Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário de Cultivo - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
Um pouco sobre nós: Somos um casal de cultivadores. Já cultivamos cannabis e produzimos um super haxixe e agora estamos nos aventurando no mundo dos cogumelos.
E após ler muito o fórum, ver inúmeras vezes o Canal do Youtube Esporos no Ar e muitos outros canais gringos decidimos iniciar o cultivo.
Compramos um Casing(Golden Teacher) em um site e veio de brinde uma ampola de solução(B+AKM), montamos o terrário conforme o site nos indicou e não deu certo(acredito que foi por ter passado muito tempo nos correios). Aí resolvemos utilizar nosso maravilhoso brinde e iniciar nosso cultivo do zero.

==================
STRAIN: B+ AKM
PROCEDÊNCIA: Ampola de solução de esporos.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: Arroz Integral

Método de preparação e esterilização do substrato:
Em um quarto, totalmente fechado, climatizado e desinfetado, borrifamos álcool em 3 copos e na panela de pressão com visor de vidro(que compramos somente para essa finalidade, pelo vidro da para monitorar o nível de água dentro da panela).
O substrato foi feito usando a receita que vi no canal "Esporos no Ar":
1 copo de arroz integral(dei uma batida nele com o mixer, a fim de quebrar os grãos);
2 copos de água mineral;
4 copos de vermiculita.
Essa receita rende uns 7 copos. Dividimos, proporcionalmente, para ser suficiente para 3 copos e mesmo assim sobrou um pouco.
Para fazer a mistura utilizamos colher totalmente de metal, sem cabo plastico/madeira.
Preenchemos os copos com substrato, deixando 1 dedo da borda. Limpamos as bordas com papel toalha umedecido em álcool e preenchemos o espaço restante com vermiculita.
Cobrimos com papel alumínio, vedamos com fita isolante e colocamos mais um pedaço de papel alumínio em cima.
Na panela de pressão colocamos um paninho branco no fundo(novo e desinfetado) para os copos não baterem no fundo da panela. Colocamos os copos e água até a metade da altura deles. Deixamos em fogo alto até levantar fervura, aí baixamos e deixamos por 40 minutos. A panela ficou esfriando a noite toda no quarto.

INOCULAÇÃO: Data 15 / 12 / 2019
( ) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
(x) Outro: Ampola de solução de esporos.
Inoculação: no quarto fechado e desinfetado, usamos luvas, roupas limpas e máscara cirurgica.
Compramos seringas, passamos álcool na ampola, coletamos a solução, queimamos a agulha por 15 segundos(a ponta ficou vermelha) e aí começou a dúvida... "quanto colocar?"
Como aqui em Florianópolis está bem quente imaginamos que a proliferação do fungo seria acelerada e optamos por testar.
Em 1 copo colocamos cerca de 1,3ml e nos outros dois não chegou a 1 ml, divididos em 5 furos.
Foi olhometro, quando via escorrer umas goticulas fechava o buraquinho com micropore e fazia outro.
Colocamos os copos inoculados em uma caixa de isopor, nova e desinfetada, para não ter uma variação tão drástica de temperatura. Aqui em Florianópolis a noite faz frio e de dia é muito quente.
GloverBox?
( ) Sim (x) Não


Dicas são SUPER BEM VINDAS!!
 
(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)

Esse esquema nos parênteses é a proporção, vocês usaram outra que ficaria (4V + 1"FAI" + 2A).

Colocamos os copos e água até a metade da altura deles.

Esses copos aqui são de quantos ml?


Compramos seringas, passamos álcool na ampola, coletamos a solução, queimamos a agulha por 15 segundos(a ponta ficou vermelha) e aí começou a dúvida... "quanto colocar?"

Na técnica oficial dizia para por 0,25ml por furo, totalizando 1 ml, porém isso em um copo de 200ml...
 
Esse esquema nos parênteses é a proporção, vocês usaram outra que ficaria (4V + 1"FAI" + 2A).

a proporção usada foi essa:
1 copo de arroz integral(dei uma batida nele com o mixer, a fim de quebrar os grãos);
2 copos de água mineral;
4 copos de vermiculita.
A proporção que ficou entre parênteses foi um erro na hora de copiar e colar o modelo de diário 😅 desculpe.

Esses copos aqui são de quantos ml?

