Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Demora em crescimento de micelio. Alguem pode me dar uma ajuda ?

vando007sp

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/10/2009
19
47
41
Boa tarde pessoal. Começei meu primeiro cultivo de Psilocybe cubensis var B+, apos ter feito com muito cuidado a esterilização dos copos e agua utilizada pra hidratar os esporos, ter deixado os esporos na geladeira por volta de 20 horas, fiz a inoculação em 3 copos pequenos. Já se passaram uns 6 dias e o micelio so cresceu em 2 copos, e nestes 2 copos percebi que cresceu o minimo possivel acho que somente 10% do copo, um não tem nenhum sinal de micelio. Minha duvida e se porque deixei menos de 24 horas hidratando na geladeira pode estar ocorrendo esta demora, ou será que fiz o substrato muito seco ? Ou será que pode ser a temperatura ? Pois onde esta a temperatura esta em media de 24 a no maximo 26 e vi que o recomendavel e 28 a 30. Se for a temperatura alguem tem uma dica de alguma forma de melhorar esta temperatura sem ter muitos gastos adicionais, como faço pra ver se o substrato esta muito seco ? E se este for o caso como posso solucionar o problema ? Não sei se faz diferença, mas os esporos que estou utilizando foram de um print que ja possui quase um ano completo. Não ha sinal algum de contaminação, olhei bem detalhadamente e nao vi nada, somente o branco do micelio.

Fotos:

Copo 1 Sem crescimento do micelio.

View attachment 20723 View attachment 20724

Copo 2 Com no maximo 10% colonizado.

View attachment 20725 View attachment 20726 View attachment 20727

Copo 3 Tambem com no maximo 10% colonizado.

View attachment 20728 View attachment 20729 View attachment 20731 View attachment 20730 View attachment 20732




Desculpe-me por tantas perguntas. E desde já agradeço a ajuda de todos.
Abraços Evandro
A1.JPGA2.JPGB1.JPGB2.JPGB3.JPGC1.JPGC2.JPGC3.JPGC4.JPGC5.JPG
 
tempertura mesmo cara.
use uma garrafa pet de 600 ml cheia dagua com um aquecedor de aquario para "betta" de 2w.
deixa vedado isso dentro de uma caixa de isopor.
no mais parece q ta suficiente tanto a agua quanto a aeracao do substrato.
nao desista :)
(obs - a temperatura correta pra colonizacao eh de 28 graus)
 
Não sei se faz diferença, mas os esporos que estou utilizando foram de um print que ja possui quase um ano completo. Não ha sinal algum de contaminação, olhei bem detalhadamente e nao vi nada, somente o branco do micelio.

Você teve 2 copos em 3 inoculados com presença de micéliio, então não é o carimbo.
A temperatura está dentro da faixa aconselhavel, no maximo se aproxime de 28ºC, pois dentro do substrato o calor sobe 2ºC acima do ambiente.
 
Obrigado Mortandello pela dica. Então se colocar dentro de uma caixa e isopor esta garrafa de 600ml com aquecedor de aquario ja consigo um ambiente mais quente, e mais apropriado. Bem vou verificar a possiblidade de fazer conforme me indicou.

Obrigado tambem Mauricio, pela observação realmente voce tem toda razão, pois se fosse o carimbo nao teria aparecido micelio em nenhum dos copos, pois ja estaria digamos assim, vencido. Na sua opinião o que voce acha que poderia me ajudar pra que o micelio se desenvolva melhor..

Abraços Evandro.
 
Na sua opinião o que voce acha que poderia me ajudar pra que o micelio se desenvolva melhor..

Considerando que são apenas 6 dias de incubação, o desenvolvimento está satisfatório, pois muitas vezes o micélio só aparece lá pelo 7º dia ou mais adiante.
Por enquanto você só precisa esperar, se adiante o crescimento parar mesmo, então há solução para voltar a crescer, ok .
 
Ta certo Mauricio. Estarei aguardando e observando e qualquer estaguinada do micelio volta a falar com o pessoal aqui CM...

Obrigado pela ajuda...
 
vandao faltou mais uma dica que eu nao sei se voe ja sabia
mas a colonizacao optimizada se da apenas no escuro e se voce NAO CAUSAR NENHUM TIPO DE CHOQUE no micelio.
ex- nao podedar choque de luz, nao pode dar choque de temperatura, nao pode dar choque mecanico.
se eles ficarem quetinhos por mais 10 ou 15 dias estarao 100% colonizados :)
e o seu terrario? ja esta preparando?
 
