. Fico muito feliz, só de pensar que um simples cultivo de fungos pode trazer uma enorme melhora na qualidade de vida de outra alma é inacreditável. Eu também to passando forte por isso, desde quinta passada meu consumo de tabaco ta abaixando drasticamente, hoje acordei 5:40 da manhã e até agora nenhum paiero, também não to sentindo a mínima vontade, to muito feliz.

edit: dei uma bica no umidificador sem querer kk tropecei nele, agora quebrou e preciso bolar uma gambiarra pra usar no lugar
 
Última edição:
Nossa cara, demais isso.
Impressionante os benefícios dos mágicos, principalmente quando leio relatos assim. Também sentia certa dificuldade de dormir nos últimos meses (não insonia cronica como a sua, mas algo relacionado a stress no trabalho). Sábado dia 10 consumi a magia (primeira vez) e esses últimos dias tenho dormido bem, e acordando descansado.
Se puder faça um relato de como foi sua trip.

Paz.
 
Back
Top