Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dessecador a vácuo

Não há relatos sobre uso do dessecador aqui, que eu saiba. Supondo que você está falando da vidraria de laboratório, e não de algum eletrodoméstico, liofilizador, ou seladora.

Deve funcionar muito bem, embora eu não veja vantagem em relação a secar a maior parte normalmente usando túnel de vento, e usar a sílica somente ao final da secagem, embalando os cogumelos com sílica já no recipiente final de armazenamento.
 
Depois de secar no vácuo você vai ter que tirar do dessecador, e armazenar em outra embalagem, também com sílica.

Como o cogumelo é 92% água e perde quase tudo durante a secagem no vento, a quantidade de sílica necessária para mantê-los secos não é muito grande, em volume. Por isso é mais prático já embalar com sílica de uma vez, num pote ou saco zip (pode ser num saco a vácuo, também). Sendo que se usar o dessecador, você vai acabar colocando mais ou menos a mesma quantidade de sílica no pote ou saco.

No dessecador seca mais rápido, mas a velocidade de secagem (principalmente no final) não é tão crítica que precise acontecer em minutos.

Mas se você já tem o dessecador aí, porque não. Faça e nos relate os resultados ;)
 
Mas se você já tem o dessecador aí, porque não. Faça e nos relate os resultados

Ah então, nao tenho o dessecador, tava pensando em comprar um. Meu irmao tem só a bomba de vácuo, ele usa pra secar sistemas de refrigeração, tipo no compressor as vezes entra água e tal e precisa ficar 100% seco, o vácuo seca muito rápido.

Talvez nem use tunel de vento no começo, talvez só o dessecador faça todo o porcesso. Ele supõe que se eu usar pra secar cogumelos, em umas 2-4 hrs eles vão estar crocantes, porque os compressores é questão de uns 15 minutos pra secar completamente. E parece fazer bastante sentido, porque o vácuo diminui o ponto de ebulição da água, seria uma versão mais barata e rudimentar de um liofilizador.

O problema é que não vi nenhum relato, nem de uso pra secar alimento, e o investimento é grande kkk.
 
Exatamente, é uma peça muito cara para uso que se propõe aqui.

E sem vantagens significativas na preservação. Desde que você seque eles antes que estraguem (em até uns 3, 4 dias), e mantenha-os secos embalados, não há perda perceptível de potência por meses, até mais de ano.

E por mais ou menos bem que os cogumelos tenham sido desidratados, a concentração de princípios ativos neles meio que não importa, porque tem um jeito muito mais simples de conseguir uma mesma potência: ingerindo mais cogumelos. É extremamente mais prático (e barato!) simplesmente ingerir mais cogumelos, do que ir tão longe para obter os cogumelos "perfeitos" / "mais potentes".

O que interessa é que os métodos de cultivo, secagem e dosagem sejam consistentes, para que as doses em gramas secos tenham efeitos de intensidade mais previsível. Nesse caso, secar no túnel de vento, depois sílica basta, perfeitamente.
 
jeito muito mais simples de conseguir uma mesma potência: ingerindo mais cogumelos.

Falou tudo irmão! Se pá vou fazer um teste usando uma panela de pressão como dessecador improvisado, se ela não implodir já tô feliz kkkk

Andei vendo uns vídeos, tinha um que o cara comparava sílica e dessecador a vácuo pra secar madeira, a sílica se saiu muito melhor.
 
A textura fibrosa fica mais expandida, leve, devido a alteração da pressão. Interessante até certo ponto, mas nada impactante. A secagem é acelerada CLARO... Pode ter uma duração de conservação maior, já que o processo é mais rápido e eficiênte. Creio não valer apena. Qualquer hora vou fazer um teste, secagem padrão normal, e com dessecador a vacuo, só por curiosidade para analisar o tempo de conservação, se existe alguma diferença substâncial à longo prazo.
 
A textura fibrosa fica mais expandida, leve, devido a alteração da pressão. Interessante até certo ponto, mas nada impactante. A secagem é acelerada CLARO... Pode ter uma duração de conservação maior, já que o processo é mais rápido e eficiênte. Creio não valer apena. Qualquer hora vou fazer um teste, secagem padrão normal, e com dessecador a vacuo, só por curiosidade para analisar o tempo de conservação, se existe alguma diferença substâncial à longo prazo.

Fica complicado analisar esse tempo.
Tenho cogumelos desidratados que colhi faz mais de 1 ano (Túnel de vento) e continuam iguais.

Na teoria, eles continuarão bons desde que continuem secos.
 
Fica complicado analisar esse tempo.
Tenho cogumelos desidratados que colhi faz mais de 1 ano (Túnel de vento) e continuam iguais.

Na teoria, eles continuarão bons desde que continuem secos.
Sim, é complicado mesmo, só por questão de curiosidade. Mas realmente desidratação a vácuo fica bacana na questão da velocidade. Para quem tem pressa, a forma tradicional funciona também, a questão é, se irmos pela lógica, se a oxidação - umidade influência, quando antes sair do senário então... Melhor... Realmente o teste é só para conhecimento, para quem gosta de investigação kkkk sem masoquismo é claro. :)
 
Back
Top