Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de cultivo - Pleurotus djamor

Pleurotus djamor em composto de pó de serra + 15% farelo de milho + 1 - 2 % Carbonato de cálcio (CaCO3).
Diário de cultivo completo.
Inveja do teu filtro. Quais as dimensões? Conseguisse os esporos onde?

Uma dica: Em vez de postar novamente, podes editar o post original que fica mais organizado.
 
Inveja do teu filtro. Quais as dimensões? Conseguisse os esporos onde?

Uma dica: Em vez de postar novamente, podes editar o post original que fica mais organizado.

Salve Coguosho!

Esse filtro foi parte de um investimento que fiz em equipamentos para desenvolver melhor a fungicultura aqui em casa. Decidi por construir um pois comprar pronto ficaria mais caro do que montar o meu próprio. Suas dimensões (em milímetros) são: 1220x610x66. Ficou ótimo e bem amplo pra fazer todo tipo de trabalho com transferência de culturas e inoculações.

Os esporos eu consegui com um distribuidor na internet.
 
Última edição:
Muito bom o filtro. Quando eu tiver uma grana sobrando vou investir num desse e pedir dicas para você. Gastou quanto nele?
 
Última edição:
Nesse equipamento de fluxo laminar eu gastei cerca de 2.500 reais ao todo pra comprar o filtro, o exaustor e as madeiras. Montei com ajuda de um amigo.

Pra construir o seu próprio fluxo laminar você pode consultar o livro do Paul Stamets que se chama "Mushroom Cultivator - A Practical guide to Growing Mushrooms at Home". Tem disponível o pdf na internet. A partir da página 347 desse livro ele ensina como construir um fluxo laminar e a dimensionar a potência certa que o exaustor deverá ter pra o tamanho de filtro HEPA que você dispor.
 
Última edição:
Cara, tá bonito! Depois da inoculação os sacos respiram como?
 
Cara, tá bonito! Depois da inoculação os sacos respiram como?

Como ainda não tenho os sacos com respiradores eu fecho ele com elástico de borracha e um tufo de algodão ou polifil. O tufo permite a troca gasosa necessária ao desenvolvimento do micélio, sem perder tanta umidade pra o ambiente e impedindo a entrada de contaminantes.
 
Como ainda não tenho os sacos com respiradores eu fecho ele com elástico de borracha e um tufo de algodão ou polifil. O tufo permite a troca gasosa necessária ao desenvolvimento do micélio, sem perder tanta umidade pra o ambiente e impedindo a entrada de contaminantes.

Legal. Imaginei que era algo do tipo. Os sacos são comprados onde? Quanto eles custam por unidade?
 
Legal. Imaginei que era algo do tipo. Os sacos são comprados onde? Quanto eles custam por unidade?

Esses sacos consegui com um amigo que comprou numa loja de campo em Londrina. Não sei quanto custaram. São de polipropileno, espessura 10 micra pra aguentar o cozimento na boa.
 
Como estava a iluminação? Os pleurotus em geral gostam bastante de luz bem forte. E outra coisa, o micélio de djamor morre em temperaturas baixas (como, por exemplo, na geladeira). Como você está preservando a sua cultura master?
 
Como estava a iluminação? Os pleurotus em geral gostam bastante de luz bem forte. E outra coisa, o micélio de djamor morre em temperaturas baixas (como, por exemplo, na geladeira). Como você está preservando a sua cultura master?

Salve Coguosho!

A iluminação estava fraca, luz difusa que entra pelas frestas da janela durante o dia mais algumas horas de uma lâmpada fluorescente pequena ligada por poucas horas a cada dia. Realmente não era o adequado. Isso somado a pouca ventilação, pois como trabalho durante o dia, muitas vezes o quarto permanecia fechado durante a maior parte do tempo. Vou deixar tudo mais organizado pra os próximos ciclos e espero ter melhores resultados pra compartilhar aqui com a galera.

Estou guardando minhas culturas na forma de seringas de esporos (esses podem ser deixados em geladeira, mesmo sendo do P. djamor) e em tubos de ensaio, onde antes propaguei uma cultura multiesporo em placa de petri, depois cortei pedaços dela e coloquei nos tubos, submergido os pedaços em água destilada e óleo mineral.

Axé!
 
Muito bom! Obrigado pela paciência em responder as perguntas e por compartilhar o seu cultivo. Aguardo ansiosamente pelo próximo e para ver como você vai construir sua câmara de frutificação.
 
SomosTodosUm@ que beleza teu cultivo, teus sacos de substrato e o próprio substrato ficaram excelentes :ler: - apesar desse teu primeiro probleminha, me parece que tu conseguiu ser mais bem sucedido do que parece, parabéns!

