Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Desisto ( Fungo preto )

Aurelio224

Hifa
Cadastrado
21/11/2019
43
13
31
alguém sabe que diabo de fungo preto è esse ? deixei o milho no hipocloreto 24h, cal 24h, esterilizei na pp por 1 hora , flambei agulha pra inocular .... e não adianta !

to na 10 tentativa e até agora nada
 

Anexos

  • C1186402-7CBB-48DC-9769-FEDCD6F38E9E.jpeg
    C1186402-7CBB-48DC-9769-FEDCD6F38E9E.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 16
  • 6329F353-826C-41D2-8E99-A85BC04E9A07.jpeg
    6329F353-826C-41D2-8E99-A85BC04E9A07.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 16
  • 7CD1DDFF-D237-4B8F-9B4A-01D2F896E8E2.jpeg
    7CD1DDFF-D237-4B8F-9B4A-01D2F896E8E2.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 16
Onde você inocula seus grãos e como você prepara/arranja as seringas?
 
Upvote 0
A única técnica de esterilização que você precisa fazer é na panela de pressão. Só altas temperaturas em determinado tempo eliminam todas as formas de vida (99.9999%). Aplicar produtos de limpeza só faz você desinfeccionar ou sanitizar a superfície dos grãos. Ainda mais milho que é grande.

A recomendação é 90min a 15psi (vapor dágua + 15psi de pressão = 121ºC). Se você tem uma panela de pressão normal de cozinha de 70kPa (10.15Psi) ou 80kPa (11.6Psi), coloque um peso com fita isolante de 20g de moedas em cima da válvula/pino/peso da panela de pressão para que ela pegue mais pressão. 20g deve ser o suficiente e seguro (deve chegar a 13 ou 15psi dependendo do peso padrão da PP).

Leia esses artigos:



Recomendo 100min no mínimo com a devida quantidade de água pra não secar. Teste sem inocular o cubensis por uma semana. Se não tiver contaminante é porque sua técnica de esterelização de grãos deu certo. Se não der certo, aumente o tempo na panela de pressão ou troque de grão.
 
Upvote 0
O milho é o grão mais difícil de esterilizar, tente trigo, centeio ou o clássico PFTEK de arroz com vermiculita.

Se é novato no cultivo, recomendo fortemente começar pelo PFTEK, seguindo à risca o passo a passo do método.

Essa contaminação pode estar vindo dos grãos ou da sua seringa, ou do seu carimbo ou de alguma parte do seu trabalho de inocular. Se todas as tentativas vieram da mesma origem (carimbo/seringa), tem boas chances do problema estar ai ou no seu processo pra fazer a seringa e inocular.

Se foram de fontes diferentes (carimbos diferentes que vieram de pessoas diferentes), ai tem grandes chances do problema estar no seu método, revise todo o passo a passo do que está fazendo e aumente o cuidado com esterilização e tente com um grão mais fácil de esterilizar.

E não desista, errar é o melhor método de aprender.
 
Upvote 0
Sempre revise seus procedimentos básicos antes de qualquer cultivo. Contaminantes são microscópicos e pode ser muito difícil saber com certeza qual o problema que houve. Sua descrição indica apenas que não foi durante a pressão - mas o seu ambiente de produção é limpo, sem circulação de ar? Você esterilizou a água da seringa, o pote, usou máscara? Pode ter sido qualquer uma dessas coisas. O @Barratorta já comentou isso. Finalmente, aprender requer errar. O erro é descobrir uma forma de não dar certo, ao invés de ser um fracasso. Faça um roteiro passo a passo adaptado para as condições que você dispõe.
 
