Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Detalhes do terrário - dúvidas de iniciante

flicts

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/05/2008
9
68
Alô irmandade :)

Enquanto espero meu carimbo de PESAmazonian chegar pelo correio, vou arrumando o material pro meu primeiro cultivo. Vou começar pela velha e boa PFTek com bolos de FAI, já juntei quase tudo que preciso mas falta resolver duas coisas sobre o terrário. São dúvidas pras quais não consegui achar resposta aqui no fórum, mesmo tendo feito várias buscas e fuçado quase todos os tópicos.

Vou fazer um terrário com argila expandida no fundo, um borbulhador com pedra porosa e visor de acrílico (plexiglass) na tampa. As dúvidas:

1. Pra garantir a saída de CO2 sem muita perda de umidade nem variação de temperatura, penso em fazer um furo de alguns cm na parede lateral do terrário oposta ao lado em que está o borbulhador, um pouco acima do nível da água. Pra tampar essa abertura, aquele material de máscaras cirúrgicas funciona bem? (acho que deixa passar ar filtrando partículas e microrganismos em suspensão, certo?)

2. Em que tipo de loja encontro plexiglass pra comprar?

Agradeço se algum@ irmã@ mais velh@ puder ajudar. Valeu.

Paz

Máscara cirúrgica serve para tampar o respiradouro do terrário sim. Ou aquela lã acrílica. Ou mesmo micropore.

Pexiglass é um tipo de acrílico, mas creio que não é uma nomenclatura usada no Brasil, então não adianta procurar por um material com esse nome em particular. Vá em lojas que trabalhem com acrílico e escolha o tipo que for mais apropriado para o seu terrário.

valeu Ecuador!

'plexiglass' eu tinha lido no post de alguém aqui sobre o terrário que construiu, mas depois de ter postado minha pergunta encontrei pelo google a informação de que é um tipo especial de acrílico, e bem mais caro. então o meu vai ser no popular: vou de acrílico mesmo!

outra pergunta: um tupperware forrado por fora com uma camada de tetrapack (caixinhas de leite abertas) funcionaria bem termicamente? andei pensando que pode ser uma opção mais barata e menos trabalhosa do que impermeabilizar uma caixa de isopor. além do tapué ser mais resistente do que o isopor.

valeu!

valeu Ecuador!

'plexiglass' eu tinha lido no post de alguém aqui sobre o terrário que construiu, mas depois de ter postado minha pergunta encontrei pelo google a informação de que é um tipo especial de acrílico, e bem mais caro. então o meu vai ser no popular: vou de acrílico mesmo!

outra pergunta: um tupperware forrado por fora com uma camada de tetrapack (caixinhas de leite abertas) funcionaria bem termicamente? andei pensando que pode ser uma opção mais barata e menos trabalhosa do que impermeabilizar uma caixa de isopor. além do tapué ser mais resistente do que o isopor.

valeu!
nao tem porque impermeabilizar a incubadora.
nao vai agua dentro dela, no maximo bolos e uma garrafa PET com agua e um aquecedor+termostato dentro.

eu ia "forrar" com as caixas d leite e tals mas acabei desencanando, soh coloquei no fundo do meu aquario pq tava sem a base de isopor, eu desencanei pq num axei tao necessario esse isolamento termico pq a temperatura no terrario eh mais baixa e eu axo q da pra conseguir tranquilo com a umidade tao alta

Olá.

Sei que esse tópico está parado já faz tempo, mas gostaria de retomar a discussão visto que também estou no processo de montagem de meu terrário e como a temperatura por aqui (interior de São Paulo) varia consideravelmente do dia pra noite, preocupa-me a questão estabilidade da mesma.

A solução com as tetrapaks forrando o terrário (por fora) parece interessante pois, além do resultado térmico, impede a entrada de luz pelas laterais para aqueles que, como eu, escolheram caixa organizadora de plástico transparente. Li que os pins crescem em direção à entrada de luz e, assim - com entrada de luz apenas pela tampa, também transparente - eles cresceriam direitinho para cima.

A idéia confere ou está equivocada?

Alguém comprovou as propriedades térmicas do experimento?

Abraços à todos. Vocês tem me ajudado bastante com seus textos, dúvidas e respostas.

Raciocinando sobre o assunto:

Termicamente falando, acho que o material metálico da caixa refletiria o calor e manteria com mais eficiência a temperatura da caixa, mas ai deveria ser feito alguns testes pra ver se não ultrapassaria o valor necessário.

E sobre a luz talvez não dê certo justamente por refletir a luz e mandar ela pra todas as direções.

Nessa vida tudo é só testando, manda bala e nos conta!!!

Abraço e boa sorte
Victor

Raciocinando sobre o assunto:

Termicamente falando, acho que o material metálico da caixa refletiria o calor e manteria com mais eficiência a temperatura da caixa, mas ai deveria ser feito alguns testes pra ver se não ultrapassaria o valor necessário.

E sobre a luz talvez não dê certo justamente por refletir a luz e mandar ela pra todas as direções.

Nessa vida tudo é só testando, manda bala e nos conta!!!

Abraço e boa sorte
Victor

Bem pensado... talvez o lance fosse pintar de preto esse interior metálico da tetrapak?