Eu ainda tô reunindo as coisas pra inaugurar meu cultivo, mas com relação ao nanismo dos teus P. djamor, eu diria que é possível que o teu problema seja mais ventilação e controle atmosférico do que iluminação pelo que ando estudando. Em algum texto do Stamets (não lembro onde li) ele comenta que quando os P. ostreatus não recebem luz suficiente, eles se reduzem a uma formação de coral marinho, sem píleo (tem fotos). Claro, não são as mesmas espécies, mas o nanismo em geral costuma ser provocado por instabilidades de umidade e temperatura, que parece ser mais o caso, pelo que tu descreveu do teu ambiente. Também há pouco estudo sobre má formações dos Pleurotus. Segundo o Stamets que tu citou, o P. ostreatus se vira bem com luz natural difusa, ainda que recomende emanação fluorescente: 2000 lux/hora por 12 horas diárias (p. 191). Já em outro manual (falo mais adiante) ele comenta que o P. djamor precisa de 750-1500 lux. Ainda na mesma página sobre o P. djamor, ele recomenda temperatura entre 20-30º e umidade 85-90º. E pra não depender muito do Stamets, o Zadrazil (Cultivaton of Pleurotus, 1978, que o Stamets cita) também reitera baixo crescimento quando a oxigenação e temperatura não são ideais. Tudo isso aponta pras condições da tua atmosfera, ao contrário da iluminação. Claro, sou novato nisso, e posso estar errado, mas as informações se inclinam pra esse lado.

Outra informação que pode te interessar: o segundo livro do Stamets no qual ele expande e aprofunda algumas questões mais básicas do Mushroom Cultivator. O livro chama "Growing Gourmet and Medicinal Mushrooms" - lá tem parâmetros de crescimento específicos pro P. djamor que vão te ser úteis! Acho que aqui pelo fórum alguém já postou ele. Aliás, esse segundo é maior que o primeiro, me pergunto por que ele não publicou uma segunda edição expandida :amuado:.

Te agradeço também: a tua ideia das seringas na geladeira me iluminou! Eu estava apertando todos os bolsos das minhas calças pra comprar um mini-frigobar só pra guardar os esporos :roflmao:. Ainda vou comprar um, mas essa tua ideia provavelmente me poupa tempo e dinheiro, MUITO OBRIGADO :giggle:. Só algumas dúvidas: em quantos graus tá regulada tua geladeira? Quanto tempo tu acha (ou alguém com mais experiência que esteja lendo) que tem de vida útil as seringas? E qual a razão de água e óleo mineral?

Meio fora do assunto: não pude deixar de notar a obra de arte nas tuas fotos! É um ateliê? :bigode::fotos::fotogenico::roflmao:

E, finalizando, te convido pra acompanhar e dar sugestões no meu ainda pré-cultivo de P. ostreatus! Tô correndo contra a máquina; meu substrato colonizado chega dia 7 de março e quero estar com a câmara de colonização/frutificação pronta pra receber ele.

Legal tua iniciativa colega! Aguardo ansioso novidades! :)

Legal. Imaginei que era algo do tipo. Os sacos são comprados onde? Quanto eles custam por unidade?

Faz muito tempo, o laboratório onde eu trabalho comprou esses por peso. Não sei se vende por unidade @coguosho, acho que só a quilo mesmo. Mas não que seja um problema não é? ;)
 
SomosTodosUm@ que beleza teu cultivo, teus sacos de substrato e o próprio substrato ficaram excelentes :ler: - apesar desse teu primeiro probleminha, me parece que tu conseguiu ser mais bem sucedido do que parece, parabéns!

Eu ainda tô reunindo as coisas pra inaugurar meu cultivo, mas com relação ao nanismo dos teus P. djamor, eu diria que é possível que o teu problema seja mais ventilação e controle atmosférico do que iluminação pelo que ando estudando. Em algum texto do Stamets (não lembro onde li) ele comenta que quando os P. ostreatus não recebem luz suficiente, eles se reduzem a uma formação de coral marinho, sem píleo (tem fotos). Claro, não são as mesmas espécies, mas o nanismo em geral costuma ser provocado por instabilidades de umidade e temperatura, que parece ser mais o caso, pelo que tu descreveu do teu ambiente. Também há pouco estudo sobre má formações dos Pleurotus. Segundo o Stamets que tu citou, o P. ostreatus se vira bem com luz natural difusa, ainda que recomende emanação fluorescente: 2000 lux/hora por 12 horas diárias (p. 191). Já em outro manual (falo mais adiante) ele comenta que o P. djamor precisa de 750-1500 lux. Ainda na mesma página sobre o P. djamor, ele recomenda temperatura entre 20-30º e umidade 85-90º. E pra não depender muito do Stamets, o Zadrazil (Cultivaton of Pleurotus, 1978, que o Stamets cita) também reitera baixo crescimento quando a oxigenação e temperatura não são ideais. Tudo isso aponta pras condições da tua atmosfera, ao contrário da iluminação. Claro, sou novato nisso, e posso estar errado, mas as informações se inclinam pra esse lado.

