Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário de cultivo - Reishi (Ganoderma Lucidum)

Diário de cultivo problemático.
Ó eu com outro diário aqui :D

Tô curiosissima com esse cogumelo!

Ele é deslumbrante de lindo e suas propriedades medicinais me chamaram mt a atenção.

Minha mãe tem artrite reumatoide, dentre outras paradas que causam dor cronica... dizem que é um ótimo remedio pra isso, veremos.

Comprei uma seringa de CL com apenas 10ml, então fiz apenas 1 CL e 2 potes com substrato, cada um com uma serragem diferente.

Tomara que dêem certo!
Se nao derem, ao menos a CL parece estar indo bem, e ai n vou precisar gastar com outra compra pra tentar de novo (pq com frete ficou beeem carinha...)

Segui a receita do diário do Karapana (q n consegui marcar aqui)

==================
DIÁRIO DE CULTIVO

STRAIN: Ganoderma Lucidum

PROCEDÊNCIA: mercadolivre esqueci o nome do vendedor, olho dps e edito aqui.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Serragem + 5% farelo de arroz integral

Método de preparação e esterilização do substrato:

Em potes de vidro com tampa, na panela de pressão por 1h.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 01 / 08 / 18
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
(X) Cultura Líquida
( ) Spawn colonizado

Inoculação em um banheiro beem limpo. Sem glovebox.
 

Anexos

  • CL Reishi red.jpg
    CL Reishi red.jpg
    20.2 KB · Visualizações: 28
  • REISHI red.jpg
    REISHI red.jpg
    25.7 KB · Visualizações: 26
Atualizando

A CL parece ok.
Deixo o micelio crescer ate tomar conta da CL toda antes de colocar na geladeira? Ou ela n chega a colonizar a CL toda?
Não quero perder essa CL de jeito nenhum!!

Um dos potes apresenta sinal de micélio, mas é muuito fininho, nao sei se é do reishi ou se é contaminação :p (é o pote com tampa preta, se aproximar um pouco a imagem dá pra ver um montinho de micelio branco bem clarinho crescendo no meio).

Imagino que seja do reishi pq esterelizei outros potes com o msm substrato (q nao usei, nem joguei fora) e nenhum apresentou contaminação.

O micélio ta bem timido, mas dizem que o reishi é mais demorado mesmo, então pode ser que esteja ok.

Depois fui ver que a indicação pro reishi é de um substrato bem compacto. Talvez seja por isso que ele ja se manifestou no substrato da madeira mais fininha (que ficou mais compactada no pote), e ainda não no substrato mais soltinho.
 

Anexos

  • IMG-20180816-WA0020.jpg
    IMG-20180816-WA0020.jpg
    46.8 KB · Visualizações: 18
  • 20180817_101738.jpg
    20180817_101738.jpg
    53.7 KB · Visualizações: 18
esterelizei outros potes com o msm substrato (q nao usei, nem joguei fora) e nenhum apresentou contaminação.
Isso é bom. Chama "testemunha" a ciência. É um comparativo.

Creio q va demorar mais vai pra frente. Vi em algum lugar gringo, sacos como os de shitake com eles, me pareceu feno ou algo do tipo, já frutificado e os substratos ñ estavam compactados ñ... se achar ponho link depois. Estão na encubadora?
 
Creio q va demorar mais vai pra frente. Vi em algum lugar gringo, sacos como os de shitake com eles, me pareceu feno ou algo do tipo, já frutificado e os substratos ñ estavam compactados ñ... se achar ponho link depois. Estão na encubadora?

Obrigada, tomara que deem certo mesmo!
Estão na incubadora sim, embora meu termostato esteja com o funcionamento duvidoso.. preciso arrumar um termômetro.
 
ATUALIZAÇÃO 05/09/18

A CL não se desenvolveu mais do que isso (marcado em verde; e contra a luz). Tirei da incubadora e coloquei na geladeira. Vou inocular uma placa e tentar fazer um spawn com ela.

Um pote parece estar contaminado, por isso joguei fora. (Imagem 1)

O micélio fininho segue colonizando (Imagem 2)

Procurei umas fotos de micelio de reishi pra comparar mas n achei nada parecido...
Depois eu fiquei pensando "nó, vai q eu joguei fora o certo e deixei o contaminado na incubadora" kkkk

Logo logo vou descobrir que fungo eu tô cultivando aqui haha
 

Anexos

  • IMG-20180905-WA0025.jpg
    IMG-20180905-WA0025.jpg
    101.1 KB · Visualizações: 25
  • IMG-20180905-WA0020.jpg
    IMG-20180905-WA0020.jpg
    83.6 KB · Visualizações: 23
  • IMG-20180905-WA0019.jpg
    IMG-20180905-WA0019.jpg
    64.8 KB · Visualizações: 25
  • IMG-20180905-WA0021.jpg
    IMG-20180905-WA0021.jpg
    64 KB · Visualizações: 26
Na próxima faz um teste... pega a serragem e deixa de um dia para o outro submersa em água com umas gotas de candida. Depois escorre normal e faz os procedimentos normalmente. Se tiver como põe um pouco de vermiculita seca na fundo quando fizer os potes. A cultura líquido ta bem. Use-a com moderação, a hr q der vc replica mais ela com as velas e tudo limpo.
 
Dia 07/09 fiz uma placa de petri com a cultura liquida.
Parece ter se desenvolvido bem... não sei se esse aspecto "salpicado" do micélio é normal, ou se é devido à seringa de CL que distribuiu um pouquinho de micélio pra cada canto da placa, e elas cresceram assim.

Pelo aspecto do micélio na placa, acho que o que tá sendo criado no vidro é qlq coisa menos Reishi, hahaha.
Acho que eu deveria ter feito um spawn pra inocular o substrato, em vez de tê-lo inoculado com seringa de CL.
Assim que eu tiver um tempinho vou pegar um pedacinho dessa placa pra fazer spawn e tentar colonizar outro substrato.
 

Anexos

  • photo_2018-09-18_14-45-22.jpg
    photo_2018-09-18_14-45-22.jpg
    47 KB · Visualizações: 16
E aí como q anda esse cultivo, tem novidades?

Olá!

Semana passada fiz o que deveria ter feito faz tempo... inoculei uns potes de spawn, tão crescendo bonitinhos.
A partir dele acho q vai ser mais facil colonizar um substrato.

O pote de serragem colonizada com essa parada duvidosa, ainda n abri. Vou fazer isso esse fds, assim que eu improvisar um terrario so pra ele.
 
opa, como ficou o cultivo ? obteve resultados ?

Me mudei de cidade, foi uma loucura. O spawn colonizou sim, mas n inoculei nenhum substrato :/ vou ter q começar tudo de novo
 
Back
Top