300ml


Na técnica oficial dizia para por 0,25ml por furo, totalizando 1 ml, porém isso em um copo de 200ml...
Mesmo tendo usado menos quantidade que a técnica oficial deu boa.🤩
Seguem as fotos de 10 dias após a inoculação.
Na foto aparecem alguns pontinhos escurecidos, mas é do arroz integral e alguns pedacinhos de vermiculita mais escura.
 

Anexos

  • E44456B5-FAC8-4398-8085-23EDC25841E8.jpeg
    E44456B5-FAC8-4398-8085-23EDC25841E8.jpeg
    1 MB · Visualizações: 35
  • 37BA5D62-BD51-410D-9906-EBBA3C0635B6.jpeg
    37BA5D62-BD51-410D-9906-EBBA3C0635B6.jpeg
    893.2 KB · Visualizações: 35
Última edição:
ATUALIZAÇÃO 12/01

Estamos testando dois tipos de terrário, um com garrafa pet e outro com isopor, para chegar a conclusão de qual melhor ambiente para os cogus na nossa região.
Vou contar um pouco de cada um:

*Colonizamos apenas 3 bolos (como descrito anteriormente), 1 para a PET e 2 para o isopor,
*Reservamos um quarto do nosso apartamento apenas para o cultivo dos cogumelos, com refrigeração e controle de umidade, o qual está sempre esterilizado e com pouca circulação de ar (apenas o suficiente para o ar não ficar saturado).
*Sempre ao manusear, esterilizamos nossas mãos com álcool 92 e usamos mascaras.

DUNK:
Fizemos em todos os bolos, após total colonização.
Colocamos água mineral gelada em um pote esterilizado e submergimos os bolos . Deixamos 12 horas na geladeira.
Após o período, retiramos o bolo, manuseando sempre com luvas cirúrgicas descartáveis, e colocamos no terrário quando saiu o excesso de água.

1578837180508.png

*Utilizamos um pote estéril para ver se a água seria suficiente, mas antes de ir para a geladeira foi lacrado com a tampa.

Com 15 dias (dia 30/12/2019) os bolos ficaram totalmente colonizados. Aí esperamos mais uns dias para colocar no terrário.

1º Bolo :
Garrafa PET 5 L : ( 1 bolo )

- 1 bolo aniversariamos dia 03/01.
- Colocamos em um terrário de garrafa de água de 5L, furada na altura do bolo e tapamos com micropore. Colocamos perlita esterilizada(fervida por 20 min com 1 colher de chá de cloro, deixei esfriar por 24h).
- Instalamos compressor de ar no fundo, como recomendado, porém fora da água, pois estava causando muita vibração ( meu compressor é bem potente, com 2 saídas e vibra bastante).
- Em testes antes de levar o bolo para o terrário, a garrafa já apresentou umidade suficiente para os cogus, assim como temperatura ideal, na faixa dos 25 graus.

-Troca Gasosa : Ligamos o compressor 5 vezes ao dia, e deixamos cerca de 1 hora ligado. Manualmente abanamos 3 vezes ao dia.
Lembrando que nosso compressor é bem potente, injeta 3,5L/m e o ambiente é pequeno, por isso não deixamos ligado 24 horas por dia.

-A iluminação é feita com uma lampada fluorecente de 5w , juntamente com a luz que entra da janela.(não entra SOL diretamente)
Fazemos um ciclo de 14 horas ligada, 10 horas no escuro.
-Nos primeiros 4 dias deixamos a garrafa fechada com a tampa mas observamos que as gotículas de água da evaporação acabavam caindo no bolo, substituimos por um pedaço de TNT.

Terrário de PET 5L já com o bolo frutificando :

1578837315408.png1578837401485.png



2º e 3º Bolo :

ISOPOR DE 20L : ( 2 bolos )

Com 15 dias (dia 30/12/2019) o bolo ficou totalmente colonizado. Aí esperamos mais uns dias para colocar no terrário.

- Utilizamos um isopor de 20L, com 4 furos do tamanho de uma moeda de 1 real, na altura dos bolos e cobertos com micropore.
- Colocamos argila expandida, cobrindo todo o fundo do terrário, e acrescentando água mineral até a metade da altura delas, o que foi suficiente para deixar todas as paredes bem úmidas.
- Instalamos compressor de ar no fundo, como recomendado, porém fora da água, pois estava causando muita vibração ( meu compressor é bem potente, com 2 saídas e vibra bastante).
- Em testes antes de levar o bolo para o terrário, o isopor já apresentou umidade suficiente para os cogus, assim como temperatura ideal, na faixa dos 25 graus.

