Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Desidratador Profissional

Mr. Lango

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/05/2006
747
73
44
Tenho um amigo que tem um desidratador profissional, daqueles para desidratar o cogumelo do sol(ele e cultivador). Ele desidrata em temperaturas de 35 a 200 graus centigrados. Sera uqe se desidratarmos os psilos em ate uns 45 50 graus corre o risco de perder a psilocibina? Sera que compensa usar? Estou perguntando pq ele me falou que me empresta quando meus cogus estiverem no ponto. :D
 
Caro Calango, acredito que não haja problemas, já sequei com usodo forno a gás que "deve" ter atingido essas temperaturas (não medi) e não houve perda de potência. Alguém já utilizou condicionador de ar (ar-condicionado) para secar cogumelos:?: o arzinho que sai deles é bem seco! Paz e alegria:D
 
Escrito por Cygnus.

"Para manter potência certos fatores não podem existir: calor demais (acredito q qualquer calor acima de 35 Celsius seja perigoso, é minha estimativa, nada fundamentado na literatura, eu teria q fazer uma referencia bibliográfica e tudo mais, prefiro traduzir os fragmentos um dia no futuro), luz demais (luz acrescenta calor e supostamente os UV degradam psilinas) e umidade demais (essa discussão já tá rolando faz um tempo, minha posição é q a umidade, após o corte e o momento exato q as células começam a morrer (pq vc colhe e o cogumelo continua metabolizando pelo menos por umas 2 horas) contribui bastante para a degradação das substâncias, eu não saberia explicar científicamente, é só um lançe de intuição mesmo). "

https://teonanacatl.org/threads/secagem-qualidade-mantida-para-a-eternidade.10/

Ou seja, vc ira perder muito, tavez toda a potência de seus cogumelos usando tempereturas altas.
 
exatamente, Alma
e respondendo ao TapyKala... já li aki no forum relatos de secagem no ar condicionado, só que pelo que eu me lembre, era com ar quente, e AMANITAS, não cubensis...
parece que é uma boa opção, mas tipo... no caso das amanitas, as toxinas foram espalhadas pelo ar, o que não foi muito legal! se for psilocybe cubensis, axo q não tem problema nenhum!
Calango, desde que use no mínimo (35ºC né?!?!), acho que não tem problema não!

paz e luz :luz:
 
Valeu Sonnekonig, moro numa região quente pra caramba, só durmo com ar condicionado, assim que colher PCs vou tentar secar no ar e postarei os resultados.:pos:
 
Calango, faça-nos o favor de usar esse desidratador e conferir os resultados. Use-o no máximo, se vc tiver cogumelos suficiente claro, afinal não quero ser responsável pela perda de psilocibina dos seus cogumelos. :rolleyes:

Há uma nuvem em torno da temperatura que degrada a psilocibina e ainda rola a confusão com a temperatura de fusão que é acima de 220 graus...
 
A da psilocina eh 173 - 176 °C (base).
Nesse caso eu acho melhor testar ateh 170C no maximo antes de testar 200C :) Mas considere que o cogumelo nao eh feito soh de psilocina/psilocibina e que outras coisas podem acontecer :)
 
E se eu secar no freezer? o que acontece? alguem ja testou??

vlw aew :D
 
Soninh0, no freezer ele não seca, congela
parece que dura cerca de 1 semana, depois estraga
 
Eu ja sequei com ar-condicionado, funciona muito bem.
 
Legal! Isso quer dizer que a idéia que tive não é maluquice e outros jápensaram o mesmo. Shoroower, quanto tempo em média gasta para secar PC médios no ar-c.?
 
O ar condicionado é excelente para secar cogumelos.

Arrume os cogumelos numa bandeja frente a saída de ar.

Poucos ou muitos, mas não sobreponha uns aos outros.

O ar frio e seco deixa os cogumelos secos em 4 noites.

Não há gasto adicional de energia, já que o ar é ligado toda noite para uso.

Depois de 4 noites basta colocar num pote hermético com sílica.