Upvote 0
Onde você inocula seus grãos e como você prepara/arranja as seringas?
Então Kvasir, tudo bem ?! eu tinha uma guardada que comprei na internet há uns meses atrás, aí apenas passei o maçarico na ponta da agulha e inoculei,
mas não cheguei a abrir a seringa sabe, veio igual como comprei

Obrigado pela atenção :)
 
Upvote 0
A única técnica de esterilização que você precisa fazer é na panela de pressão. Só altas temperaturas em determinado tempo eliminam todas as formas de vida (99.9999%). Aplicar produtos de limpeza só faz você desinfeccionar ou sanitizar a superfície dos grãos. Ainda mais milho que é grande.

A recomendação é 90min a 15psi (vapor dágua + 15psi de pressão = 121ºC). Se você tem uma panela de pressão normal de cozinha de 70kPa (10.15Psi) ou 80kPa (11.6Psi), coloque um peso com fita isolante de 20g de moedas em cima da válvula/pino/peso da panela de pressão para que ela pegue mais pressão. 20g deve ser o suficiente e seguro (deve chegar a 13 ou 15psi dependendo do peso padrão da PP).

Leia esses artigos:



Recomendo 100min no mínimo com a devida quantidade de água pra não secar. Teste sem inocular o cubensis por uma semana. Se não tiver contaminante é porque sua técnica de esterelização de grãos deu certo. Se não der certo, aumente o tempo na panela de pressão ou troque de grão.
@onofremartelo Obrigado pela atenção!!

Acredito que eu pequei na inoculação mesmo, deixei 2 potes de milho sem inocular de backup no mesmo modo de estrelização, eles estão sem mancha nenhuma de contaminantes.

Obrigado a atenção :)
 
Upvote 0
O milho é o grão mais difícil de esterilizar, tente trigo, centeio ou o clássico PFTEK de arroz com vermiculita.

Se é novato no cultivo, recomendo fortemente começar pelo PFTEK, seguindo à risca o passo a passo do método.

Essa contaminação pode estar vindo dos grãos ou da sua seringa, ou do seu carimbo ou de alguma parte do seu trabalho de inocular. Se todas as tentativas vieram da mesma origem (carimbo/seringa), tem boas chances do problema estar ai ou no seu processo pra fazer a seringa e inocular.

Se foram de fontes diferentes (carimbos diferentes que vieram de pessoas diferentes), ai tem grandes chances do problema estar no seu método, revise todo o passo a passo do que está fazendo e aumente o cuidado com esterilização e tente com um grão mais fácil de esterilizar.

E não desista, errar é o melhor método de aprender.
Boa tarde @Barratorta

Agradeço as dicas!!! eu fico vendo o pessoal fazendo de primeira e parece tão simples sabe... o @Cebolo foi quem mais me atiçou com as fotos do monotube dele aí que eu tive gás pra fazer todo o processo denovo.. mas toda vez que a falha vem dá um desânimo do ca@ralho. vou procurar outras fontes de solução liquída ou esporos e tentarei novamente!

Agradeço a atenção! Abraços
 
Upvote 0
Voce fez a tindalização do milho?
Boa tarde @izdihar ,

Cara não só esterelizei, como deixei 24horas na água, após isso lavei ele, deixei mais 24h na água com 2 colheres de Qboa, lavei, mais 24h na água com cal, lavei, sequei, coloquei nos potes e deixei por 1 hora na panela de pressão ao fogo baixo apó pegar pressão....me livrei do trichoderma... agora me aparece o blackderma.... é pra cair o cu dá bunda mesmo.

Abraços.
 
Upvote 0
Cara não só esterelizei, como deixei 24horas na água, após isso lavei ele, deixei mais 24h na água com 2 colheres de Qboa, lavei, mais 24h na água com cal, lavei, sequei, coloquei nos potes e deixei por 1 hora na panela de pressão ao fogo baixo apó pegar pressão....me livrei do trichoderma... agora me aparece o blackderma.... é pra cair o cu dá bunda mesmo.

Abraços.
Calma amigo ... tudo ira ocorrer bem, tente o processo de tindalização seguido de esterilização, uso essa tek a muito tempo em todos os meus cultivos e tive pouquissimas contaminações.
 