Mortandello os copos estão se desenvolvendo, 1 dos copos deu um tremendo salto tipo voce olha o copo e ve uma fina camada branca de micelio que ja recobre 60% do copo. O outro copo tambem esta crescendo, e o copo que nao tinha nem sinal do micelio ele ja apareceu nos 2 lados do copo, e graças a Deus nenhum sinal de contaminação em nenhum copo. Nem fiz nada, so deixei eles no mesmo lugar e estão se desenvolvendo sozinhos, vou continuar aguardando e se der alguma parada eu faço os procedimentos mensionados por voce. Obrigado pela força. Amanha eu tento postar as fotos atuais pra quem quizer ver a diferença.

Voce disse que nao e bom dar choques de luz, etc. Mas confesso que como e meu primeiro cultivo, da uma curiosidade de ver todo dia pra ver o crescimento. Rsrsrs. Talvez isso possa ate estar atrapalhando o desenvolvimento, mas a curiosidade e muito grande.

Já o terrario comprei uma caixa de plastico bem grande, mas estou com muita dó de fazer furos nela. Terei de furar mesmo ?

Segue fotos da caixa de plastico
View attachment 20742 View attachment 20743 View attachment 20744

Será que somente argila expandida da uma humidade legal, ou terei de comprar uma bomba de aquario. To meio ferrado de grana no momento e estou tentando economizar e gastar somente o essencial.

Seria melhor fazer no balde no que no terrario ?

Valeu
1.jpg2.jpg3.jpg
 
e aee Vandoo
sobre esse seu terrario aí, eu axo eles muito bons vou ate comprar um desses´pra mim.

ja que vc esta com pouca grana use so a argila expandinda msm, eu so uso elas no meu terrario e o resultado é 95%, nao pensso nem em adicionar mas nada pra ajudar na minha umidade.

se fosse eu nao faria furos nessa sua caixa nao,um simples abanar dentro dela 3 veses ao dia resolve muito bem a troca d ar.

quanto foi msm essa caixa d plastico?
 
quanto foi msm essa caixa d plastico?

Podem ser usadas caixas re-utilizaveis como de sorvetes de 10 litros ou até maiores como caixas de cesta básicas, devemos sempre esterilizar bem essas caixas para depois re-utilizar. Com tanto material disponível hj no mercado que é melhor dar uma forçinha pro meio ambiente e quanto menos plástico usarmos melhor.:pos::pos:
 
Anexei fotos dessa caixa de cesta básica que eu ganhei de fim de ano como brinde qdo. trabalhava pra TV a cabo. Ela é ideal pro cultivo e não gastei nada.
MothMan 008.jpgMothMan 007.jpg
 
Então Kleber eu comprei aqui perto de onde moro mesmo, paguei R$ 21,00, achei ela bem espaçosa, gostei muito dela. Pesquisei e nao consegui achar mais barata com as mesma medidas.

Fiquei feliz de saber que nao terei de furar, e que somente a argila espandida basta. Medi a humidade do ar dentro da caixa e deu acima de 82% e as vezes ela ate fica transpirando nas paredes, por isso estava pensando em nao usar uma bomba ou algo do tipo.

Louchas infelismente nao consegui nada do tipo pra fazer de terrario, então fui obrigado a comprar esta caixa de plastico, dai depois que comprei a caixa de plastico achei 2 caixas de isopor, fiquei ferrado... Rsrsrsr.
 
e aee Vandoo
sobre esse seu terrario aí, eu axo eles muito bons vou ate comprar um desses´pra mim.

ja que vc esta com pouca grana use so a argila expandinda msm, eu so uso elas no meu terrario e o resultado é 95%, nao pensso nem em adicionar mas nada pra ajudar na minha umidade.

se fosse eu nao faria furos nessa sua caixa nao,um simples abanar dentro dela 3 veses ao dia resolve muito bem a troca d ar.

quanto foi msm essa caixa d plastico?
Abanar nao ajuda muito e leva MILHOES de contaminantes pra dentro do seu terrario.
Se tem a intencao de CONTINUAR CULTIVANDO a partir de seus proprios carimbos, EVITE ABRIR A TODO CUSTO O TERRARIO.
Outra info - Os furos nao sao de OXIGENACAO, deve existir furos RENTES a camada de agua para escoamento de CO2(o qual nao sai da caixa com simples abanadas.)
:)
Então Kleber eu comprei aqui perto de onde moro mesmo, paguei R$ 21,00, achei ela bem espaçosa, gostei muito dela. Pesquisei e nao consegui achar mais barata com as mesma medidas.

