Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Devidas apresentações

Magafafo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
21/01/2017
78
44
Olá rapaziada,

Sou completamente iniciante no mundo dos cogumelos, mesmo tendo alguma experiência com substâncias alucinógenas. Estava navegando pela internet em busca de informação pra uma caça à cogumelos que pretendo fazer num futuro próximo e trombei com o fórum.

Encontrei tanta informação interessante que já estou planejando meu primeiro cultivo com aquele tutorial de cultivo simples com vermiculita e farinha de arroz integral, falta só comprar um carimbo ou arranjar um bom dia para a caça a cogumelos.

Estou bastante empolgado para minha primeira experiência, assim que acontecer compartilho com vocês.

Última edição por um moderador:
Vlw pela ótima recepção galera, acho que esse é o espirito que me fez querer entrar no fórum.

Acho que vou pedir esporos pelo banco Free Spore España, que aceita bitcoin e facilita muito a compra. Aparentemente posso pedir 3 carimbos pelo preço de 0,009 bitcoin por carta normal, tem sugestões de quais devo pegar?

Estou a fim de pegar o B+, que muitos recomendam por seu fácil cultivo e facilidade para iniciantes. Mas estou em dúvidas entre os outros dois.

Consigo pegar outra variedade que não o P. cubensis e cultivar com tamanha facilidade? Estou pensando até se não começo diretamente utilizando grãos de centeio como substrato.

Eu dei uma lida e fiquei fascinado na ideia das trufas, pedi as variedades: B+, PESA, Tampanesis e Cambodian. Vou começar pelo B+, se der conta de ter um bom aproveitamento me arrisco nas próximas variedades. Eu estava lendo sobre produzir apenas com arroz integral inteiro, será que consigo fazer isso para a strain B+?

É que estou apresentando alguma dificuldade em encontrar vermiculita. O único lugar que encontrei era R$15 2L, achei muito caro.

Não tem como cultivar sem vermiculita? Estou pensando em inocular em milho de pipoca com as técnicas de descontaminação adequadas e estou pensando em outro material para o casing.

Também para o primeiro cultivo não estou pretendendo fazer uma glove box, estou contando com a sorte.

Já entrei em contato com o FES, mas vou ser obrigado pagar a taxa de 10 euros pelos esporos, já que a compra mínima são de 9 euros eu acho pelo banco online que eles trabalham. Com as taxas vai sair 40 reais, mas vão vir 4. Estou caçando um forma mais barata de conseguir esporos para começar meu cultivo.

Um amigo meu deu a ideia de ter uma solução de xarope de glucose na seringa com água destilada e deixar crescer micélio na própria seringa antes de inocular, será que rola? Estou pensando em fazer esse teste.

Estou pensando em inocular em milho de pipoca com as técnicas de descontaminação adequadas e estou pensando em outro material para o casing.

É um alternativa, embora não seja recomendada aos iniciantes. Eu mesmo nunca tentei...

Um substituto para a vermiculita é o pó de côco ralado. Porém, não consegui um rendimento muito bom não com ele na técnica PF-tek.

Um amigo meu deu a ideia de ter uma solução de xarope de glucose na seringa com água destilada e deixar crescer micélio na própria seringa antes de inocular, será que rola? Estou pensando em fazer esse teste.

É mais fácil fazer o cultivo em placas agar agar ou petri. Aliás, acho que o conselho de seu amigo é baseado no que fundamenta a procura dos cultivos nesses respectivos meios: isolamento e aperfeiçoamento. Com um adendo, na placa de agar você não correrá o risco do miscélio não passar pelo orifício da agulha... :D

Só que, mais uma vez, eu não recomendaria isso para um primeiro cultivo.

Abraço!

É que estou apresentando alguma dificuldade em encontrar vermiculita. O único lugar que encontrei era R$15 2L, achei muito caro.
Não tem como cultivar sem vermiculita? Estou pensando em inocular em milho de pipoca com as técnicas de descontaminação adequadas e estou pensando em outro material para o casing.
Também para o primeiro cultivo não estou pretendendo fazer uma glove box, estou contando com a sorte.