Upvote 0
Boa tarde @izdihar ,

Cara não só esterelizei, como deixei 24horas na água, após isso lavei ele, deixei mais 24h na água com 2 colheres de Qboa, lavei, mais 24h na água com cal, lavei, sequei, coloquei nos potes e deixei por 1 hora na panela de pressão ao fogo baixo apó pegar pressão....me livrei do trichoderma... agora me aparece o blackderma.... é pra cair o cu dá bunda mesmo.

Abraços.
Lembrei de algo: podes comprar milho embalado a vácuo e inocular direto. Nunca fiz, mas deve haver no fórum algo relacionado a isso. Sei que é uma técnica, mas ainda não corri atrás. Boa sorte, parabéns pela dedicação!
 
Upvote 0
Lembrei de algo: podes comprar milho embalado a vácuo e inocular direto. Nunca fiz, mas deve haver no fórum algo relacionado a isso. Sei que é uma técnica, mas ainda não corri atrás. Boa sorte, parabéns pela dedicação!
Idéia boa @EremitaMarrom

Vou procurar e tentar pra ver que bicho dá, também não vi nada até hoje aqui no fórum a respeito dessa técnica.
Grande abraço.
 
Upvote 0
Com base no título... Não desista de cultivar! Desista do milho, por enquanto. Muda pra um substrato mais fácil... que é qualquer outro. ;)
 
Upvote 0
@onofremartelo Obrigado pela atenção!!

Acredito que eu pequei na inoculação mesmo, deixei 2 potes de milho sem inocular de backup no mesmo modo de estrelização, eles estão sem mancha nenhuma de contaminantes.

Obrigado a atenção :)
Fez certinho, assim você vai localizando onde está o problema =)


Boa tarde @Barratorta

Agradeço as dicas!!! eu fico vendo o pessoal fazendo de primeira e parece tão simples sabe... o @Cebolo foi quem mais me atiçou com as fotos do monotube dele aí que eu tive gás pra fazer todo o processo denovo.. mas toda vez que a falha vem dá um desânimo do ca@ralho. vou procurar outras fontes de solução liquída ou esporos e tentarei novamente!

Agradeço a atenção! Abraços
Até que é simples, depois que você pega a mão percebe que é fácil, mas como tudo existe uma curva de aprendizado, mas nesse você precisa ser um tanto autodidata, ninguém vai pegar na sua mão e ensinar o passo a passo. Que foda, aproveite, se joga, permita-se errar pra caralho!!!
A nossa sociedade não sabe lidar com erros, o sistema capetalista não aceita erros, mas os erros são realmente uma ótima forma de aprender qualquer coisa, a pessoa que apanhou pra aprender vai ter um conhecimento muito melhor estruturado sobre o assunto do que alguém que não teve problemas no inicio. Lembre-se que estamos falando de um cultivo caseiro, um processo que tem que ser divertido, um hobbie.
Tem gente que pira em comprar um telescópio e ficar vendo estrelas, outros pintam, outros escrevem, outros fazem exercício. Eu tenho prazer em gastar meu tempo cultivando fungos e plantas que podem alterar minha consciência.

"Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam"
- Thomas Edison
 
Upvote 0
Com base no título... Não desista de cultivar! Desista do milho, por enquanto. Muda pra um substrato mais fácil... que é qualquer outro. ;)
Concordo, recomendo iniciar com arroz, depois passar para painço, depois trigo, e talvez depois milho, eu mesmo tenho dificuldade com milho também, última leva minha no segundo dia de tinderlizaçao (mesmo tendo já passado por um pré cozimento) eles começaram a querer germinar, no terceiro dia, após mais um cozimento rápido estava fermentando, .-. seguiu para PP e fiz g2g tá colonizando de boas, mas não pretendo usar dnv, vou testar quirela de milho,
 
Upvote 0
Back
Top