Fiquei feliz de saber que nao terei de furar, e que somente a argila espandida basta. Medi a humidade do ar dentro da caixa e deu acima de 82% e as vezes ela ate fica transpirando nas paredes, por isso estava pensando em nao usar uma bomba ou algo do tipo.

Louchas infelismente nao consegui nada do tipo pra fazer de terrario, então fui obrigado a comprar esta caixa de plastico, dai depois que comprei a caixa de plastico achei 2 caixas de isopor, fiquei ferrado... Rsrsrsr.

Voce deve sim furar estas caixas e providenciar tambem uma bomba de aeracao para aquarios de 100 litros/hora.
quanto os furos:

quantos bolos pretende ter ao mesmo tempo no terrario?
de 1- 3 bolos -
4 furos de 2 cm de raio devem fazer a vez, tape-os com gaze, prendendo com fita crepe(pra poder trocar a cada 15 dias)

de 3- 6 bolos -
6 furos no mesmo diametro.

Tudo indo otimo e ao caminho da auto-suficiencia irmao CULTIVADOR!

viva os fungos!
 
Abanar nao ajuda muito e leva MILHOES de contaminantes pra dentro do seu terrario.
Se tem a intencao de CONTINUAR CULTIVANDO a partir de seus proprios carimbos, EVITE ABRIR A TODO CUSTO O TERRARIO.
Outra info - Os furos nao sao de OXIGENACAO, deve existir furos RENTES a camada de agua para escoamento de CO2(o qual nao sai da caixa com simples abanadas.)
:)


Voce deve sim furar estas caixas e providenciar tambem uma bomba de aeracao para aquarios de 100 litros/hora.
quanto os furos:

quantos bolos pretende ter ao mesmo tempo no terrario?
de 1- 3 bolos -
4 furos de 2 cm de raio devem fazer a vez, tape-os com gaze, prendendo com fita crepe(pra poder trocar a cada 15 dias)

de 3- 6 bolos -
6 furos no mesmo diametro.

Tudo indo otimo e ao caminho da auto-suficiencia irmao CULTIVADOR!

viva os fungos!

Entao Mortan.. o COe é bem pesado né,sei q ele costuma ficar la em baixo do terrario. eu sempre quando vou abanar o meu, eu abano bem la em baixo, depois no meio e depois em cima d terrario pra garantir q todo o oxigenio foi trocado e que o co2 saiu la d baixo.

depois q meus casing"s estao dentro do terrario, ainda bem mesmo q com todo esse meu processo de abano.eu nao tive ainda nenhum problema com contaminates E eles sempre nascem saudaveis,Tenho feito varios carimbos e todos sem nenhum sinal d contaminaçao,mas tbm eu tomo muito cuidado na assepcia dentro do meu quarto.
PELOMENOS PRA MIM O ABANO TEM DADO CERTO 100%, RETIRANDO É CLARO O RISCO DE CONTAMINAÇAO que existe.:!:

ABANANDO LA EM BAIXO DO TERRARIO VC AXA Q AINDA FICA CO2:confused:
 
Podem ser usadas caixas re-utilizaveis como de sorvetes de 10 litros ou até maiores como caixas de cesta básicas, devemos sempre esterilizar bem essas caixas para depois re-utilizar. Com tanto material disponível hj no mercado que é melhor dar uma forçinha pro meio ambiente e quanto menos plástico usarmos melhor.:pos::pos:

legal essa sua caixa, mas a que estou proucurando é uma bem MAIOR, a respeito do meio ambiente: vc tem razao. Fico puto quando vejo marmanjo jogando lixo no chao, principalmente quando to na praia.

To doido pra arranjar um caixa d plastico grande do meu agrado,evitaria tbm de eu tirar essa grana do meu bolço que pelas minhas contas a que eu quero é eu torno d uns 60,00 $.
 
E aí Evandro.

To acompanhando seu diário de cultivo, é o q tem os Cambodian também né?
Ah, acho q a umidade tá um pouco baixa, não? É preciso saturar de água, deve ficar perto dos 90. Deixe água no fundo, mas não deixe cobrir as pedrinhas. Como o micélio é danificado pelo contato direto de água, separe os bolos das pedrinhas com um pires ou qualquer coisa.

