Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas sobre monotube

Rickarddin

Hifa
Membro Ativo
06/02/2021
98
9
45
Um salve a todos

Resolvi testar, depois de muito ler aqui no fórum, a técnica do Monotube, porém me restam algumas dúvidas

Substrato de vermiculita com esterco curtido, bem úmido. Antes de misturar, deixei o esterco na água com cloro puro e gesso por 24 horas (olhometro, não usei medidas)

Esterilização: 4 x 10 minutos no microondas, usando sacos de cultivo

Inoculação: bolos PFTEK quebrados no substrato. Substrato por baixo, fragmentos de bolo colonizado, substrato por cima.
Só fiz um substrato mais úmido, mas não encharcado.
Não coloquei água a mais.

O tube no galão de 5 litros é do dia 16/01. Me animou ver como ficou bem rizomórfico, resolvi ampliar o teste em baldes de azeitona (tenho um amigo dono de pizzaria, peguei com ele) e potes desses de paçoca/doce. Esses eu fiz dia 27/01

Nunca abri a tampa de nenhum deles ainda

Apenas como comparativo, fiz potes tampados só com micropore outros com micropore e lã acrílica. Não notei diferença no tempo de colonização.

Minhas dúvidas:

1 - Vejo que em alguns diários, falam em aniversariar o substrato. É realmente necessário? Ou agora que o substrato está colonizado, só precisa fazer a manutenção de umidade e troca gasosa, borrifando e abanando?

2 - Se tiver que aniversariar, vai pra terrário em bandeja flutuante, coloco o substrato em contato com lâmina de água, ou a seco, mantendo umidade no ambiente (seria equivalente a deixar no tube)?

Conto com as dicas dos cabras bons daqui desse fórum.

Desde já, agradeço
 

Anexos

  • IMG_20220204_172551098.jpg
    IMG_20220204_172551098.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 20
  • IMG_20220204_172558751.jpg
    IMG_20220204_172558751.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 19
  • IMG_20220204_172632433.jpg
    IMG_20220204_172632433.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 15
  • IMG_20220204_172656495.jpg
    IMG_20220204_172656495.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20220204_172711722.jpg
    IMG_20220204_172711722.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 13
  • IMG_20220204_172626402.jpg
    IMG_20220204_172626402.jpg
    4.7 MB · Visualizações: 18
Salve!

Ja fiz um monotube no galão de 5L igual vocẽ fez, porém usei pó de coco(não sei se faz muita diferença).
Eu passei fita isloante na parte inferiror do galão devido a luz.

Quando o substrato estava totalmente colonizado eu substitui a tampa de rosca por fita micropore. Borrifava agua na parte superior interna do galão,
parte que fez fez o corte. Fiz troca de ar manual, abanava de 2 a 3 vezes por dia.
Rendeu muito, pena que não tenho fotos
 
Salve!

Ja fiz um monotube no galão de 5L igual vocẽ fez, porém usei pó de coco(não sei se faz muita diferença).
Eu passei fita isloante na parte inferiror do galão devido a luz.

Quando o substrato estava totalmente colonizado eu substitui a tampa de rosca por fita micropore. Borrifava agua na parte superior interna do galão,
parte que fez fez o corte. Fiz troca de ar manual, abanava de 2 a 3 vezes por dia.
Rendeu muito, pena que não tenho fotos
Começou a pinar hoje, tem um solitário começando a crescer...
Tá no quarto escuro, então dispensei a fita, mas como tem vários (e tenho bolos e potes para preparar novos monotubes desses), vou fazer um teste escurecendo o fundo.
Então não precisa aniversariar nem tirar do tube, é isso mesmo?
 
Começou a pinar hoje, tem um solitário começando a crescer...
Tá no quarto escuro, então dispensei a fita, mas como tem vários (e tenho bolos e potes para preparar novos monotubes desses), vou fazer um teste escurecendo o fundo.
Então não precisa aniversariar nem tirar do tube, é isso mesmo?
A fita isolante eu coloquei pq ele pode começar a crescer na parte lateral do galão, podendo pinar e crescer esmagado na lateral devido a luz.
O que esta no galão não precisa aniversariar, o própio galão é o terrário. Agora os outros eu não sei, pode ser que o tamanho do pote seja pequeno, só pela imagem não como te garantir. O importante é garantir um pouco de luz, troca de ar, umidade e temperatura.
 
Esse lance da fita entendi agora a necessidade... Não tinha pensado nisso.
A fita isolante eu coloquei pq ele pode começar a crescer na parte lateral do galão, podendo pinar e crescer esmagado na lateral devido a luz.
O que esta no galão não precisa aniversariar, o própio galão é o terrário. Agora os outros eu não sei, pode ser que o tamanho do pote seja pequeno, só pela imagem não como te garantir. O importante é garantir um pouco de luz, troca de ar, umidade e temperatura.
 
Back
Top