- Os outros dois bolos aniversariamos 1 dia depois do primeiro bolo, 04/01, e levamos ao terrário após o DUNK.
- Colocamos cada um em cima de um pratinho descartável esterilizado.
- A fim de realizar testes, cobrimos apenas um dos dois bolos com vermiculita após o DUNK, o outro deixamos como estava.

1578837919817.png1578837949730.png

-Troca Gasosa : Ligamos o compressor 5 vezes ao dia, e deixamos cerca de 1 hora ligado. Manualmente abanamos 3 vezes ao dia.
Lembrando que nosso compressor é bem potente, injeta 3,5L/m e o ambiente é pequeno, por isso não deixamos ligado 24 horas por dia.

-A iluminação é feita com uma lampada fluorecente de 5w , juntamente com a luz que entra da janela.(não entra SOL diretamente)
Fazemos um ciclo de 14 horas ligada, 10 horas no escuro.


7 DIAS APÓS O ANIVERSÁRIO :

(GARRAFA PET) 1º BOLO : Surgimento dos primeiros pins, que por sinal já são considerados nossos filhos mais novos.

1578838295562.png

(ISOPOR) 2º E 3º BOLO : Percebemos que o micélio continua crescendo, como se não tivesse sido induzido a frutificação, formando uma especie de "raízes" para os lados. Ainda está com 7 dias apenas, então podem apenas estar demorando um pouco mais, porém pode ser também alguma condição que não está boa.
Acreditamos que um possível erro é a entrada de luz por cima, onde não passa tanta luz, mas li em diversos posts que a luz indireta é a melhor para os cogumelos,
então gostaria que me ajudassem quanto À isso.

Segue foto dos bolos 7 dias após o aniversário:

1578838527150.png1578838544448.png



A entrada de luz é na tampa, coberta com um vidro : (pelo vidro eu vejo nitidamente tudo que está dentro quando a luz está ligada)

1578838639732.png


Sistema de Injeção de AR limpo ( Gostaria de compartilhar com vocês uma ideia nossa para quem possui problemas com contaminação )

Itens utilizados :
-Isopor 20l
-TNT
-COMPRESSOR DE AR
Air-pump 96021578836343352.png
-Mangueiras p/ compressor
- Esponja Estéril
-ÁGUA MINERAL.

Como montar :
1 - Faça furos no isopor, de forma que a mangueira do compressos passe bem justamente, não tendo necessidade de vedação.
1578841603697.png
2 - Retire a tampa do isopor, ela não vai ser utilizada. Cubra a parte de cima com TNT, para ocorrer a troca gasosa dentro do isopor, passando pelo TNT e assim evitando a entrada de contaminantes.
1578841672285.png
3 - Coloque 1 dedo de água mineral no fundo do ISOPOR, a fim de umidecer o ar interno do ambiente criado pelo isopor.
4 - Instale o COMPRESSOR DE AR, de forma que ele fique SUSPENSO pelos cabos, e ainda em cima de uma ESPONJA ESTÉRIL,
utilizada para reduzir a vibração.
1578841777418.png
5- Desta forma, o compressos estará puxando ar de um ambiente ESTÉRIL, e protegido do ar externo, além de estar injetando um ar úmido,
por causa da água interna.

Resolvi compartilhar esse experimento pois está dando super certo, e o único que vi a respeito era um dentro de um pote de pepino em conserva,
porém pensei :
1 - recipiente pequeno com aparelho que esquenta: Acaba injetando ar quente no cogumelo, o que para minha região é proibido !!!
2 - injeta ar seco.
3 - Meu compressor é imenso, não cabe em um pote de pepino.





Até agora é isso pessoal, em breve retornamos com mais atualizações :):) @Ankardo @Microdosador Obrigado pelo suporte !
Como vocês podem ver, está crescendo umas raízes para cima, se alguém souber se é prejudicial ou indica algo, por favor deixe seu comentário.

1578843579557.png
 

Anexos

  • 1578838478161.png
    1578838478161.png
    344.8 KB · Visualizações: 10
Última edição:
Boa tarde, amigo, sobre essas ''raizes'', já vi antes, até onde sei não é prejudicial, já ouvi comentários que é pra absorver umidade, mas não posso dar certeza,
se o seu medo é essas raizes, fique deboa. Uma dúvida, é recomendado o Dunk ja no primeiro flush?
No aguardo de mais atualizações.
 