Quanto aos comentários dos amiguinhos.....

Não precisa de bomba não.... Não pra essa escala.

O CO2 é bem pesado, ele fica rente à água.... Faça furicos de pouco menos de meio centimetro logo acima da água, é onde fica o CO2. AH, o micélio desenvolvido é resistente a contaminantes do ar, por isso não é tão perigoso abanar. Mas mesmo assim, antes de abanar, desinfete o lugar e espere assentar o desinfetante. Abane um tiquinho e feche. Duas ou tres vezes ao dia tá lindo....

Não deixe de atualizar seu diário, tô acompanhando!
Boa sorte!
 
devo discordar de voce joans.
Se o co2 ficasse somente rente a agua, pra que eu faria furos?
os bolos ficam no minimo 5 cms acima desta linha concorda?
existem alguns experimentos que demonstram claramente e cientificamente que o co2 preenche a caixa toda, e o O2 apenas borbulha sem se dissipar dali de dentro.
eu mesmo ja comprovei isto perdendo dois cultivos completos de varias strains usando um aquario sem escoamento de co2.
so por curiosidade, ja cultivou alguma vez Joans?
 
Mortandello, o detalhe é que não é uma fina camada de CO2 que fica na água. Eventualmente, a frutificação vai transformando oxigenio em gás carbônico, e este vai preenchendo o terrário. Mas enquanto houver oxigênio, o CO2 fica embaixo.

Se abrirmos a caixa e abanarmos, o CO2 vai ser empurrado pelos furinhos, sendo substituído pelo ar do ambiente. Ele não é como chumbo, não vai ficar grudado no chão!

O que eu disse é que pode-se fazer furinhos e abanar diariamente.

Eu não quero discordar de ninguém, tenho certeza que todos aqui sabem o que estão dizendo. Enfim, vamos esperar e ver no que dá o cultivo.
Paz a todos, e tô torcendo pra que dê certo.
 
Boa noite pessoal. Estive meio ausente no topico, pois estava esperando uma reação do micelio no copo e realmente um copo de um salto enorme e acredito que ate no proximo domingo ja terei de aniversariar um copo, já os outros 2 copos estão crescendo em uma velocidade devagar mais constante todo dia observo uma vez e sempre vejo crescimento.

Mas será que o copo 1 contaminou ou e do micelio mesmo ? Tem tipo um mancha no micelio, será que o copo estava com espaço interno ou alguma coisa do tipo ? Estou anexando varias fotos, quem puder ajudar agradeço.

View attachment 20806 View attachment 20807 View attachment 20808 View attachment 20809 View attachment 20810 View attachment 20811 View attachment 20812 View attachment 20813

Copo 2

View attachment 20814 View attachment 20815 View attachment 20816 View attachment 20817

Copo 3

View attachment 20818 View attachment 20819 View attachment 20820 View attachment 20821.
1.JPG2.JPG3.JPG4.JPG5.JPG6f.JPG7.JPG8.JPGA.JPGB.JPGC.JPGAb.JPGA1.JPGB2.JPGC3.JPGD4.JPG
 
esses que travaram, voce pode virar de cabeca pra baixo e dar umas pancadinhas de leve pra soltar o substrato do fundo, isso TALVEZ acelere a colonizacao.
ou pode ser que metade do seu substrato tenha azedado.

Agora que esta chegando a fase do aniversario:
-Ja leu sobre COLD SHOCK/DUNK?
-Ja montou o terrario e testou a humidade PREVIAMENTE?
-ja descobriu como vai fazer o CASING do bolo?(cama/chapeu)
-ja montou um esquema que lhe permita uma assepssia total a cada 15 dias?
-sistema de ar!!!!!(importante)
-furacao/cobertura dos furos, nao faca-os MUITO em baixo senao vai ter problema quando colocar agua ou quando precisar ficar longe do cultivo por 3 - 4 dias.
-ISOLAMENTO - arrume uns quadradinhos de 5x5 daquela sanfoninha que tem no meio do PAPELAO marrom, quando voce aniversariar os bolos, coloque esses papeizinhos umidecidos com agua mineral dentro dos copos e VEDE-os novamente, manda pra incubadora que "aparece" micelio novo nos papeloes, voce pode usar pra inocular milho depois.
qualquer duvida estamos ae~
:pos:
 
Back
Top