Já entrei em contato com o FES, mas vou ser obrigado pagar a taxa de 10 euros pelos esporos, já que a compra mínima são de 9 euros eu acho pelo banco online que eles trabalham. Com as taxas vai sair 40 reais, mas vão vir 4. Estou caçando um forma mais barata de conseguir esporos para começar meu cultivo.

Procure no google: Onde comprar vermiculita em "nome da sua cidade"

Esse é um item fácil de achar. Você procurou em lojas grandes de jardinagem? Alguns petshops podem ter também.

Você pode fazer um spawn com milho e depois fazer casing só com fibra de coco. Funciona, mas tem que esterilizar o milho na panela de pressão.

Glovebox não é item essencial para um primeiro cultivo, mas faça em um local pequeno e deixe-o fechado por bastante tempo antes de fazer a inoculação. Certifique-se que não há corrente de ar. Tome um banho, escove os dentes, use roupas limpas. Se tiver uma lamparina, pode inocular ao lado dela para garantir que nenhuma contaminação vai cair no seu local de trabalho. Ela protege um raio de 15 a 30 cm. Uma vela também funciona, mas é menos eficiente e deixa a agulha preta quando é esterilizada.

O que você está falando sobre deixar o micélio crescer na seringa seria fazer uma cultura líquida. Isso não é tão simples quanto parece e é difícil de ver quando tem contaminação. Eu acho que não faz o mínimo sentido fazer isso num primeiro cultivo. Simplesmente faça uma seringa de esporos e inocule o seu substrato esterilizado. As chances de você ter sucesso serão bem maiores desta forma.

Na verdade, está bem barata. É vermiculita pra muitos cultivos. :coffee:

ExPoro, estão te roubando cara! Para vermiculita isso é caro sim. Eu pago 6 reais em um saco de 2L ou R$ 115,00 em um saco de 15kg (45L).

Tendo dito isso, eu simplesmente compraria essa vermiculita a 15 reais mesmo, ao menos para um primeiro cultivo, pois é melhor pagar caro do que substituir a vermiculita por algo mais difícil de usar e acabar jogando o cultivo todo no lixo.

Encontrei alguns copos perfeitos para o serviço, arranjei o arroz integral e só falta moer. Estou até conformado com pagar um pouco mais caro na vermiculita.

Mas estou com dificuldades em encontrar esporos. O FSRE tem diversas facilidades mas todas elas complicam um pouco minha vida. Estou caçando em lojas nacionais onde se encontram esporos de B+ que estou a fim de cultivar por R$25, porém todos fora de estoque.

Ansioso pra plantar, ontem fui dar uma passeada e encontrei diversos cogumelos (nenhum psicoativo, infelizmente), mas parece que o tempo está ajudando.

Alguem sabe se o banco de esporos da Espanha ta ativo
Tá sim parceiro, mandei email pra eles faz pouco tempo e me responderam.

Já comprei vermiculita por um preço melhor, 200g por 3,20. Descobri um amigo de um amigo que também é fã de cogumelos e vai me ceder um carimbo e o arroz integral está só esperando pra ser moído. Acho que em um mês eu começo minha primeira tentativa e posto um diário.

@Magafafo eu notifiquei sua mensagem, mas nada demais, apenas que não pode citar nome de eshop, ainda menos preços. :)

Olha, tem a possibilidade de você participar do fórum Compartilhando & Trocando, que no momento está com dois membros oferecendo carimbos. Ao invés de gastar dinheiro com lojas online, você pode doar 48 reais e ter um trimestre de status de contribuidor. Depois, se eventualmente chegar nas 50 mensagens e 25 avaliações positivas, terá acesso permanente ao fórum de trocas. Veja neste tópico as regras pra fazer parte do fórum de trocas :teo_seta_direita: Importante - Compartilhando & Trocando: Termos e Condições.

Meu post foi apagado, perdão pelo vacilo, ainda sou novo no fórum.

Numa busca pela casa encontrei menos que os 4 copos de whisky que eu precisaria para o cultivo, só tenho um. Será que rola em copo americano? Já testaram se o rendimento em copo americano é menor que em um bolo em copo de whisky?

Além disso, parece que é melhor se o arroz integral esteja em pedaços um pouco maiores, longe de ser uma farinha, confere?

Back