Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Demora em crescimento de micelio. Alguem pode me dar uma ajuda ?

vando007sp

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/10/2009
19
47
41
Boa tarde pessoal. Começei meu primeiro cultivo de Psilocybe cubensis var B+, apos ter feito com muito cuidado a esterilização dos copos e agua utilizada pra hidratar os esporos, ter deixado os esporos na geladeira por volta de 20 horas, fiz a inoculação em 3 copos pequenos. Já se passaram uns 6 dias e o micelio so cresceu em 2 copos, e nestes 2 copos percebi que cresceu o minimo possivel acho que somente 10% do copo, um não tem nenhum sinal de micelio. Minha duvida e se porque deixei menos de 24 horas hidratando na geladeira pode estar ocorrendo esta demora, ou será que fiz o substrato muito seco ? Ou será que pode ser a temperatura ? Pois onde esta a temperatura esta em media de 24 a no maximo 26 e vi que o recomendavel e 28 a 30. Se for a temperatura alguem tem uma dica de alguma forma de melhorar esta temperatura sem ter muitos gastos adicionais, como faço pra ver se o substrato esta muito seco ? E se este for o caso como posso solucionar o problema ? Não sei se faz diferença, mas os esporos que estou utilizando foram de um print que ja possui quase um ano completo. Não ha sinal algum de contaminação, olhei bem detalhadamente e nao vi nada, somente o branco do micelio.

Fotos:

Copo 1 Sem crescimento do micelio.

View attachment 20723 View attachment 20724

Copo 2 Com no maximo 10% colonizado.

View attachment 20725 View attachment 20726 View attachment 20727

Copo 3 Tambem com no maximo 10% colonizado.

View attachment 20728 View attachment 20729 View attachment 20731 View attachment 20730 View attachment 20732




Desculpe-me por tantas perguntas. E desde já agradeço a ajuda de todos.
Abraços Evandro
A1.JPGA2.JPGB1.JPGB2.JPGB3.JPGC1.JPGC2.JPGC3.JPGC4.JPGC5.JPG
 
Essas manchas no micélio tem cara de ser contaminação não?

Parabéns pelo cultivo, estamos torcendo para ver vários frutos grandes =]
 
a mancha eh interessantissima.
se analizarmos ela microscopicamente veremos que foi o ponto de isolamento do bolo todo.
o micelio dentro dela eh algodoado, foi se combinando e formou a partir dali o rizomorfico.
aonde tem micelio algodoado geralmente fica mais escuro pois ele excreta mais toxinas(come mais a vermiculita).
 
Pessoal hoje vi que o copo esta 100% colonizado. Como pode se ver nas fotos tem partes do copo que estão mais claras e outras esta parecendo algodão. Minha duvida e se devo esperar mais alguns dias antes de aniversariar ou já posso aniversariar ? Porque como tem partes mais claras acho que devo esperar ficar um branco mais forte, mas por outro lado o copo esta com muitas partes brancas que parece estar cheio de algodão. Não pretendo fazer um casing apenas deixar o Bolo mesmo.
 
isso nao eh regra, mas eu costumo esperar no minimo 48 h depois de constatado 100% por fora pra dar tempo dele colonizar ate o miolo.
mas se quiser aniversariar vai em frente.
LEU TUDO QUE EU TE PASSEI SOBRE ANIVERSARIO?
pesquisou la???
qqer duvida manda Mp.
 
Obrigado a todos pela ajuda e empenho demostrado em me ajudar. Toda ajuda dada no forum serve de grande apoio e incentivo visto que sou inciantes. Logo poderei estar ajudando outros tambem nesta empreitada.

Bem estou pesquisando cada item que voce mensionou, se pintar uma duvida eu mando um MP pra voce mortandello, ou retorno aqui.

Vou aniversariar nesta sexta, porque depois terei sabado e domingo livre pra caso necesario intervir em alguma coisa futura.

Uma pergunta se fazer terrario, sei que terei de fazer furos no terrario na altura da agua + argila espandida, estava observando que tem que tampar, então fui atraz do esparadrapo com microporos, porem vem pouco e esta muito caro, posso colocar algogão e o que mais pra tampar os furos.

Valeu
 
Geralmente em lojas de material de construção vendem um material chamado Tiwek ou Tivek nao me lembro. Se por acaso no Brasil chamam de outro nome, é um tecido com uma lamina de plástico parecida com metal, toda quadriculadinha. Geralmente na seção de revestimentos vende. É um ótimo filtro aliado com alguma lã acrílica.
 
Pelo que li Tyvek dispensa ajuda de outros filtros, como lã acrílica.
 
A lã acrilica teria a serventia de ser descartável e substituivel se caso ocorra uma sujeira devido a proximidade com a água do terrário.
 
Amigos o copo que esta 100% vou aniversariar em breve. Ja os outros 2 pararam de crescer de vez. Já coloquei de cabeça pra baixo dei umas batidas de leve, e nada..

O que me sugerem fazer ?
 
Amigos o copo que esta 100% vou aniversariar em breve. Ja os outros 2 pararam de crescer de vez. Já coloquei de cabeça pra baixo dei umas batidas de leve, e nada..

O que me sugerem fazer ?


Limpe o tampão de papel alumínio, faça 1 furo no centro com tesoura limpa (diametro de um lápis) e ponha outro papel alumínio cobrindo para evitar poeira.
A troca de ar irá dar uma revigorada na colonização.
 
Back
Top