Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Desenvolvimento de substrato para mini-bullk

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
ae gente
Dêem uma força:

Um Amigo de um Amigo montou vários mini bullks dentro de bolsas plasticas vedadas com elastiquinhos, utilizando o seguinte material:

4 potes plasticos de margarina
1 aquario de 4 litros (betteira)
2 potes plasticos de pequeno volume
varios sacos plasticos PP fechados (por enquanto) com arame plastificado.


Strain Hillbilly:
os bolos
4 bolos PF padrao foram cortados em cubos pequenos cubos utilizados como Spawn para o seguinte substrato:
500 gramas estrume seco e esfarelado
350 gramas de fibra de pó de coco
30 gramas calcario
250 ml vermiculita de granulagem allta
1 litro e meio de agua de chuva tratada por 30 minutos com filtro UV de aquario

O substrato foi entao dividido em varios potinhos de manteiga, que foram tratados em lampada UV por 15 minutos(ate começarem a amolecer).
Foram entao ensacados um a um em sacos de PP com a Boca amarrada com arame plastificado.


Strain Texas:

450 gramas de spawn em TRIGO-gema 100% ++ no seguinte substrato:
1000 gramas estrume seco e esfarelado
500 gramas de fibra de pó de coco
50 gramas calcario
25 gramas de pó de café
1500 ml agua mineral esterelizada em pressao

Todo substrato foi esterelizado em pressao, depois hidratado com agua fervente e esfriado a temperatura ambiente antes da inoculaçao de spawn.

Após inoculaçao todo substrato foi colocado em um aquario retangular de 15 X10X15, com uam camada de 1 centimetro de vermiculita seca embaixo, depois uma folha de papel toalha dobrada(seca) e uma aberta formando uma CAMA de papel seco até a borda do mesmo.

Todo o substrato foi pra dentro desse aquario e sobrou uma area livre de 5-3 centimetros.

A tampa do aquario foi vedada com plasticoo filme pvc transparente em 3 camadas e deposi colocada na incubadora a 29 constantes sem luz.

que que vocês acham da ideia dele?
loucura?
o plano dele é frutificar esses mini-bullks dentro dos sacos mesmo, só colocando pedaços de perlom na ponta e amarrando novamente com o arame.
alguma chance de acerto?

o aquario ele pretende aniversariar em um outro aquario maior,k apos dar um cold shock e cobrir a camada superior com muitos VALES de vermiculita umida pura.
 
Coloque algumas fotos de como ficou depois de montados os mini-bulk e o aquário.

O substrato usado (esterco) é bem balanceado em nutrientes.

A semente sendo forte para colonizar fortemente o substrato e de se esperar uma excelente frutificação.

Ja fiz uma tentativa de colonizar estrume bovino, consegui a colonização, mas não tive exito na frutificação.

Procedi da seguinte maneira:

Estrume esfarelado e esterilizado dentro de potes PP em panela de pressão por 1 hora.

A inoculação foi com seringa de multi-esporos hidratados.

Se fosse repetir hoje esse experimento, faria a colonização do estrume com semente de milho colonizado.

O que faltou para a frutificação foi uma forte rede de micélio para fundir-se e formar o corpo reprodutor (cogumelo).
 
seu pedido é uma ordem chefe!
tae as fotos do esterco antes (um teste de germinaçao com morning glorye do lado)
e os bullks ddepois de prontos
100_2765.jpg100_2766.jpg100_2767.jpg100_2768.jpg100_2769.jpg100_2770.jpg100_2771.jpg100_2772.jpg100_2774.jpg
 
Todo substrato foi esterelizado em pressao, depois hidratado com agua fervente e esfriado a temperatura ambiente antes da inoculaçao de spawn.

Acho isso estranho, talvez fosse melhor primeiro hidratar com água fervente e somente depois esterelizar na panela de pressão, assim você evitaria que a hidratação levasse algum tipo de contaminante, pois ferver é obviamente menos eficiente que deixar na pressão, e não seria necessário de preocupar com perda de água na esterelização, já que a umidade interna da panela é alta demais para secar o substrato.

Após inoculaçao todo substrato foi colocado em um aquario retangular de 15 X10X15, com uam camada de 1 centimetro de vermiculita seca embaixo, depois uma folha de papel toalha dobrada(seca) e uma aberta formando uma CAMA de papel seco até a borda do mesmo.

Para que isso? Possibilidade de reaproveitar a vermiculita?

o plano dele é frutificar esses mini-bullks dentro dos sacos mesmo, só colocando pedaços de perlom na ponta e amarrando novamente com o arame.
alguma chance de acerto?

