Em 1991 houve um eclipse solar no Mexico e as pessoas ao fotografarem e filmarem o eclipse, com surpresa viram revoadas de OVNIs. Esse eclipse de 1991 na cidade do Mexico ja estava previsto no calendário Maia.
A exatidão dos cálculos astronômicos efetuados pela civilização Maia permitia-lhes prever a ocorrência de eclipses com precisão de até um minuto. Fato o qual "nossa astronomia" ainda não é capaz de prever.
Astronomia de hoje em dia pode calcular sim eclipses com precisão, e até maior do que a dos mais, isto é resultado da computação e da física relativistica...
Quanto a movimento dos astros, sem dúvida que os maias podiam prever, mas quanto a influência dos mesmos na civilização como um todo, no estado de espírito, nos fenomenos climáticos, nos ciclos dos seres vivos, isso jamais civilização alguma pode prever com exatidão.
O fator humano é muito determinante para isso...
O que acontece quando um profundo conhecedor do calendário maia se propoe a elucidar questões sociológicas e psicológicas como essas? Reducionismo científico é o que acontece.. Reduz-se toda as esferas das ciências humanas para a ciência dos astros, porém, como ja dito e sabido por todos, os seres humanos não se limitam por astros, e nem tampouco por qualquer coisa, o ser humano é infindável.