Para os cogumelos ficarem crocantes, basta reativar a sílica no forno de um fogão doméstico e utilizar novamente.

Faço 3 vezes a reativação da sílica antes de guardar a produção em saco ziplog.
 
Ar condicionado é nota 10 mesmo.

Outra consideração, não tão relevante assim, é q os cogumelos ficam mais bonitinhos quando secos em ar frio, é totalmente subjetivo, só gosto deles mais branquinhos mesmo, e secagem em temperaturas baixas garante isso, em temperaturas altas vai depender do secador, só calor sem circulação de ar definitivamente é uma péssima idéia, mas como é um secador profissional, suponho q deva funcionar.
 
Ae galera, eu nunca testei, mas um amigo meu disse que consugue secar os cubensis numa boa usando secador de cabelo: ele disse que eles ficam crocantes rapidinho, e não perdem a "potência"... ;)
 
Arquimedes eu axo que não dah muito certo secagem com o secardor de cabelos por ser um ar muito quente... Axo que ar condicionado e silica são uma boa... vou tentar ar condicionado e akeles potes do supermercado de "SECAR".
vlw aew
 
arquimedesfv, também funciona.... mas você tem que lembrar de manter o secador bem longe dos cogumas... deixa tipo no mínimo 1m longe!
 
Olá!

Estava lendo os posts e pesquisando no Erowid e tb alguns artigos cientificos de quimica e farmacologia e cheguei um conclusão. Não que eu esteja certo, mas é a unica coisa que consegui concluir dessas informaçoes.

Acredito que a temperatura não cause problemas diretamente à estrutura da psilocina/psilocibina. Mesmo sendo conhecido que compostos organicos se degradam com temperaturas não muito altas, pelas informações do shroower (foi do erowid q vc pegou né?) a psilocina tem ponto de ebulição em torno dos 173~176°C. Isso mostra que até esta temperatura não houve degradação da psilocina, o que houve foi a fusão da mesma. O problema é a oxidação destes compostos. Em ambientes oxidantes como é nossa atmosfera, a oxidação da psilocina já acontece naturalmente, porém, quando ocorre um aumento da temperatura essa reação ocorre mais rapidamente (um dos principios básicos de reações quimicas, aumento da temperatura=aumento da energia fornecida ao sistema=aumento da energia cinetica das moleculas=aumento da velocidade de reação). Vou pesquisar alguns modos de extração da psilocibina e tb metodos de quantificação da mesma... depois vejo se é possível fazer um estudo em várias temperaturas pra ver se esse negocio de degradar com temperatura é verdade ou não. Eu acho que não :p: .

Até mais pessoal! Um abraço!!
Shroomistry.
 
Acabei de colocar alguns psilos em uma estufa de secagem de exsicatas (estas de laboratório) a temperatura é de cerca de 50º, e outros fungos secam muito bem nesta temperatura, será que não é melhor usar temperaturas mais baixas como esta que, embora levem mais tempo pra deixar os cogus no ponto (cerca de 3 dias) não arrisquem torra-los? ou a temperatura mais alta ajuda a eliminar possiveis substâncias "indesejaveis"?
Valeu!
 
Acabei de colocar alguns psilos em uma estufa de secagem de exsicatas (estas de laboratório) a temperatura é de cerca de 50º, e outros fungos secam muito bem nesta temperatura, será que não é melhor usar temperaturas mais baixas como esta que, embora levem mais tempo pra deixar os cogus no ponto (cerca de 3 dias) não arrisquem torra-los? ou a temperatura mais alta ajuda a eliminar possiveis substâncias "indesejaveis"?
Valeu!



Os cogumelos oriundos de cultivo indoor não tem substâncias nocivas.

Supondo que o cultivador não os colheu de bolos ou casing contaminados.

Quanto aos cogumelos selvagens o melhor é fazer um bom chá para garantir que o extrato é potável.

Para secar cogumelos selvagens o melhor é vento frio de ar condicionado ou ventilador.

A secagem é rápida e a potência é preservada.
 
Back
Top