Boa tarde, amigo, sobre essas ''raizes'', já vi antes, até onde sei não é prejudicial, já ouvi comentários que é pra absorver umidade, mas não posso dar certeza,
se o seu medo é essas raizes, fique deboa. Uma dúvida, é recomendado o Dunk ja no primeiro flush?
No aguardo de mais atualizações.

Diários de cultivo não são bons lugares para tirar dúvidas, principalmente primeiro cultivo.

Se não me engano esta coisa do micélio sair do bolo assim é falta de ar fresco.

Mas não sou o mais indicado pra falar de bolos, o ideal seria que o @ExPoro desse uma olhada.
 
Boa tarde, amigo, sobre essas ''raizes'', já vi antes, até onde sei não é prejudicial, já ouvi comentários que é pra absorver umidade, mas não posso dar certeza,
se o seu medo é essas raizes, fique deboa. Uma dúvida, é recomendado o Dunk ja no primeiro flush?
No aguardo de mais atualizações.
Então, essa dica pegamos do @Gteach em outro diário. Lá ele relatava que fazia dunk em todos os bolos, antes da frutificação, com água entre 5/8 graus.
Como é nosso primeiro cultivo resolvemos testar técnicas de pessoas que obtiveram sucesso juntamente com os inúmeros manuais de cultivo de cubensis que lemos.
E até agora a técnica mais “improvisada” é a que tem dado mais resultado, que é a da garrafa de água 5L. 10 dias hoje e já tem 8 pins bem bonitos e com a estipe bem grossa.
Quanto ao terrário feito no isopor, no qual apresentou o que parece ser esse micélio super desenvolvido, estamos ventilando e borrifando água(borrifo pra cima só pra cair uma névoa de microgoticulas)mais vezes.
Vamos colocar um pote de 50ml de água congelada. Acredito que a temperatura dentro do terrário esteja elevada(encomendamos termômetros novos, pq o que tínhamos não parecia ser confiável, mas ainda não chegou os novos). Ainda sem pins.
 
O bolo tá tão saudável que tá colonizando além da vermiculita. Tá tudo bem. Não há indicação de nenhum parâmetro ruim pro micélio.

Aliás, se eu fosse um cogumelo ia querer ser cultivado por vocês, que essa configuração de cultivo ia me deixar muito feliz.

Vem cá... o outro cultivo de vocês ocupa um outro quarto?

Alguns comentários...

Reservamos um quarto do nosso apartamento apenas para o cultivo dos cogumelos, com refrigeração e controle de umidade, o qual está sempre esterilizado e com pouca circulação de ar (apenas o suficiente para o ar não ficar saturado).

Com isso vocês podem produzir quilos e quilos de cogumelos por mês. Comestíveis podem se beneficiar disso também. :)

Colocamos água mineral gelada em um pote esterilizado e submergimos os bolos

Pode usar água da torneira.

Deixamos 12 horas na geladeira

O Cold Shock é uma técnica que não afeta a produtividade nem a pinagem do cubensis. A única real vantagem seria uma suposta menor chance de contaminar na água... o que acho irrelevante e quase impossível em 12 a 48 horas.

Após o período, retiramos o bolo, manuseando sempre com luvas cirúrgicas descartáveis

Depois que o bolo foi todo tomado pelo micélio, pode relaxar com a assepcia pois o bolo já sabe se defender de contaminantes. Bastam as coisas estarem limpas.
 
@DanJess Muito legal seu cultivo, estou ansioso para ver os resultados.
Também estou fazendo um teste em uma garrafa similar a esta com um bolo que colonizou mais rápido, mas o fato de estar muito calor aqui e de eu ficar 10h fora durante o dia está me complicando um pouco. De toda forma antes de sair e quando chego uso uma mini garrafa congelada para abaixar a temperatura.

Gostei do seu terrário na caixa de isopor, espero que rendam bons frutos. Abraço.
 
oi @DanJess vi que voce usa caixa de isopor para terrario e uma parte usa vidro para entrar luz, funcionou bem? tenho caixas de isopor pensei em fazer o mesmo ou ate usar plástico altransparente fino, para baratear, sera que vale a pena?
 
Back
Top