Eu pensei em algo parecido, a idéia era fazer o micélio crescer numa quentinha forrada com saco plastico, pensei em usar plásticos para forno e amarrar o saco na parte de cima e deixar os cogumelos crescerem lá dentro, mas tinha um problema, eles poderiam crescer todos tortos, sendo moldados pelas formas do saco, e isso atrapalharia na hora de fazer prints, então eu pensei em usar um fio de cobre e durex para moldar o saco formando tipo um balão, assim não cairiam gotas no meio do substrato e ainda teria espaço para os cogumelos crescerem.

Inicialmente a idéia pareceu genial, mas depois comecei a achar que usar um balde era mais fácil, sabe, o balde custa apenas R$ 1,99 e a sacola que eu ganho para trazer o balde para casa serve para tampar, e as gostas que eventualmente possam cair não são tão nocivas assim, aí eu acabei desistindo da idéia.

Eu sou pró-baldes. :D
 
Todo projeto precisa ser passado para o papel, por isso resolvi fazer essa super representação hitech e ainda colocar uma mensagem encriptada para o Boca.

Vai em anexo, até mais.
projeto.jpg
 
Todo projeto precisa ser passado para o papel, por isso resolvi fazer essa super representação hitech e ainda colocar uma mensagem encriptada para o Boca.

Vai em anexo, até mais.

Jesus é o jardineiro, e as arvores somos nós.


entao cara esses cogus nem sao pra carimbo!
sao só pra consumo entao nao vejo qual problema de deixar eles crescerrem todos tortos.
nao confio em substrato bullk desdo começo pra tirar carimbo.
é tudo muito sujo, muito porco.
a agua foi esterelizada dentro das garrafinhas, dentro da panela de pressao.
é o mesmo processo que uso pra toda agua que injeto nos bolos e tem funcionado.
muito engenhoso seu deseneho, só nao entendi a mensagem subliminar ????
o papel e a vermiculita sao apenas uma tentativa de evitar o acumulo de xorume no fundo da cultura, visto que o material tende a acidificar e acidificaçao = profusão de bacterias, profusao de bacterias+ excesso de umidade = xorume.
prefiro limitar uma area de baixa umidade abaixo do bullk e bombar umidade pro lado de cima. pros pins sairem do lado certinho.
depois de incubado eu vou encapar o aquario com saco preto até a altura da borda pra evitar que os pins saiam pra baixo e pronto. vou abrir num terrario comum, com troca de ar seca, sem excesso de umidade.
 
e ae Boca,
gostei dessa ideia! Como esta a evolucao desses mini-bulks?

Eu tenho uma duvida...
Nao seria melhor vc pasteurizar esse mini-bulk ao inves de esterelizar na PP?
* tenho a impressao que o estrume esterelizado perde muito dos micro-organismos beneficos, nao é verdade?

Um Amigo De Um Amigo esta com um projeto de bulks usando a tecnica jun-cao em Psilocybes. Esta usando spawn de milho como semente na inoculacao do substrato Jun. Eu acredito que dê certo, né? Usando Jun-cao pode-se cultivar uma infinidade de cogumelos comestiveis e medicinais. Por que nao daria para os Cubbies.

Boa sorte ai com esses mini-bulks! Espero que consiga resultados como do Reverend trips do topia.;)
 
Todo projeto precisa ser passado para o papel, por isso resolvi fazer essa super representação hitech e ainda colocar uma mensagem encriptada para o Boca.

Vai em anexo, até mais.


com a ponta dos sacos com perlon, ainda é preciso fazer troca de ar diária??

estou com dois potes pequenos aqui , coloquei perlom na ponta dos sacos.



:luz:
 
Como está seu cultivo ?

Descreva que você está fazendo.
 
Como está seu cultivo ?

Descreva que você está fazendo.

fiz o seguinte:

peguei 1/2 bolo quebrei em pequenos pedaços, fiz um 2 minis bulks seguindo essa tek do Showeer, "substrato a base de pó de coco em proporção 1:4 (1 bolo PF colonizado para 4 copos de pó de coco). "
https://teonanacatl.org/threads/cultivo-de-thai-koh-samui-semi-bulk.830/

coloquei em dois potes de plástico, 2 dias incubando, micélio saindo por cima, camada de + ou - 1 cm de vermi + po de coco...incubando mais 2 dias, notou - se redes de micélio saindo por cima.

agora foram as sacolas por cima, com perlom na saida das mesmas pressa com arame de pão.

fica a dúvida se preciso fazer troca de ar....pois irei viajar no feriado e ficarei 4 dias sem ver o cultivo.

a temperatura está variando de 27 a 30 graus....será que vinga??

:idea:
 
Última edição por um moderador:
Acho que não haverá problema nestes dias ausente.

O perlon permite troca de ar.

Preocupa a temperatura, muito elevada para induzir o aparecimento de pins.

O ideal seria manter a temperatura na faixa de 21 à 25ºC graus até pinar.
 
Back
Top