Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Desidratador de cogumelos ( ou reciclagem básica culinária )

Cygnus X 1

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
21/01/2005
270
76
Já sabendo que tudo na cozinha pode ser utilizado pra alguma função no mundo da micofilia, tive um insight enquanto andava de um desidratador de cogumelos... aí vai:

Material:

3 potes de sorvete de plástico, de preferência do mesmo volume mas marcas diferentes.
Seu desidratador preferido (cloreto de potássio (ou cálcio, sei lá) silica gel (maravilha), etc.)
Uma faca
Vontade (e claro os cogumelos pra secar, ou vc pode utilizar pra secar seu armário ou vida).


Assumo que todos estão familiares com o dissecador de 3 compartimentos... isto é, pote de cima - cogus, pote do meio - dissecante e pote de baixo - ar (futuramente água,claro). Simplesmente encaixe um pote no outro de modo que vede o máximo possível (é impossível vedação perfeita a não ser que use alguma cola pra vedar as frestas, mas aí num vai ter como escoar a água do compartimento do fundo sem fazer estardalhaço), por isso é ideal potes de marcas diferentes pois simplesmente vc terá a sorte de encaixá-los perfeitamente da maneira necessária. Assim, corte os fundos dos dois potes superiores e c'est fini. A distância entre os compartimentos é realmente opcional aqui, tanto faz mesmo... se bem que quanto mais dissecante mais rápido e quanto mais próximo os cogumelos do dissecante tbm é mais rápido.

É comum (pelo que eu li) acreditar que quanto mais azul o cogu ficar, mais perdeu a potência, bem, pode ser ou não verdade (que oxida a parada oxida mesmo então...) mas observem como o dissecante age bem rápido e os cogus não perdem o branco... e aqui concluo em dizer que qualquer coisa que machuque o cogu deixa-o azul, então vc tira a mão dele.

Bem... taí, num vou fazer desenho pq eu acredito que vcs vão se virar direitinho.
 
Blador disse:
Boa ideia usar potes q se encaixam, mas vc diz pra cortar o fundo dos potes superiores, como assim? Acho q vc quer dizer q devemos fazer furos nesses fundos neh? Aih tb no pote com o dissecante vc tem q botar uns papeis de filtro por exemplo pra tampar os furos neh (senao cai tudo pro pote de baixo).

Com silica gel eh necessario qualquer compartimento especial? Pra mim eh soh tacar a silica com os cogus num pote hermetico qualquer, pq qdo a silica absorve umidade ela nao "vira agua" como o cloreto de calcio.

Blador, eu furei mesmo com faca sem fazer BURACOS, tipo, vai furando, se o plastico nao quebrar vc está de boa, a silica gel é um cristal bem grande (tipo sal grosso) e num cai tanto assim.
No compartimento onde ficam os cogus eu fiz buracos maiores, claro, se eu tivesse um prego na hora e uma fonte de calor eu teria feito tudo profissionalmente mas resolvi simplificar. A idéia é boa, percebi que a vedação dos potes com o ambiente é fraca, no lugar onde os potes estão um dentro do outro saca? bordas..., então estou testando com daqueles vedadores de canos que vendem em qualquer loja de construção. A silica gel é um cristal que num fica molhado mesmo mas este meu dissecador é permanente então fiz de 3 compartimentos, tava com um de dois então...

Bem, eu sei que o sal de cozinha não absorve tanta humidade quanto parece, isto é, ele fica úmido MUITO rapidamente, supersaturado assim ele chega a liberar umidade pro ambiente. O sal grosso é uma idéia legal, vou testá-la mas eu tenho minhas dúvidas e confio na silica gel.

Vou lembrar a todos que silica gel é encontrada em lojas de artesanato (aquelas que fazem velas, potpourri, etc) e é relativamente barata (custo benefício caramba!).
 
Resolvi partilhar de um insight seguinte ao do desidratador caseiro Kibon anterior... agora inovei (eu acho).

--- Usando os potes de sorvete encontre dois que se encaixem da maneira mais vedada possível, tbm é importante o pote de cima ser fechado adequadamente com a tampa (tem que lacrar mesmo, não só ficar em cima). Os dois potes devem criar dois compartimentos, o debaixo deve ter um volume razoável hein.
--- Silica gel (simples e mais reutilizável de todos, basta colocar num forninho elétrico a cada dois dias ou a cada dia). A silica gel é simples de usar, ela possui um indicador em alguns de seus cristais que é um metal pesado (beware!) e fica azul quando está seco e rosa quando está húmido. Seca melhor quanto mais azul os cristais indicadores estiverem, isto é, seca o AR melhor pois até mesmo quando está rosinha a silica gel serve como dissecador de frutas e tal.
--- Papel toalha ou filtro de café (aqueles que sua vovó usa pra fazer cafézin).

==O procedimento é simples, fure o fundo do pote de cima de modo que a silica gel não caia tanto (mas é importante fazer buracos razoáveis e em máx. quantidade possível), encaixe os potes e cheque a vedação do dissecador (um teste razoável é colocar apenas os cristais indicadores dentro do dissecador e ver quanto tempo demora pra eles ficarem rosa, então a silica gel deve ser retorrada conforme o teste) quando estiver satisfeito e com os cogus na mão (pré secados no ventilador ou não) coloque os cogus no fundo do pote de baixo (aqui está a inovação!! Ta-daa!!) pegue o papel toalha e segure-o embaixo do fundo do pote de cima e encaixe os potes. A idéia é o papel toalha servir como filtro das partículas de silica gel q podem cair em cima dos cogus, com os cogus no fundo, todo ar que tiver que sair dos cogus vai sair pela silica gel em consequencia. Secagem rápida e eficiente :p

Taí, falo galera.
 
Druida disse:
Muito legal Cygnus, bem prático e aparentemente funcional. Gostei mesmo.
Só uma pergunta, vc já testou??

Uma coisa que pode ajudar na hora dos encaixes dos potes, caso não fique descente o encaixe é atacar com fita adesiva, tipo um silver tape...Regule a altura do 2o pote e fixe e isole com fita.

Aproveitando o topic queria perguntar qto a galera está pagando na silica gel?
R$ 20,00 o quilo por aqui. Confere?


DHumpa di da

Já testei e funciona melhor do que o dissecador anterior de 3 compartimentos, de fato, esse jeito mantem a silica gel isolada melhor do q o outro.

Não estou vedando pq sempre checo os cogus pra ver se estão de boa.

Este método é muito bom, melhor ainda quando vc logo após tostar a silica, joga ela ainda quente no dissecador... o calor indireto (não pode estar tostando a ponto de detonar o plastico) ajuda a chupar a umidade.
 
Back
Top