Enfim, como você disse, o lance é testar: vou fazer por aqui e em breve dou retorno.

Abraços. valeu a resposta.

No meu caso houve vazamento no meu terrário, resolvi o problema levando na vidraçaria e colocando vidro no fundo e uns 5 cm nas laterais, a junção dos vidros foram feitas com silicone próprio para aquário, segue fotos abaixo, mas só da pra ver o vidro na lateral pois qdo tirei a foto já tinha montado o mesmo, o valor do revestimento de vidro referente a esta caixa de 80 litros foi de R$ 28,00.

Pitbull
Terrário.JPGTerrário 02.JPG

astake,
resolvi minha questão com o terrário de um jeito simples e barato, usando a mesma caixa organizadora transparente que você mencionou.

forrei as paredes laterais e o fundo com jornal (umas sete folhas de espessura) preso com durex, o que bloqueou a luz e deu uma isolada térmica. coloquei no fundo da caixa uma camada de argila expandida e água (com uma colherinha de água sanitária) sem cobrir totalmente a argila, como nas fotos do Pitbull aí em cima.

depois de completada a colonização dos bolos que estavam na incubadora tirei eles dos copos e coloquei no terrário cada em um pires, sobre a argila expandida. fechei a tampa e posicionei o terrário sob uma janela num cômodo que não recebe luz solar direta. a temperatura se manteve entre 20 e 25 graus o tempo todo (registrados no termômetro dentro da caixa).

assim o micélio tinha temperatura amena e claridade vinda de cima, entrando pela tampa transparente. abria o terrário todos os dias pela manhã e à noite, abanava com a tampa pra fazer a troca gasosa. quando as paredes laterais secavam totalmente, eu borrifava água nelas (não nos bolos) com um borrifador de plástico, desses baratinhos vendidos em lojas de jardinagem. em 4 dias apareceram os primeiros pins e em mais 4 eu colhi os primeiros cogumelos, que cresceram bonitos e retinhos.

dependendo da sua região e da época do ano, as temperaturas podem ser diferentes das que eu consegui, mas não tem segredo nem complicação. se você dispuser de um cômodo que permaneça fresco o tempo todo e que tenha uma fonte de claridade acima da tampa do terrário, o mais provável é que seu cultivo seja bem sucedido. boa sorte e ótimas viagens.

paz e luz pra todxs nós.

astake,
resolvi minha questão com o terrário de um jeito simples e barato, usando a mesma caixa organizadora transparente que você mencionou.

forrei as paredes laterais e o fundo com jornal (umas sete folhas de espessura) preso com durex, o que bloqueou a luz e deu uma isolada térmica. coloquei no fundo da caixa uma camada de argila expandida e água (com uma colherinha de água sanitária) sem cobrir totalmente a argila, como nas fotos do Pitbull aí em cima.

depois de completada a colonização dos bolos que estavam na incubadora tirei eles dos copos e coloquei no terrário cada em um pires, sobre a argila expandida. fechei a tampa e posicionei o terrário sob uma janela num cômodo que não recebe luz solar direta. a temperatura se manteve entre 20 e 25 graus o tempo todo (registrados no termômetro dentro da caixa).

assim o micélio tinha temperatura amena e claridade vinda de cima, entrando pela tampa transparente. abria o terrário todos os dias pela manhã e à noite, abanava com a tampa pra fazer a troca gasosa. quando as paredes laterais secavam totalmente, eu borrifava água nelas (não nos bolos) com um borrifador de plástico, desses baratinhos vendidos em lojas de jardinagem. em 4 dias apareceram os primeiros pins e em mais 4 eu colhi os primeiros cogumelos, que cresceram bonitos e retinhos.

dependendo da sua região e da época do ano, as temperaturas podem ser diferentes das que eu consegui, mas não tem segredo nem complicação. se você dispuser de um cômodo que permaneça fresco o tempo todo e que tenha uma fonte de claridade acima da tampa do terrário, o mais provável é que seu cultivo seja bem sucedido. boa sorte e ótimas viagens.

paz e luz pra todxs nós.

Legal, flicts. Valeu pela resposta.

Só uma pergunta: toda essa "forração" - tanto de baixo quanto das laterais - foi pelo lado de fora, né? Apesar de ser meio óbvio (não parece uma boa ideia misturar jornal e água...) resolvi perguntar, só pra esclarecer.

Aproveitando, como são exatamente esses termômetros que vocês falam? Como/onde devo procurá-los para controlar a temperatura do interior de meu terrário.

Mais uma vez grato.

Boas jornadas para todos.

Aproveitando, como são exatamente esses termômetros que vocês falam? Como/onde devo procurá-los para controlar a temperatura do interior de meu terrário.

Comprei o meu termo-higrometro no ebay, $6,70 + $3 de frete(dolares) em 1 mês chegou.
Mas se tiver pressa tem milhares de outras opções.
Se você quiser ter um controle ativo da temperatura você vai precisar de um termostato.

Abs.

o meu é um termometro desses de parede, com uma espécie de moldura em plástico amarelo claro e duas colunas de mercúrio que marcam a temperatura máxima e a mínima. ganhei de um amigo já tem uns dois anos, por isso não sei te dizer onde foi comprado nem quanto custou.
ah, e o jornal foi colocado por fora da caixa, mesmo.

Back