Outra informação que pode te interessar: o segundo livro do Stamets no qual ele expande e aprofunda algumas questões mais básicas do Mushroom Cultivator. O livro chama "Growing Gourmet and Medicinal Mushrooms" - lá tem parâmetros de crescimento específicos pro P. djamor que vão te ser úteis! Acho que aqui pelo fórum alguém já postou ele. Aliás, esse segundo é maior que o primeiro, me pergunto por que ele não publicou uma segunda edição expandida :amuado:.

Te agradeço também: a tua ideia das seringas na geladeira me iluminou! Eu estava apertando todos os bolsos das minhas calças pra comprar um mini-frigobar só pra guardar os esporos :roflmao:. Ainda vou comprar um, mas essa tua ideia provavelmente me poupa tempo e dinheiro, MUITO OBRIGADO :giggle:. Só algumas dúvidas: em quantos graus tá regulada tua geladeira? Quanto tempo tu acha (ou alguém com mais experiência que esteja lendo) que tem de vida útil as seringas? E qual a razão de água e óleo mineral?

Meio fora do assunto: não pude deixar de notar a obra de arte nas tuas fotos! É um ateliê? :bigode::fotos::fotogenico::roflmao:

E, finalizando, te convido pra acompanhar e dar sugestões no meu ainda pré-cultivo de P. ostreatus! Tô correndo contra a máquina; meu substrato colonizado chega dia 7 de março e quero estar com a câmara de colonização/frutificação pronta pra receber ele.

Legal tua iniciativa colega! Aguardo ansioso novidades! :)



Faz muito tempo, o laboratório onde eu trabalho comprou esses por peso. Não sei se vende por unidade @coguosho, acho que só a quilo mesmo. Mas não que seja um problema não é? ;)

Salve Paleofungo!

Isso mesmo, concordo contigo. Assim como a iluminação, tanto a parte de umidificação quanto a ventilação não foram adequadas para fase de frutificação.

Obrigado pelas referências e informações. São todas ótimas!

Respostas para perguntas:

Minha geladeira não mostra a temperatura, mas sempre deixo ela regulada na potência média.

Quanto ao tempo de vida útil das seringas não sei te informar ao certo quanto elas duram.

A razão de água destilada pra óleo mineral que estou usando nos tubos é de dois pra um.

Não é um ateliê o ambiente das fotos, mas tem servido como local de trampo pra fungicultura. rs

Desejo sucesso no cultivo. Vou dar uma olhada na sua postagem e tentar contribuir de alguma forma.

Valeu amigo, tudo de bom!
 
+ 1 - 2 % Carbonato de cálcio (CaCO3).
Qual o intuito de por o Carbonato de Cálcio?

Parabéns pelo, cultivo... gostei muito do seu método de preparo do substrato.
 
Qual o intuito de por o Carbonato de Cálcio?

Parabéns pelo, cultivo... gostei muito do seu método de preparo do substrato.

Há quanto tempo eu não dou as caras por aqui! Mas devagar estou voltando, tanto ao fórum assim como à fungicultura.

Jonaum, o intuito do CaCO3 ou gesso é fornecer cálcio e enxofre, fundamental para vários processos metabólicos dos fungos, além de deixar os grãos mais soltinhos depois da esterilização (essa resposta foi retirada da internet).

Valeu amigo, espero que continue firme na micologia e/ou fungicultura.
 
Há quanto tempo eu não dou as caras por aqui! Mas devagar estou voltando, tanto ao fórum assim como à fungicultura.

Jonaum, o intuito do CaCO3 ou gesso é fornecer cálcio e enxofre, fundamental para vários processos metabólicos dos fungos, além de deixar os grãos mais soltinhos depois da esterilização (essa resposta foi retirada da internet).

Valeu amigo, espero que continue firme na micologia e/ou fungicultura.

CaCO3 não é gesso, gesso é CaSO4.

O CaCO3 é utilizado para diminuir a acidez do solo.
 
Back
Top