Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudável Depois de 10 dias possível cobweb na base do bolo?

Sassytaco

Hifa
Cadastrado
18/05/2021
6
5
26
Olá, precisava perguntar por uma possível contaminação. Faz 10 dias que aniversariei meus bolos, terceira vez que uso a mesma caixa só que em lugares diferentes, nos últimos dias fizeram 24-30° ventilando umas 4 veces ao dia. Dá para reconhecer cedo assim?

IMG_2262.jpeg
 

Anexos

  • photo_2023-09-29_13-27-05.jpg
    photo_2023-09-29_13-27-05.jpg
    268.8 KB · Visualizações: 22
Upvote 3
Solução
Não se trata de cobweb.

Ambiente com baixa oxigenação gera esse micélio com aspecto algodoado, possivelmente o que precisa é melhorar a ventilação desse terrário, a troca de ar.

Dica:
Seus bolos precisam de uma camada melhor de vermiculita, devem ficar muito secos da forma que está, se não já estão...
Obrigado pelas respostas, deveria fazer mais furos na caixa e abanar mais. Nunca consegui que a vermiculita grude nos bolos, será que tem problema se dou outra camada agora?
 
Upvote 0
Continue cuidando e espere.

Continue cuidando e >espere<

4 ventilações ao dia já é suficiente mesmo em um terrário sem furos de ventilação.
Seu terrário parece estar mantendo uma umidade aceitável. Apenas continue fazendo o que está fazendo e aguarde.
 
Última edição:
Upvote 0
Obrigado pelas respostas, deveria fazer mais furos na caixa e abanar mais. Nunca consegui que a vermiculita grude nos bolos, será que tem problema se dou outra camada agora?
Na minha opinião é o seguinte, caixa não precisa necessariamente de furos se você consegue fazer uma troca de ar eficiente, se o modo como você faz a troca de ar é abrindo a caixa e abanando, em vez de fazer de 4h em 4h pode-se fazer de 3h em 3h, então levando em conta um prazo de 12h, em vez de fazer 4 trocas de ar, irá realizar 5.

Não precisa ter vermiculita no fundo do terrário, a vermiculita tem que estar fornecendo umidade ao micélio e não necessariamente na caixa, então mais vale o micélio estar coberto por vermiculita do que ter vermiculita espalhada pelo terrário.

Pode borrifar água diretamente no micélio, sempre com cuidado para não deixar encharcado pois pode atrapalhar, tem que achar o meio termo dos parâmetros, nem de mais, nem de menos.

E o mais importante de tudo, muito cuidado com a limpeza do ambiente e dos materiais que você usa, isso é o que determinará se os procedimentos irão dar certo ou errado.

Em suma, não há nada de errado até então, pra não correr o risco de estragar pode continuar do jeito que está que vai dar certo, mas vai se atentando a esses detalhes que falei que você vai conseguindo melhorar cada vez e tendo colheitas melhores ;)
 
Upvote 1
O bolo estava seco mesmo, muitos pins se formaram no fundo do bolo, não tinha percebido. Virei eles agora, só tem um sem pins e possível fazer um segundo dunk?
 

Anexos

  • IMG_2282 de tamaño mediano.png
    IMG_2282 de tamaño mediano.png
    618.7 KB · Visualizações: 10
  • IMG_2284 de tamaño mediano.png
    IMG_2284 de tamaño mediano.png
    553.6 KB · Visualizações: 10
Última edição:
Upvote 0
Não faça dunk em bolos com pins, vai matar os pins por excesso de umidade.

Aproveite e mantenha os bolos virados com os pins para cima. Dê água aos bolos gotejando com cuidado sobre a vermiculita onde não houver pins, até que a vermiculita brilhe. Não é para encharcar. Reduza a aeração do terrário de 4x para 3x por dia e quando abrir para abanar, borrife água nas paredes do terrário e feche.

Os pins cresceram para baixo porque é embaixo do bolo que foram mantidas condições de umidade satisfatórias, o que significa que o terrário estava mais seco do que devia. Seja devido a abanar demais ou a pouca umidade natural.

Vermiculita no fundo do terrário no lugar de argila expandida ou perlita não funciona. Quando o terrário está funcionando corretamente, normalmente tem água escorrendo pelas paredes e na tampa. Não parece ser o caso aí.

O pouco de água que evapora deve ter se acumulado no prato de isopor, umidificando os bolos por baixo. Aliás, faça furos nos pratos dos bolos, para que não acumule água demais. Se ficar ensopado o micélio de cubensis morre e dá origem a contaminantes.

Se fizer certinho esse monte de pins vai virar uns cogumelos enormes 🍄🍄🍄
 
Upvote 1
Vermiculita no fundo do terrário no lugar de argila expandida ou perlita não funciona
não tinha percebido meu erro, achei que funcionava do mesmo jeito vou trocar eles agora. Ainda não posso fazer que a vermiculita fique grudada ao bolo. Obrigado pela ajuda mando um oi para vocês desde Argentina, me ajudaram muito no meus cultivos 😬
 

Anexos

  • Pins.png
    Pins.png
    597.3 KB · Visualizações: 12
  • Pins2.png
    Pins2.png
    610.3 KB · Visualizações: 12
Upvote 0
Back
Top